Evelyn Castro vive personagem que sofreu violência e revela: “Já fui vítima da física e da psicológica”


A atriz do Porta do Fundos celebra o papel da empregada doméstica Deusa em ‘Quanto mais Vida Melhor’, novela das 7 da Globo, além de dois filmes com Cacau Protásio, de quem tornou-se amiga e ao que tudo indica, será sua madrinha de casamento com o personal trainer Alysson Pires. Evelyn fala do outro lado da personagem na TV, que pode ser de serviço ao espectador, porque apesar de cômica, guarda seus dramas, como a violência vivida: “Acho que toda mulher já passou por algum tipo de violência em relacionamentos. Já passei por violência psicológica e física. É a primeira vez que falo sobre isso, porque acho importante que esses assuntos venham à tona. Também já tive pessoas próximas de mim que passaram por violências. Teve uma que ajudei a sair da relação, fazendo com que se enxergasse novamente. Porque é isso que a violência faz: vai te colocando em um poço, mas que bom que ele tem fundo. É aí que conseguimos parar e ver para onde ir”, analisa

Evelyn Castro vive personagem que sofreu violência e revela: "Já fui vítima da física e da psicológica"

*Por Brunna Condini

Estreando em novelas em ‘Quanto Mais Vida Melhor‘ no horário das sete da Globo, Evelyn Castro, conhecida por sua performance em programas de humor e no coletivo de humor Porta dos Fundos, se sente pronta para oportunidade e a responsabilidade que vem com ela. Aos 40 anos, a atriz vive Deusa, uma empregada doméstica divertida, com personalidade forte e um passado familiar de violência doméstica. “O pai da Deusa batia na mãe, então ela também passou por isso diretamente. Era uma criança vendo a mãe sendo agredida. Tem tanta gente que passa por isso, sendo violência psicológica ou o ato em si. Foi muito importante poder trazer isso na personagem. E também, demonstrar a dor dela e o porquê de ser ‘defendida’ em se relacionar com alguém. Isso é até um spoiler (risos). A Deusa passa um tempo negando, dizendo que ‘não é mulher de um relacionamento só’, que ‘não repete homem’, mas, na verdade, tem um grande medo de machucar e de se tornar o que mãe se tornou”.

Sobre sua própria experiência pessoal, Evelyn revela: “Acho que toda mulher já passou por algum tipo de violência em relacionamentos. Já passei por violência psicológica e física. É a primeira vez que falo sobre isso, porque acho importante que esses assuntos venham à tona, sejam falados, pensados. Também é importante entendermos o que é violência psicológica, porque no meu caso, era uma adolescente e não sabia exatamente pelo o que estava passando”.

Evelyn Castro celebra sua primeira personagem em novelas. Em 'Quanto Mais Vida Melhor' no horário das sete da Globo, ela é Deusa (Foto: Andrea Rocha)

Evelyn Castro celebra sua primeira personagem em novelas. Em ‘Quanto Mais Vida Melhor’ no horário das sete da Globo, ela é Deusa (Foto: Andrea Rocha)

E compartilha ainda sobre o tema. “Também já tive pessoas próximas de mim que passaram por violências. Teve uma que ajudei a sair da relação, fazendo com que se enxergasse novamente. Porque é isso que a violência faz: vai te colocando em um poço, mas que bom que ele tem fundo. É aí que conseguimos parar e ver para onde ir”, analisa.

"Hoje ficou mais necessário rir. É como disse o Paulo Gustavo (1978-2021): "Rir é um ato de resistência". Se tornou, mais do que nunca" (Foto: Andrea Rocha)

“Hoje ficou mais necessário rir. É como disse o Paulo Gustavo (1978-2021): “Rir é um ato de resistência”. Se tornou, mais do que nunca” (Foto: Andrea Rocha)

“É muito importante poder trazer assuntos sérios, polêmicos, e fazer as pessoas pensarem sobre através do humor, é um serviço. Na pandemia, por exemplo, os casos de violência contra as mulheres aumentaram muito. Além de homicídios e tentativas de suicídio. É muito triste. E apesar de ser uma novela das sete, e termos que pincelar isso de forma leve, têm relacionamentos abusivos na trama também. Falar é preciso para as mulheres se sentirem abraçadas, protegidas de alguma forma. Seguras para falar o que passam. Espero que as mulheres que passam por isso procurem ajuda, apoio para se libertarem. Porque ninguém merece passar por isso”.

A atriz vive a divertida empregada doméstica, que carrega um passado familiar de violência doméstica (Divulgação/ Globo)

A atriz vive a divertida empregada doméstica, que carrega um passado familiar de violência doméstica (Divulgação/ Globo)

Cinema com Cacau

Um feliz encontro nas telonas tem se estendido à vida. Evelyn celebra o fato de estar com Cacau Protásio em duas comédias: ‘A Sogra Perfeita‘, que estreia nesta quinta-feira (25), e ‘Juntos e Enrolados‘, que entra em cartaz em 2022. “Emendamos um filme no outro, até confundíamos os nomes das personagens. Levei Cacau para a vida, temos muito em comum além do humor. Inclusive, nossa fé. Somos muito devotas de Nossa Senhora’, conta Evelyn. “Estrear essas comédias neste momento é bem representativo. Hoje ficou mais necessário rir. É como disse o Paulo Gustavo (1978-2021): “Rir é um ato de resistência”. Se tornou, mais do que nunca”.

Cacau Protásio e Evelyn em 'A Sogra Perfeita': "Levei Cacau para a vida, temos muito em comum além do humor. Inclusive, nossa fé" (Divulgação)

Cacau Protásio e Evelyn em ‘A Sogra Perfeita’: “Levei Cacau para a vida, temos muito em comum além do humor. Inclusive, nossa fé” (Divulgação)

Mãe do pequeno Juan, de 6 anos, a atriz também comemora seu encontro amoroso com o personal  trainer Alysson Pires, com quem mantém um relacionamento à distância, já que ela vive no Rio de Janeiro e ele em Belo Horizonte. “Nos conhecemos na internet. Ele é um grande amor, parceiro. Tenho muito orgulho em dizer que tenho um amigo. Brigamos? Claro. Não somos perfeitos. Mas queremos ficar juntos”.

Alysson Pires com Evelyn (e o filho da atriz, Juan, ao fundo): "Alysson é um grande amor, parceiro" (Reprodução Instagram)

Alysson Pires com Evelyn (e o filho da atriz, Juan, ao fundo): “Alysson é um grande amor, parceiro” (Reprodução Instagram)

E entrega que tem casamento à vista, inclusive com a torcida e colaboração de Cacau. “Ela brinca que vai fazer meu casamento, porque quando conheceu a gente disse que casaríamos e que ela organizaria tudo (risos). Cacau gosta disso, falar em casamento, podia ser juíza de paz se quisesse”, brinca. “Olha, se realmente formos fazer uma celebração, que não é a primeira coisa que pensamos, já que desejamos primeiro estar no mesmo estado (risos), mas se fizermos casamento, cerimônia, Cacau será madrinha. Ela já está até me enviando modelos de vestidos de noiva (risos). Sabe que não sou muito disso, eu e e Alysson somos mais do real, uma capricorniana e um virginiano juntos, nos importamos mais com o prático, mas aí tem Cacau para nos trazer para as nuvens. Essa festa vai ser uma grande homenagem à Cacau Protásio (risos)”.

Divino e maravilhoso

Da menina que surgiu na TV em 2005 no reality musical Fama para cá, são 20 anos de trajetória como cantora, e 15 como atriz. Mas foi depois de participar do filme ‘Apaixonados‘ e de Fabio Porchat tê-la assistido apenas no trailer do longa, que Evelyn entrou para o time do Porta dos Fundos, ganhando mais projeção, e participando também do humorístico Tô de Graça, no Multishow. Cria do teatro, ela vibra com a personagem atual na TV. “Viver a Deusa personifica o divino na minha vida, verdadeiramente. Até no nome. Minha trajetória é envolta de fé e espiritualidade, então não tenho como não falar sobre isso. Tenho fé, mas não a pretensão de dizer quem é Deus. Sabemos através das religiões e eu não me considero de nenhuma, mas sou extremamente apaixonada pelo divino, por Cristo, pela espiritualidade. Já fui da igreja Católica, hoje sou uma tremenda curiosa. Amo Nossa Senhora, Maria”, divide.

"Viver a Deusa personifica o divino na minha vida, verdadeiramente. Até no nome. Minha trajetória é envolta de fé e espiritualidade, então não tenho como não falar sobre isso" (Foto: Andrea Rocha)

“Viver a Deusa personifica o divino na minha vida, verdadeiramente. Até no nome. Minha trajetória é envolta de fé e espiritualidade, então não tenho como não falar sobre isso” (Foto: Andrea Rocha)

“Receber uma personagem com nome de Deusa, que fala do feminino, das nossas inseguranças, medos, defesas, isso foi um presente que é impossível não dizer que veio diretamente de um lugar que não faço ideia (risos), mas através dela terá um serviço prestado. Que seja pra rir e chorar, porque ainda tem isso, vou poder experimentar camadas que nunca tive oportunidade de mostrar na TV antes. Só no teatro. Espero que todo mundo goste, porque para mim foi incrível”.

Se tivesse uma segunda chance, como na premissa da novela, o que faria de diferente? “Seria menos reativa. Já perdi coisas por ser muito reativa, por ser muito ‘pá pum’, gostaria de ter tido mais sabedoria. Também começaria na arte mais cedo. Perdi muito tempo na minha adolescência com ‘adolescencices” (risos). Teria acreditado na arte mais cedo”.

"Se tivesse uma segunda chance, seria menos reativa. Já perdi coisas por ser muito reativa, por ser muito 'pá pum', gostaria de ter tido mais sabedoria" (Foto: Andrea Rocha)

“Se tivesse uma segunda chance, seria menos reativa. Já perdi coisas por ser muito reativa, por ser muito ‘pá pum’, gostaria de ter tido mais sabedoria” (Foto: Andrea Rocha)