Cinema & TV

Márcio Garcia se prepara para lançar o programa “Tamanho Família”, na Globo: “Queremos juntar a família brasileira na frente da TV”

O ator e apresentador, de 46 anos, ainda falou sobre as diferentes nomenclaturas familiares dos dias atuais. "E a nossa questão ainda vai além, porque a gente não rotula essa família. Pra gente, família é qualquer grupo que se ame e resolveu morar junto. Não existe a determinação de ter um pai e uma mãe ou se é hétero ou gay. A pessoa que escolhe o grupo que quer levar e considera sua família"

Publicado em 22/06/2016 | Por Leonardo Rocha

As tardes de domingo da Rede Globo estão definitivamente reservadas para programas que reúnam toda a família brasileira na frente da televisão. Com o fim do “Superstar”, reality musical comandado por Fernanda Lima, a emissora carioca aposta agora no game show “Tamanho Família”, que, além de contar com a apresentação de ninguém menos que Márcio Garcia, ainda vai debater assuntos que permeiam o ambiente familiar com convidados já conhecidos do grande público. Durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, a equipe da atração dominical falou um pouco sobre o que os telespectadores podem esperar da competição entre famosos. As gravações já estão a todo vapor e a atração tem estreia prevista para o dia 10 de julho.

Márcio Garcia (Foto: AgNews)

Márcio Garcia (Foto: AgNews)

“Conseguimos transformar a família em um programa. A gente tinha inicialmente um game show que foi mudando, se transformando e hoje podemos dizer que é uma atração de variedades em que a gente tenta mostrar a realidade do cotidiano familiar”, explicou o apresentador Marcio Garcia. A cada programa, duas personalidades levarão três parentes para dividir os melhores e piores momentos de cada grupo. “A primeira família que construímos foi a nossa equipe. Estamos há um ano trabalhando nesse projeto. Não temos uma linha de conduta, vamos nos adequando às provas e brincadeiras dependendo de cada experiência com os famosos”, adiantou Márcio, que ainda comentou os motivos que o levaram a aceitar o novo trabalho na casa.

“Eu brinco dizendo que não sou apresentador e, sim, um reprodutor: tenho quatro filhos, né?”, disse aos risos. “Eu queria muito algo relacionado à família. Queremos juntar os brasileiros na frente da TV. É muita responsabilidade e eu quero que todos os meus filhos possam ver e que meus pais também curtam o programa. Como agradar todo mundo? Eu acho que conseguiremos com emoção. A gente vê lágrimas, alegria e muita diversão no palco”, completou o galã de 46 anos.

Equipe do programa "Tamanho Familia" em coletiva no Rio (Foto: AgNews)

Equipe do programa “Tamanho Familia” em coletiva no Rio (Foto: AgNews)

Em “Tamanha Família”, o apresentador vai receber dois famosos por programa, e cada um deles leva três familiares para participarem do papo e das brincadeiras propostas pelo programa. A galera vai ter que rebolar para cumprir as tarefas, que vão valer pontos. No fim, todos os integrantes dos grupos fazem apresentações surpreendentes no palco, o que promete muita emoção e diversão para as tardes de domingo.

O programa, que está sendo estudado há quase um ano, ainda conta com intervenções musicais da Família Lima. O grupo comandado por Lucas Lima, marido da cantora Sandy, será uma espécie de Sexteto do “Programa do Jô”. Segundo o redator Elbio Valente, a banda não foi escolhida por acaso. “Pensamos muito em como fazer a parte musical, se teria um DJ, um cantor, e nada mais coerente do que uma banda com a família no nome. A escolha deles caiu como uma luva”, destacou Márcio.

Lucas Lima e Márcio Garcia (Foto: AgNews)

Lucas Lima e Márcio Garcia (Foto: AgNews)

Lisonjeado, Lucas Lima, que também estava presente na coletiva, comentou como recebeu o convite feito pela produção. “Para a gente foi uma surpresa muito grande. Estamos com 22 anos de banda e ter uma oportunidade dessa é incrível. Não era nem mesmo um sonho, porque nunca sonhamos tão alto! Se a galera se divertir como a gente se diverte fazendo, será um hit”, disse o músico, que deixou no ar uma possível participação de sua esposa na atração. “Nossa, seria incrível se a Sandy participasse, hein? Será que vai acontecer?”, questionou.

Dani Gleiser, diretora da atração, revelou que as negociações sobre quem vai participar seguem aceleradas. “Estamos negociando e escolhendo grandes celebridades da música ou da casa, todo mundo é família. Na verdade, a gente convida o famoso e ele escolhe quem ele traz. É quem ele considera parente”, afirmou. “Além da competição também haverá debates sobre temas que sejam do ambiente familiar. Não queremos ditar o que é certo ou errado para o público, até porque não é o foco do programa, mas terão conversas com os relativos e os famosos para mostrar que todo mundo tem os mesmos problemas e passam pelas mesmas situações”, completou ela. A atração já tem a presença confirmada de Bruna Marquezine, Anitta e Arthur Aguiar.

A diretora Dani Gleiser, Márcio Garcia e o redator Elbio Valente (Foto: AgNews)

A diretora Dani Gleiser, Márcio Garcia e o redator Elbio Valente (Foto: AgNews)

“Tem um trabalho de pesquisa muito grande, para as brincadeiras ficarem bem íntimas para os famosos. A gente se aprofunda muito. A partir daí a gente cria provas que tenham a ver com essas pessoas. O programa fica com a cara da pessoa que está ali. O que deixa a atração bem variada”, avaliou Dani.

No entanto, a direção do programa sabe que é sempre delicado tocar no tema “família” e para isso tudo foi muito bem estudado para não haver complicações no decorrer na temporada. “A gente tem um terapeuta, que nos ajuda a conduzir o programa e para gente ter o cuidado de não cair no erro de estar fazendo uma brincadeira que de fato não seja construtiva. É um programa de entretenimento, mas a gente tem essa preocupação, porque um tema que envolva a família carrega uma responsabilidade um pouco maior. A princípio a gente achou que as brincadeiras tivessem um caráter mais acirrado, sabe? Mas com o decorrer das gravações, a gente viu que as provas foram entrando em um caminho mais caseiro. Como se eu estivesse jogando baralho com os meus filhos na sala de casa”, comentou ela, que ainda entregou um pouco de sua intimidade em casa: “Se bem que lá em casa os meninos são bastante competitivos. Às vezes rola até uma briga, mas uma briguinha sudável”, comentou.

Dani Gleiser e Márcio Garcia (Foto: AgNews)

Dani Gleiser e Márcio Garcia (Foto: AgNews)

Afastado da telinha desde sua atuação em “Amor à Vida” (2014), também na Globo, Márcio garantiu que o tema da atração foi fundamental para seu retorno à TV. “Passei um tempo fora do ar por opção. Eu tive a oportunidade de fazer outros programas na casa, mas nenhum deles eu encontrei uma verdadeira vontade, por uma questão de você cair no lugar comum. A sensação era a de ‘Vamos dar alguma coisa pro Márcio’. A Globo tem excelentes programas de variedades, mas eu queria alguma coisa associada à família”, disse ele, que ainda falou sobre as diferentes nomenclaturas familiares dos dias atuais. “E a nossa questão ainda vai além, porque a gente não rotula essa família. Pra gente, família é qualquer grupo que se ame e resolveu morar junto. Não existe a determinação de ter um pai e uma mãe ou se é hétero ou gay. A pessoa que escolhe o grupo que quer levar e considera sua família”, finalizou.

Pesquisas relacionadas