Cinema & TV

Em editorial exclusivo fotografado no Golden Tulip Leme, Paloma Bernardi conta sobre carreira, sonhos, redes sociais e fofocas: “Estou muito ocupada sendo feliz”

Em busca de realizações profissionais, a atriz, que hoje está no ar em "A Terra Prometida" como a vilã Samara, revelou que não pensou duas vezes quando recebeu o convite para o trabalho na Record. "Eu estou sempre em busca de bons personagens, basta ter uma história para contar que me encante e eu vou abraçar o projeto com louvor"

Publicado em 03/11/2016 | Por Julia Pimentel

Ela é linda, dona de um belíssimo par de olhos verdes e uma excelente atriz. Mas nada disso é novidade. Em uma agradável tarde no Golden Tulip Leme, conhecemos o outro lado de Paloma Bernardi. Simpática, divertida, animada e sensível, a atriz foi a estrela do novo editorial do HT. Com beleza assinada por Guto Moraes, styling de Rodrigo Coelho e fotos arrasadoras de Pino Gomes, Paloma conversou sobre carreira, carnaval, fofocas, política e muito mais. Vem se encantar nesse papo maravilhoso e se apaixonar pelas fotos da nossa musa!

Paletó Martu / Sapato Arezzo / Anéis RC Joias (Foto: Pino Gomes)

Paletó Martu / Sapato Arezzo / Anéis RC Joias (Foto: Pino Gomes)

No ar em “A Terra Prometida”, Paloma Bernardi nos contou que está vivendo um momento de alegrias e realizações na carreira. Na pele da vilã Samara, sua primeira antagonista, a atriz definiu o trabalho como “a grande conquista da vida”. “Está sendo maravilhoso dar vida à Samara, porque ela é completamente louca. Quando começou a novela, que eu só tinha um breve perfil da personagem, eu já tinha uma ideia de que ela ia tramar muito, mas não imaginava as proporções. Ela é uma personagem que está me trazendo muitos bons frutos. Eu me sinto muito confortável em dizer que este é o trabalho no qual eu mais estou me realizando”, contou Paloma, que emendou sobre a personalidade de sua vilã. “É uma personagem muito rica. A Samara é uma combinação de ódio, dor, remorso e a sensualidade”, completou.

Paletó Martu / Sapato Arezzo / Anéis RC Joias (Foto: Pino Gomes)

Paletó Martu / Sapato Arezzo / Anéis RC Joias (Foto: Pino Gomes)

Para dar vida à Rainha do Deserto da trama bíblica da Record, Paloma nos contou que precisou passar por um intenso laboratório. Ao lado do coach Sérgio Penna, que acompanha a atriz em diversos trabalhos da carreira, Paloma Bernardi tratou de buscar o lado bom de sua vilã. Segundo ela, essa seria uma forma de apresentar a personagem de maneira mais verdadeira e real ao público fiel da novela. “A gente trabalhou buscando a humanidade desta personagem para descobrir as razões dela agir daquela maneira. Como a Samara é uma vilã, todas as maldades dela já estão explícitas no texto e na história. No entanto, eu quis buscar um contraponto daquilo que já está escrito para conseguir humanizar a antagonista. Ninguém é todo mau ou todo bom. Todos nós temos um pouco dos dois lados”, argumentou.

Durante o processo e a imersão na vida desta nova personagem, Paloma Bernardi passou a entender dos dramas e das razões que explicam as atitudes de Samara. Afinal, uma mulher que sempre teve tudo que quis, não mata os outros sem motivos aparentes. “Conhecendo um pouco mais da Samara, eu e Sérgio vimos que todas as atitudes dela são em função do amor pelo Josué. Ela ama desesperadamente e cegamente esse homem. Fora que a Samara, desde criança, sempre foi criada para ser a rainha do deserto e ter tudo aos seus pés. No momento em que a personagem se depara com o grande amor e ele nem olha para ela, a Samara fica desesperada. Por isso, ela faz de tudo, inclusive matar pessoas, por causa desse sentimento não correspondido”, defendeu a atriz.

Top Corporeum / Saia Martu / Anéis Tereza Xavier e RC Joias (Foto: Pino Gomes)

Top Corporeum / Saia Martu / Anéis Tereza Xavier e RC Joias (Foto: Pino Gomes)

Com um amor e uma emoção que transpareciam no olhar ao falar sobre o trabalho em “A Terra Prometida”, Paloma contou sobre a responsabilidade de abordar a fé a crença das pessoas em uma novela. Para a atriz, que é católica, estrelar um trabalho que fala sobre a fé a partir da história de Josué é mais que um prazer profissional. “É um trabalho duplamente abençoado. Como eu gosto de dizer, o grande protagonista da nossa novela é Deus. Ele que conduz as histórias, as relações e os bastidores. Mas, independente de religião, eu acho que todo mundo tem curiosidade de saber como eram os costumes e tradições das pessoas daquela época. Então, além de ser um enredo bíblico e religioso, é um aprendizado. Na novela, os hebreus estão em busca da terra prometida enfrentando inúmeras batalhas e dificuldades. Eu acho que, na prática, a mensagem que a gente quer passar é que temos que destruir todos os obstáculos que encontramos na vida para conseguirmos conquistar a nossa própria terra prometida, que é individual de cada um”, analisou.

Top Corporeum / Saia Martu / Anéis Tereza Xavier e RC Joias (Foto: Pino Gomes)

Top Corporeum / Saia Martu / Anéis Tereza Xavier e RC Joias (Foto: Pino Gomes)

Assim como a primeira antagonista da carreira representou uma novidade na vida de Paloma Bernardi, a troca de emissora também foi uma nova experiência. Depois de colecionar sucessos na Globo, a atriz nos revelou que não pensou duas vezes ao receber o convite da Record. “Antes de qualquer coisa e acima de tudo na minha vida, eu sou atriz. A minha profissão é o que me move, me alegra e me faz levantar da cama todos os dias. Então, eu estou sempre em busca de bons personagens, basta ter uma história para contar que me encante e eu vou abraçar o projeto com louvor. No momento em que li sobre a Samara e vi que seria uma personagem de peso dentro de uma obra, eu não pensei duas vezes. Ou seja, na minha carreira eu vou estar sempre em busca desse destaque e reconhecimento, seja na Record, na Globo, no SBT, no cinema ou nos canais fechados. Eu acho que hoje, o mercado está cada vez maior e com ainda mais oportunidades de trabalho, seja como ator, diretor, câmera, iluminador… É tanta gente que gosta de viver de arte que, quanto mais espaço e trabalho tiver, melhor”, disse.

Top Cavalera / Kimono Cavarela / Saia Martu / Sapato Arezzo (Foto: Pino Gomes)

Top Cavalera / Quimono Cavarela / Saia Martu / Sapato Arezzo (Foto: Pino Gomes)

Amante de sua profissão, Paloma Bernardi contou que comemorou quando recebeu o convite para um trabalho tão diferente de sua real personalidade. Como nos contou, a atriz é apaixonada pelas múltiplas possibilidades que a profissão lhe proporciona. Paloma, que hoje dá vida a uma mulher mimada e egoísta, também já interpretou, por exemplo, a ambiciosa traficada Rosângela de “Salve Jorge” (Rede Globo). “Eu acho legal quando me confiam personagens totalmente diferentes do que eu sou. A Paloma fora de cena é super da paz, menina moleca, sorridente e tranquila. E, ultimamente, os papéis que têm chegado a mim são trabalhos densos e com uma carga dramática forte. Então, eu fico super honrada de me confiarem essa pluralidade artística. Eu acho que o papel do ator é justamente dar vida às histórias que são diferentes do que ele é. Na minha opinião, é muito melhor quando me tiram de um estereótipo. Eu acho péssimo quando rotulam que eu sou boa moça e que, em todos os meus trabalhos, eu terei que fazer a menininha da trama. Não é assim. Eu sou atriz e posso fazer tudo o que eu quiser, basta me dar a oportunidade e eu vou mergulhar e viver aquele papel da melhor forma possível. Esse é o meu trabalho”, afirmou. E Paloma já mostrou que, com profissionalismo e talento, é possível ser doce, má e cruel de uma novela para outra.

Com uma carreira promissora pela frente e uma determinação inabalável, Paloma Bernardi coleciona sonhos profissionais. Seguindo o assunto da pluralidade de papéis que compõem uma trajetória artística, a atriz revelou qual personagem gostaria de interpretar. “Eu tenho vontade de fazer uma mulher totalmente livre de vaidade, com a cara lavada, pobretona e vivendo uma realidade bem difícil. Eu acho que com um trabalho assim, eu ia desconstruir a imagem que as pessoas têm de mulher sempre maquiada e poderosa”, disse. Já quando o foco são os companheiros de cena ou direção, Paloma Bernardi se empolgou na quantidade de nomes de peso. Aos risos, a atriz já nos adiantou: “é uma lista vasta”. “Na direção, eu adoraria trabalhar com Luiz Fernando Carvalho, Selton Mello, Mauro Mendonça Filho e José Luiz Villamarim. No elenco, eu gostaria de contracenar com Wagner Moura, Alice Braga, Laura Cardoso, Fernanda Montenegro… E, em relação aos autores, meu sonho é interpretar um texto de Walcyr Carrasco, Thelma Guedes e Duca Rachid”, nomeou.

Top Cavalera / Kimono Cavarela / Saia Martu (Foto: Pino Gomes)

Top Cavalera / Quimono Cavarela / Saia Martu (Foto: Pino Gomes)

Embora este seja um momento de dedicação integral à trama da Record, Paloma Bernardi contou que já começou a pensar em projetos para depois de dezembro, quando acaba “A Terra Prometida”. A atriz, que já brilhou nas telonas e nos palcos pelo Brasil, contou que recebeu dois novos roteiros para analisar. “Eu ainda não consegui parar para ler, porque a rotina de gravação está muito intensa. Mas, assim que acabar, eu vou pegar esses projetos e analisar para onde eu vou. Provavelmente eu vou dar uma descansada porque o carnaval está chegando e eu tenho que me preparar”, disse.

Por falar em carnaval… Que os olhos e a energia de Paloma Bernardi encantam nas telinhas, isso nós não temos dúvidas. Mas não é só como atriz que a musa desfila sua beleza. Paloma Bernardi, pela segunda vez, será a rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Paulista de nascimento, a atriz contou que desde mais nova gostava de acompanhar o carnaval carioca pela televisão. “Eu sempre fui fã de carnaval. Como minha mãe é pernambucana, a folia para mim significava frevo e maracatu, mas eu adorava assistir aos desfiles pela televisão. Quando passei a vir para o Rio a trabalho, começaram a surgir os convites para eu ir aos ensaios das escolas”, explicou Paloma que conheceu as quadras do Salgueiro e da Imperatriz Leopoldinense antes de se entregar ao pavilhão de Duque de Caxias.

Maiô MaraMac / Top Corporeum (Foto: Pino Gomes)

Maiô MaraMac / Top Corporeum (Foto: Pino Gomes)

Na escola verde e vermelha da Baixada Fluminense, que em 2017 traz a rainha Ivete Sangalo como enredo, Paloma tem a função de apresentar a bateria ao público. Ciente de sua responsabilidade na avenida, a atriz destacou a cumplicidade e sintonia com Thiago Diogo, quem comanda os ritmistas da Grande Rio. “É uma alegria enorme. Eu acho que eu e o mestre de bateria da escola criamos uma interação tão grande que, só pelo olhar, eu já sei o que ele espera de mim e o que ele quer que eu faça. Até porque, não é só desfilar. Para mim, aquele momento é uma grande performance artística para extravasar todo o trabalho de um ano inteiro. O pessoal lá de Duque de Caxias se dedica durante 12 meses para aqueles únicos minutos de avenida. Então, naquele momento, é uma alegria, energia e satisfação sem tamanho”, explicou.

Maiô MaraMac / Top Corporeum / Anel Tereza Xavier (Foto: Pino Gomes)

Maiô MaraMac / Top Corporeum / Anel Tereza Xavier (Foto: Pino Gomes)

Para fazer bonito – como se precisasse mais –, Paloma Bernardi contou que aumenta a preocupação e os cuidados com o corpo quando a época de folia se aproxima. Sem deixar a sua leveza e descontração de lado, a atriz coleciona uma lista de médicos e recomendações para encantar ainda mais na Marquês de Sapucaí. “O carnaval me fez prestar mais atenção no meu corpo. Eu sempre fui muito tranquila e nada neurótica. Mas, para a folia, eu passei a dar mais atenção a minha alimentação para que fosse saudável, porém sem crises. O meu objetivo é sempre entrar na avenida sequinha e definida, só que eu não fico maluca fazendo dietas rigorosas ou malhando compulsivamente. Então, eu só mantenho e abuso da minha energia e felicidade na hora de entrar na Sapucaí. Eu acho que isso é o que, realmente, faz diferença”, revelou Paloma, que já está contando as semanas para chegar fevereiro.

Maiô MaraMac / Top Corporeum (Foto: Pino Gomes)

Maiô MaraMac / Top Corporeum / Anel Tereza Xavier (Foto: Pino Gomes)

Com uma vida tão agitada e interessante, Paloma Bernardi contou que ainda tem tempo para se dedicar às redes sociais. Apesar de acompanhar mais o que os amigos postam do que ela própria mostrar o que anda fazendo, a atriz destacou a funcionalidade da plataforma. Paloma, que hoje tem mais de dois milhões de pessoas conectadas em sua vida somente no Instagram, disse que as redes sociais representam um estreitamento da relação fã-artista. “Eu enxergo essas plataformas como uma maneira de eu me aproximar dos meus seguidores e das pessoas que admiram o meu trabalho. Então, eu gosto de dividir e contar para a galera um pouquinho sobre a Paloma de fora das novelas e revistas. E isso me trouxe um retorno muito grande. Hoje, eu tenho dois milhões de seguidores no Instagram mesmo eu não postando sobre roupa, maquiagem, cabelo, comida e intimidade”, declarou.

Assim como as redes sociais mostram o lado pessoal da atriz que faz sucesso nas novelas, teatros, cinemas e revistas, os paparazzis também têm essa função.  Acostumada com esse outro lado da fama, que às vezes se torna invasivo e incômodo, Paloma Bernardi disse que, com o tempo, aprendeu a lidar com a questão. “Desde quando os paparazzi e as notinhas maldosas começaram a surgir na minha vida, eu comecei a filtrar bastante e absorver só o interessante. Eu prefiro ocupar meu tempo com assuntos bons aos ruins. Então, quando eu vejo que certa informação não tem fundamento, eu nem ligo. Estou muito ocupada sendo feliz”, manifestou-se.

Maiô Lança Perfume / Blazer Zibba (Foto: Pino Gomes)

Maiô Lança Perfume / Blazer Zibba (Foto: Pino Gomes)

E é essa leveza e felicidade que Paloma Bernardi quer continuar propagando entre os amigos e seguidores. Ciente da sua visibilidade e dos tempos de cólera que atingem a sociedade contemporânea, a atriz afirmou que prefere usar de suas redes sociais como plataformas de boas informações e de popularização de causas que ela, de fato, acredita e reconhece. “Eu acho que eu, como pessoa pública, inspiro muitas pessoas com o que eu falo e defendo. Então, é sempre muito importante prestar atenção no que eu vou postar ou na causa que vou abraçar. Mas, se eu acredito naquela situação, eu não tenho vergonha de gritar para o mundo ouvir. E, se a minha rede social vai levar aquela informação para duas milhões de pessoas, eu acho ótimo. Eu fico feliz de ser uma formadora de opinião e servir de exemplo para tanta gente”, comemorou a atriz que já postou em prol de causas como o feminismo em sua conta do Instagram.

Blusa Cavalera / Pulseira Lavish (Foto: Pino Gomes)

Blusa Shoulder / Pulseira Lavish (Foto: Pino Gomes)

Porém, quando o assunto é política, a exposição pública muda de figura. Segundo Paloma Bernardi, hoje em dia, as pessoas estão muito radicais e não aceitam opiniões e posicionamentos contrários. “Eu acho que  as pessoas estão ficando muito estremecidas, mas cada um tem uma visão diferente. Em comum, eu acho que está ficando muito claro tudo o que está acontecendo, é só prestar atenção e ter uma boa leitura de jornais. Então, em relação à política, eu prefiro sempre me resguardar e fazer o meu papel como cidadã”, argumentou a atriz que se declarou otimista com o futuro do país. “Eu acho que as máscaras estão caindo e proporcionando uma nova expectativa para o futuro. Para mim, tudo novo de novo é melhor. A mudança é sempre boa e nós não podemos desistir e nem nos acomodar”, opinou a atriz Paloma Bernardi.

Agradecimentos:
Golden Tulip Leme
Melina Tavares Comunicação
Mario Sá

Equipe:
Fotos: Pino Gomes
Assistente de Fotografia: Thamiris Mendes
Beleza: Guto Moraes
Styling: Rodrigo Coelho

Onde encontrar

http://www.martu.com.br/
http://www.shoulder.com.br/
https://www.arezzo.com.br/
http://terezaxavier.com.br/
http://www.cavalera.com.br/portugues/home.html
http://lavishbrasil.com/
http://maramac.com.br/

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,