Cinema & TV

“Em 1998, eu já fazia uma previsão do poder da tecnologia quando lancei ‘Pela Internet'”, frisa Gilberto Gil

O mestra da música e das artes contou ao site HT como foi produzir a segunda temporada do programa "Amigos, Sons e Palavras" e como é a sua relação com a tecnologia

Publicado em 03/09/2019 | Por Heloisa Tolipan

O eterno tropicalista Gilberto Gil estreia dia 9 “Amigos, Sons e Palavras”, no Canal Brasil (Foto: Mariana Vianna)

*Por Rafael Moura

O mestre da música e das artes Gilberto Gil abriu as portas de sua produtora Gegê Brasil para contar sobre a segunda temporada do programa ‘Amigos, Sons e Palavras‘, que estreia dia 9, às 22h30, no Canal Brasil. O site Heloisa Tolipan estava presente e irá contar todos os detalhes sobre esse papo no qual o cantor abre seu de coração, ‘porque o verdadeiro amor é como um vão’, sem barreiras durante os 13 episódios da série. O gênio tropicalista recebe, em tom inimista, convidados como Xuxa, Patricia Pillar, Fernando Haddad, Pedro Bial, Lilia Cabral, Arnaldo Antunes, Zé Celso Martinez e os filhos Bem e Preta Gil para uma reflexão sobre a vida e uma troca de ideias repleta de afeto e sem roteiros pré-estabelecidos. “O fato de começar com uma música já é um elemento de conforto e me traz para o meu universo. Cada um dos convidados deixaram lembranças e memórias na minha vida”, comenta Gil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No episódio de estreia, o músico recebe Xuxa. Depois de tocar ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’ para a eterna Rainha dos Baixinhos, os dois começam a falar sobre o fato de a apresentadora ter dedicado a maior parte de sua vida às crianças e como essa relação com o universo infantil teve seu start. “Hoje em dia é uma coisa mais pejorativa, mas antigamente, as primeiras atrizes e modelos faziam, porque era o ‘top’ posar para revista masculina. E eu tinha feito as três revistas do Brasil. O Maurício Sherman me viu no programa ETC, do Ziraldo, e me chamou para fazer um programa infantil. E eu pensei: ‘esse cara está doido, eu estou numa revista masculina’, e perguntei pra ele: ‘você está brincando?’. E ele respondeu: ‘Não. Você tem uma mistura de Peter Pan, com sorriso de Doris Day e a sensualidade de Marilyn Monroe. Eu acho que tanto as crianças quanto os adultos vão gostar”, conta Xuxa.

Gil esclarece um leve mal estar entre ambos, por conta da letra da música ‘Neve na Bahia’ que falava sobre a Bruxa Keka, personagem da apresentadora e não dela própria. “Falei com ela um pouco de um certo mal-estar que há anos atrás acabou se colocando entre nós dois por causa da música ‘Neve na Bahia’. E ficou tudo esclarecido. Eu tenho um apreço muito grande por ela”, revela.

“Xuxa
Bruxa
Ducha de água fria
No fogo do meu plexo solar

Loura
Moura
Neve na Bahia
Um furacão sem fúria no meu mar”

A conversa descontraída segue pelos temas maternidade, envelhecimento, haters da internet e sobre o momento conservador que o mundo atravessa. “Eu acho que o tempo vai, volta um pouquinho, dá esses passos atrás, mas a seta do tempo é em direção ao futuro e ao aperfeiçoamento”, frisa Gil no programa.

Ao longo da nossa conversa, o cantor revela que pensou muito se deveria fazer a temporada do programa, mas “pela gratidão ao canal, que tem um peso cultural forte, e aos telespectadores”, ele aceitou. Com direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães, e produção da Gegê Produções Artísticas, a série tem direção de produção de Flora Gil e direção musical de Bem Gil.

Em tom intimista e suave, assim como os episódios do programa, o apresentador conta que “pessoas são como pontos de contatos, como soldas na minha vida e o Bial é uma delas, que eu tenho um carinho grande. A Patricia Pillar, que eu conheço desde os oito anos, a Lília Cabral que morou no mesmo condomínio do que eu, meus filhos. Essas vivências deixam marcas fortes e mesmo com pessoas que não tenho tanta ligação esses laços podem e devem acontecer. Afinal é um programa feito de afeto”.

Se em 1917, Donga e Mauro de Almeida fizeram sucesso com a música ‘Pelo telefone‘, Gil fez história em 1998, quando lançou a primeira música transmitida em tempo real ‘Pela internet‘ no Brasil. A ideia de Flora Gil ‘era simples’: criar uma música e lançá-la através da internet, de forma que ela fosse a primeira música transmitida em tempo real pela internet no Brasil. Foi esse o conceito e o desafio que motivou Gilberto Gil a compor a famosa canção que teve uma segunda versão em 2018. Lembrando que o mestre já apontava os caminhos que as plataformas digitais iria nos levar, afinal seu programa será exibido também no Canal Brasil Play, inclusive para não assinantes, no NOW e no Youtube. Além de conteúdo extra que estará disponível no Facebook, Twitter e IGTV. “Depois do e-mail, a única tecnologia que eu uso e que tem espaço na minha vida é o Whatsapp. Twitter eu nem seu o que é. Se eu tivesse que fazer uma outra versão de ‘Pela Internet‘ seria quase impossível unir tantas novidades”, revela.

“AMIGOS, SONS E PALAVRAS” (2019) (13 x 25’), com Gilberto Gil
INÉDITO e EXCLUSIVO
Estreia: segunda-feira, dia 09/09, às 22h30
1º horário: segundas, às 22h30*
Rebatidas: quinta, às 13h30 e sexta, às 7h
Classificação: Livre

Pesquisas relacionadas