Cinema & TV

Em ‘Haja Coração’, Mariana Ximenes explora seu lado cômico e desabafa: “A gente tem que mudar o machismo no Brasil”

Assim como no filme "Uma Loucura de Mulher", a atriz vem se aventurando no mundo da comédia: A Tancinha é um personagem muito diferente. Ela tem um lado cômico, que eu exercito pouco. Ai, eu falei: ‘vamos brincar disso'"

Publicado em 06/06/2016 | Por Leonardo Rocha

Ela é dona da banca! A atriz Mariana Ximenes não esconde a alegria de poder reviver nas telinhas a extravagante e desbocada Tancinha, em “Haja Coração”, novela das 19h, que estreou excepcionalmente em uma terça-feira, na Rede Globo. A personagem, que originalmente projetou a carreira de Claudia Raia, em “Sassaricando”, no ano de 1987, promete movimentar uma feira ambientada na cidade de São Paulo com muitos barracos e paixões avassaladoras. Tudo com muito humor, claro! Em entrevista ao HT, Mariana conta que está se arriscando mais em trabalhos cômicos e que a personagem parece ter aparecido em sua vida em boa hora.

Mariana Ximenes como Tancinha de "Haja Coração" (Foto: Divulgação)

Mariana Ximenes como Tancinha de “Haja Coração” (Foto: Divulgação)

“A Tancinha é um personagem muito diferente. Ela tem um lado cômico, que eu exercito pouco e, por isso, pensei comigo: ‘vamos brincar’. Eu vim de três filmes muito intensos e precisava da leveza dela”, disse. “Ela é um personagem extremamente alegre, que gosta de viver. Ela é pulsante. E a gente grava na feira, né? Quer um ambiente com mais textura, mais cor, mais sabor, e alegria? Tem uma vivacidade e ao mesmo tempo uma simplicidade que é muito bonito. É muito gostoso mesmo. E a Cláudia Raia que fez a primeira versão da trama, me falou: ‘divirta-se! O personagem é para se divertir e para ter prazer’”, adiantou a atriz.

Mariana Ximenes (AgNews)

Mariana Ximenes (AgNews)

Na história de Daniel Ortiz, a feirante é uma mulher pra lá de sensual, que, inevitavelmente, atrai os olhares dos homens com seus vestidos decotados. Neta de italiana, a belíssima namorada de Apolo (Malvino Salvador) não leva desaforo para casa quando é abordada de forma desrespeitosa.”Ela é sensual sem pensar, mas não usa dessa sensualidade. É mais selvagem e natural. Tem simplicidade e um coração gigante. E não vai ter muita roupa na Tancinha, não. Estou gravando sem enchimento, é o meu peito mesmo! Eu não tenho prótese e não teria vergonha de um dia fazer plástica”, revelou ela, que ainda aproveitou para comentar os recentes casos de assédio sofrido por mulheres no país. “O tom da novela é tão leve, que as pessoas só vão ver maldade se quiserem. E sobre os casos de estupro, eu considero um absurdo. Na verdade, a gente tem que mudar o machismo no Brasil”, avaliou.

O casal Tancinha e Apolo (Foto: Divulgação)

O casal Tancinha e Apolo (Foto: Divulgação)

Para compôr a divertida personagem, Mariana, que também pode ser vista na comédia “Uma Loucura de Mulher”, revela que entrou de cabeça no mundo dos legumes, frutas e verduras durante o workshop de preparação da novela. “Quando eu fui para o Brás comprar roupa e vivenciar este universo e quando eu comecei a ter contato com o texto, tudo se fundiu. Eu fui a esses locais de coração tão aberto, que deu tudo certo. Na feira, eu fui com o meu pai. Sem segurança. Meu pai é meu segurança, mas do afeto (risos). Quando eu falei com os feirantes que iria representá-los na TV, eles ficaram felizes com isso e comentaram que a forma para vender é a gentileza, a atenção, o cuidado, o carinho, é você conhecer a cliente”, contou Mariana com brilho nos olhos e um largo sorriso.

Mariana Ximenes (Foto: AgNews)

Mariana Ximenes (Foto: AgNews)

Mas muito se engana quem pensa que Tancinha é um doce de mulher. Logo nos primeiros capítulos a moça já foi presa por desacato e aprontará as maiores confusões com Fedora, personagem mimada de Tatá Wernek. “Minha personagem briga muito com a personagem da Tatá. Já teve uma briga do bolo, que eu meto a cara da Fedora na torta. Já com o Apolo, ele que corre atrás dela. Dá bolsada no coitado”, finalizou ela, aos risos.

Pesquisas relacionadas