Cinema & TV

Exclusivo: no set de Amor.com ao lado de Isis Valverde, Joaquim Lopes, Carol Portes e muitos convidados especiais!

O longa abordará o amor na era virtual e como as pessoas lidam com as críticas na internet. Isis Valverde interpretará a blogueira Katrina, que começa a ter problemas com o namorado após haters invadirem suas redes sociais. “A espinha dorsal é o amor versus os haters e julgamentos de pessoas que a gente nem conhece”, explicou

Publicado em 24/04/2016 | Por Heloisa Tolipan

Às vésperas do start da minha 41ª edição da São Paulo Fashion Week, tive, no sábado, dia 23, novamente, a oportunidade de fazer uma simbiose entre a ficção e a realidade que vivo há 30 anos no jornalismo. Fui convidada para uma participação especial na cena da inauguração da loja fictícia Ricci, do longa-metragem Amor.com, ao lado de Isis Valverde, Joaquim Lopes e Carol Portes, brilhantemente dirigidos por Anita Barbosa em uma história que fala sobre amor nos tempos de internet assinada por Bruno Garotti, Leandro Matos e Saulo Aride. Essa não é a primeira vez que participo na sétima arte de uma trama fictícia sobre o universo fashion. Em agosto do ano passado,  estive nos bastidores de “Verdades Secretas” ao lado de Lenny Niemeyer, a rainha do beachwear brasileiro, da estilista Alessa Migani, dona da grife Alessa, e da stylist Nathália Gastim e, antes disso, já havia acompanhado um desfile de Alexandre Herchcovitch para a primeira cena do primeiro capítulo de “Ti-ti-ti” (de Maria Adelaide Amaral, exibida em 2010) e participado das gravações de uma cena do núcleo fashionista de “Viver a Vida” (de Manoel Carlos, exibida em 2009).

IMG_6170

Os convidados para a participação em “Amor.com” ao lado de Isis Valverde, Joaquim Lopes, Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Pois bem, minha experiência na sétima arte não poderia ser melhor. O filme contará a história da blogueira Katrina, vivida por Isis Valverde. No auge de seus mais de sete milhões de seguidores, ela passa a se incomodar com alguns comentários ofensivos, principalmente em relação à vida amorosa. O namoro com Fernando, vivido por Gil Coelho, entrará em crise a partir dessas influências externas. “A Katrina é uma blogueira que se formou em Paris e é superantenada mundialmente, fala de moda, já viajou o mundo inteiro. Ela ama a profissão, mas é mal interpretada por muitas pessoas e muito atacada também. No caso do filme, os alvos se voltam para a relação dela, então o longa fala sobre amor e as críticas desse mundo cyber, fantasioso que vivemos, que é a internet, onde não existem regras nem leis. A espinha dorsal é o amor versus os haters, as críticas e julgamentos de pessoas que a gente nem conhece”, explicou Isis, em um bate-papo na sala de maquiagem.

IMG_6158

Isis Valverde confere a cena gravada ao lado da diretora Anita Barbosa

O cenário? O casarão quase centenário na Avenida Rui Barbosa 762. Construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1922, para a Exposição Internacional que marcou as comemorações do Centenário da Independência, o prédio 762 funcionou como o hotel Sete de Setembro. Entre 1926 e 1973, sediou o Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery, da então Universidade do Brasil; e de 1973 a 1995, abrigou a Casa do Estudante Universitário (CEU). No período da ditadura, foi palco de inúmeros eventos de movimentos sociais. Estive lá na década de 80, cobrindo como repórter para o Jornal do Brasil contra o tráfico de drogas no local onde viviam alunos da UFRJ. Agora, em um ambiente (bem) mais glamouroso, depois de ter sediado uma edição da Casa Cor, retornei ao local que, graças ao trabalho da produtora e diretora de arte Walkiria Barbosa, que também é diretora do Festival de Cinema do Rio, será retratado nas telas como uma loja conceitual minimalista bem ao estilo europeu, comandada por Guido, vivido por Joaquim Lopes. “A personagem da Isis é contratada para fazer uma campanha para a loja e hoje seria o dia de inauguração desse local que vende roupas de luxo”, explicou Walkiria. De fato: entre manequins bem-vestidos, as araras são de roupas assinadas por grifes como Animale, Glória Coelho, Samuel Cirnansck e Walério Araújo. “Eu já conhecia o casarão por causa do Festival de Cinema e, quando comecei a fazer a pesquisa sobre a locação, queria algo inspirado nas lojas temporárias da Europa, que optam por casarões e fazem diversas ações. Estudamos bastante algumas referências de Paris, Londres, Nova York também”, contou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alguns toques estrelados também ajudaram na ambientação. “É tudo minimal, o menos de roupa possível exposta. Foi até uma dica da Gloria Coelho, porque ela tinha acabado de chegar de Paris e me falou para dar uma olhada nas lojas, me deu referências, disse para fazer mais conceitual, com menos peças, foi essa a ideia”, explicou Walkiria. “Sou produtora, meu negócio é cinema. Mas, estudo muito moda e decoração. Não estudei para ser diretora de arte, mas aprendi”, disse.

IMG_6203

Carol Portes, Joaquim Lopes e Isis Valverde

Na cena, ao lado de Isis Valverde, Joaquim Lopes e Carol Portes, que faz Roberta, irmã de Katrina, interpretei a Heloisa Tolipan da vida real assistindo ao maravilhoso desfile que inaugurará a loja Ricci. Com ar futurista e saltos altíssimos em formatos exóticos, modelos da agência 40 graus desfilavam na nossa frente, todos coordenados por Anita, que, ao microfone, dava ordens como “repete essa parte”, “aplaudam, gente, com entusiasmo”, “cuidado com o espelho, câmera 1” e outras. Aos 38 anos, ela estreia como diretora de um longa, mas não sem uma vasta experiência: “Fui assistente de direção por muito tempo, cumpri todas as etapas. Trabalhei muito com o Daniel Filho, com a Cris D’Amato, em filmes grandes e, para mim, está sendo incrível assinar essa direção”, declarou ela, que também dirigiu três séries de canal a cabo. “Fiz a ‘De cabelo em pé’, que era sobre duas patricinhas que resolveram abrir um salão e lá dentro tinham todas as confusões, desde a parte administrativa até os relacionamentos. Tambémassinou ‘Os figuras’, que eu particularmente amava, que falava sobre a vida de figurantes. A terceira foi ‘Se eu fosse você’, inspirada no filme, que dirigi com Paulo Fontenele”, disse.

A cena que abre o filme é um desfile na inauguração da loja Ricci

A cena que abre o filme é um desfile na inauguração da loja Ricci

E o que a fez se apaixonar pelo roteiro de “Amor.com”? “O que eu mais gosto é, realmente, a história de amor entre eles e a diversidade dos mundos. O da Katrina é isso que estamos vendo, cheio de glamour. O dele é um quarto, uma festa cosplay underground”, analisou ela, que não sabia nada sobre o universo das blogueiras. “Agora, depois de alguns meses, posso dizer que entendo bastante. Tenho vivido intensamente isso. Não só eu, mas toda a equipe. Eu não sabia o que era snapchat e hoje só falamos de snap (risos). Mergulhamos nesse mundo”, contou ela. Sobre o lado da frivolidade, Anita foi enfática: “É bem complicado. Mesmo nós, que não somos blogueiras, já sofremos com isso, porque a internet está ao alcance de qualquer um para o bem e para o mal também. Não importa se temos três ou cinco milhões de seguidores, a fragilidade é a mesma. E vou usar uma frase do nosso filme: ‘quem fala que não se importa, é mentira’. Todo mundo liga para a questão da imagem”, afirmou.

IMG_6151

Anita Barbosa confere as cenas gravadas

Após gravarmos a cena do desfile, a editora de moda Kakau Rodrigues me chamou para um outro ambiente do casarão, onde falei um pouco sobre o making of e convidei o público para acessar o blog da Katrina. Sim, a blogueira da ficção terá um blog real. Comandado por Kakau, o endereço ficará disponível na internet. “Terá cara de editoria de moda mesmo. Vamos falar sobre guia de viagens, universo fashion, tudo. Eu quem coordeno, já sou editora de moda há cinco anos. É um site totalmente novo, não vamos usar uma linguagem requintada. O primeiro post se chama ‘Café com listras’, começo fazendo uma comparação entre cafés e as listas e por aí vai, seguimos uma linha de editoria para os posts que são sempre comparando. Vamos fazer temas políticos e moda, a era da recessão, porque usavam cada tipo de roupa”, explicou ela. Ficaram curiosos? Boa notícia: “Lançaremos em, no máximo, 20 dias. A ideia é que a Katrina tenha esse blog e uma vida normal e o filme chega como um acontecimento na vida dela”, disse Kakau, que endossou: “Ele exige uma editoria muito séria e diferente para não cair na mesmice. Ela é quase uma publisher blogger, faz toda a editoração de conteúdo. A ideia é fazer além da cobertura de eventos de moda e arte, mas trazer temas diferentes em conjunto com tudo isso”, ressaltou. Por lá, também poderemos ver as viagens diferentes que a personagem faz e uma sessão de posts de convidados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Poderia ser um universo mais a minha cara?

Com vocês, a sinopse, o elenco e a ficha técnica:

Katrina (Isis Valverde) e Fernando (Gil Coelho) são dois jovens que encontraram sucesso na internet. Ela é uma das blogueiras de moda e tendências mais famosas do país e ele é um vlogueiro à frente de um canal sobre videogames ainda desconhecido, mas já com uma boa base de seguidores. Os dois se conhecem quando Fernando salva Katrina de uma situação complicada que pode destruir sua reputação. A partir daí, os dois se apaixonam e começam um relacionamento e têm que aprender a lidar com a vida que existe fora do mundo virtual, mesmo com o romance virando “febre” na rede.

ELENCO:
Isis Valverde – Katrina
Gil Coelho – Fernando
Alexandra Richter – Mãe de Fernando
Joaquim Lopes – Guido
Carol Portes – Roberta
Marcos Mion – Felipe
Felipe Roque – Dinho
César Cardadeiro – Lante
João Cortês – Panda
Aline Guimarães – Sandra

FICHA TÉCNICA:
Direção: Anita Barbosa
Direção de Fotografia: Andre Lavenerë
Figurino: Alex Brollo
Som Direto: Zezé D’Alice
Produção: Total Entertainment
Coprodução: Miravista
Produtores: Marcos Didonet, Vilma Lustosa, Walkiria Barbosa

 

 

Pesquisas relacionadas