Cinema & TV

Música de novela: descubra quais são os hits que estão na novela ‘Bom Sucesso’

O folhetim das 19h da TV Globo mistura nomes consagrados da música brasileira como Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Mart'nália, Luciana Mello; e artistas revelação como Iza, Gloria Groove, Rael, Malía, etc. Além de sucessos internacionais

Publicado em 02/08/2019 | Por Heloisa Tolipan

Grazi Massafera vive a protagonista Paloma na novela Bom Sucesso

Grazi Massafera vive a protagonista Paloma na novela Bom Sucesso

*Por Rafael Moura

As telenovelas brasileiras fazem parte da nossa cultura, sua importância é tão grande que há muito tempo estamos exportando essas histórias pelo mundo. “Eu acredito nas telenovelas pela excelência. A novela brasileira está para a dramaturgia de TV, no mesmo nível em que as séries americanas. É o nosso maior e melhor produto audiovisual. É o que leva a cultura brasileira para o mundo”, conta Lucio Mauro Filho, o Mário de “Bom Sucesso”, em entrevista ao site HT. Além das histórias um outro destaque nos folhetins são sempre as músicas que compõem as trilhas sonoras das tramas. Em “Bom Sucesso” a receita é a mistura de clássicos do samba e da MPB, com nomes consagrados como: Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Mart’nália, Luciana Mello, etc; e artistas revelação: Iza, Gloria Groove, Rael, Malía

O tema de abertura, ‘O Sol Nascerá’, de Cartola (1908 – 1980),  interpretado por Zeca Pagodinho e Teresa Cristina já traz uma forte energia em seus versos “A sorrir, eu pretendo levar a vida”, injetando positividade ‘logo de cara’. Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, a canção foi composta em 1961 na casa de Cartola. Elton Medeiros, co-autor da música, conta que a letra nasceu de maneira improvisada. Eles haviam acabado de compor um samba chamado ‘Castelo de Pedrarias’, quando Renato Agostini, após ouvir a canção desafiou os compositores a fazer outra letra, ali na hora. Assim nasceu “O Sol Voltará”. Três anos depois, a faixa foi uma das escolhidas para integrar o álbum de estreia de Nara Leão. Na gravação, atendendo a um pedido do produtor Aloysio de Oliveira, o título foi alterado para ‘O Sol Nascerá’. A letra foi considerada um marco da redescoberta de Cartola durante a década de 1960 e também da revelação de Elton como compositor, com a música gravada pelo próprio Cartola para o seu álbum homônimo, o primeiro de sua carreira, tendo arranjo de Dino 7 Cordas.

O disco de estreia de Cartola como cantor, 1974, que traz o sucesso ‘O sol nascerá’

Outro sucesso que promete embalar a trilha do folhetim de Paulo Halm e Rosane Svartman é o samba é a ‘Onde anda você?’, na voz de Mart’nália, uma composição de Hermano Silva e Vinicius de Moraes (1913 – 1980), 1974 (a cantora lançou um álbum em homenagem ao mestre Vinicius em março deste ano). O sucesso ‘Na correria’, 2013, uma composição de Jair de Oliveira, o Jairzinho, para sua irmã Luciana Mello. Mumuzinho dá um grito com ‘Eu mereço ser feliz’, do seu álbum ‘A Voz Do Meu Samba – Ao Vivo’, 2018, uma letra de André Renato e Marquinhos Índio. O clássico de Dona Ivone Lara (1922 – 2018) ganhou uma versão fofa e pop pela voz da cantora Miranda. Encerrando a categoria tem a cantora Ana Clara com uma versão de ‘Coração Feliz’, gravada originalmente por Beth Carvalho (1946-2019) no álbum “Coração Feliz”, lançado em 1984.

Zélia Duncan canta com Dani Black a música “só pra lembrar’ que está em seu novo disco ‘Tudo é um’

Sem esquecer da impecável parceria de Zélia Duncan e Dani Black, com ‘Só pra lembrar’, 2015, que se consagrou na voz de Elba Ramalho, e está no novo álbum de Zélia, ‘Tudo é um’, 2019. Tem ainda a balada ‘Um certo alguém’, de Lulu Santos e Ronaldo Bastos, 1983, que já embalou muitos romances. A cantora e jurada do The Voice Brasil, Iza, ‘Se joga nessa brisa até o dia amanhecer’, com o hit ‘Brisa’. Essa trilha vai sacudir quando a musa Gloria Groove cantar ‘Muleke brasileiro’, 2017. O rapper paulista Rael integra a trilha sonora com a faixa ‘Aurora Boreal’, uma composição de Israel Feliciano. Destaque para a grande aposta da música nacional, a cantora Malia, ‘corro atrás de tudo que é preciso’, com o sucesso ‘Arte’. Fechando os hits nacionais temos a dupla Paula Fernandes e Luan Santana dão voz ao sucesso ‘Juntos’, e Gusttavo Lima cantando ‘Fui Fiel’.

Gloria Groove canta o hit Muleke Brasileiro, na trilha sonora da novela Bom Sucesso

Como uma tradição, as nossas telenovelas, também, trazem uma seleção de músicas internacionais. Nós começamos pela dupla Alejandro Sanz e Camila Cabello, com Mi Persona Favorita. John Legend com PREACH e Dean Lewis com ‘Be Alright’. James Arthur traz o sucesso ‘Falling like the stars’. Nina Nesbitt canta ‘Somebody Special’ que é tema do casal Paloma (Grazi Massafera) e Miguel (Rômulo Estrela). “Dead in the water’, de James Gillespie; ‘Lucky Man’, de Glenn Hansard; Lil Nas X traz ‘Olha town road’; ‘Feelings’, de John Newman; Injury Reserve com ‘See you sweat’; ‘Blak and Blu’ interpretada por Gary Clark Jr; ‘Someine you loved’, de Lewis Capaldi. Encerrando a seleção musical tem Daddy Yankee Snow cantando ‘Con Calma’.

Pesquisas relacionadas