Cinema & TV

De invasão em novela à entrevista “montada”, Xuxa estreia na Record e dispara: “A única coisa que me pediram para falar menos aqui foi ‘amém!’”

O "Programa Xuxa Meneghel" estreou com 10 pontos de média ficando na vice-liderança. A apresentadora falou da comparação com Ellen DeGeneres, da censura que a Globo fez com seus amigos e da entrevista que não conseguiu com Silvio Santos

Publicado em 18/08/2015 | Por Lucas Rezende

“Não foi nada fácil chegar aqui. Foram muitos obstáculos. Afinal, tem muita gente querendo esse emprego”. Se nos dias que antecediam a sua estreia na Record, Xuxa brincou com o desemprego após a saída da Globo, na noite desta segunda-feira (17), por volta das 22h30, ela tratou de entrar na sala dos Recursos Humanos da nova emissora. Em tom de brincadeira, a rainha dos baixinhos se sentou para uma entrevista. Questionada sobre o que faria caso conseguisse a vaga de apresentadora, recorreu ao seu sucesso “Lua de Cristal”: “Tudo pode ser. Só basta acreditar. Tudo o que tiver que ser, será. Tudo o que eu fizer, eu vou tentar melhor do que já fiz. Esteja o meu destino, onde estiver”.

Mostrando momentos pré-estreia, o “Programa Xuxa Meneghel” apresentou o que vinha prometendo: Xuxa em versão para maiores. Acostumada – e carimbada – com uma conversa para baixinhos, a apresentadora rebolou ao som do funk de Ludmilla e fez piadinha com o namorado, Juno Andrade – na plateia ao lado da princesinha do Brasil Sasha. “Descobri por que você é um sapo, Juno. Você gosta de pererecas”, soltou, dando gargalhadas. E avisou que ali, o que antes era cortado, vai para o ar sem censura.  “A única coisa que me pediram aqui, na Record, foi para falar menos ‘amém'”, entregou.

Tudo isso já fazendo um pedido de desculpas antecipado. Após 32 anos de TV, essa é a primeira vez que Xuxa enfrentou uma empreitada ao vivo. E não será fácil: o áudio das externas era repassado ao telespectador com o que era ouvido no estúdio, o microfone de Xuxa emitia ruídos constantes (ela chegou a tirar um brinco que a atrapalhava), o de alguns convidados falharam e foram vários os erros de corte de câmera – do estúdio para o telão e o que o telespectador veria na sequência. Problemas à parte, Xuxa deu recados bem diretos. O primeiro deles, a respeito da Rede Globo, agora sua concorrente.

“Por favor, respeitem minha história, a minha ex-casa, que vai fazer sempre parte da minha vida. Eu vou escrever uma nova história. E vocês, com certeza, vão me ajudar a escrever cada página”, disse. Na sequência, ela resolveu falar das comparações – do corte de cabelo à vestimenta – que vem recebendo com a apresentadora americana Ellen DeGeneres.”Não tem nada a ver”, falou mostrando uma montagem de gosto duvidoso simulando que estaria entrevistando Ellen.

CMp-MHSWIAEjp8A

Xuxa “montou” uma entrevista com a apresentadora americana Ellen DeGeneres

Na mesma pegada, os elogios à Record não foram poucos. O momento da assinatura do contrato e primeira visita oficial de Xuxa ao Complexo da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, foram exibidos ao som de Marisa Monte em uma forma de agradecimento: “Ainda bem que agora encontrei você. Eu realmente não sei o que eu fiz pra merecer você”. Pano rápido para outro pedido, agora de perdão: a produção levou Érica, famosa do vídeo “Aham Claudia, senta lá” que, quando criança, foi ignorada por Xuxa em um de seus programas infantis.

CMp8cfSXAAEXmjE

O encontro da loira com a personagem de um dos vídeos mais exibidos na internet, o “Aham Claudia, senta lá”

A direção de Mariozinho Vaz segurou 1h30 para entregar o primeiro intervalo comercial. Na primeira etapa, Xuxa se caracterizou de egípcia e  gravou uma inserção em “Os dez mandamentos”, folhetim da Record. Ela, em cena gravada recentemente, comentava – como se estivesse na trama – uma passagem que já havia sido veiculada. A essa altura do campeonato, Xuxa já alcançava os 10.5 pontos no Ibope, atrás apenas da Rede Globo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No retorno, uma fã da plateia passou mal e foi levada para a ambulância. A recuperação, com medidor de pressão no braço, foi mostrada pela apresentadora de dentro de uma ambulância. Xuxa recebeu Valéria Valenssa, a apresentou como “a eterna Globeleza”, e revelou que seus amigos ainda contratados da Globo foram impedidos de lhe desejar boa sorte na internet. Perto de Valenssa, os que estavam sentados com um saco de papelão com desenho do smile eram amigos de Xuxa que não poderiam se identificar com receio de perder o emprego.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De homenagens a Hebe Camargo (contando que a pulseira que ganhou de presente da apresentadora foi furtada) e Silvio Santos, Xuxa novamente lamentou não ter conseguido a entrevista com o dono do SBT, agradeceu a herdeira Patrícia Abravanel estar lhe imitando ao mesmo tempo na concorrência, mas avisou com um sorriso maroto: “A Xuxa Meneghel está aqui”. Ela ainda confirmou sua presença no Teleton deste ano e continuou apresentando seu novo formato: brincadeiras com a plateia, entrevistas em um grande sofá branco e visitas inesperadas à casa de fãs.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Recebendo Alexandre Pires e os atores Guilherme Winter, Sérgio Marone, Camila Rodrigues e Gisele Itié, Xuxa preferiu fazer um programa de apresentações curtas e guardando seus trunfos para a próxima semana: vem aí um passeio com o atacante Neymar, em Santos, no litoral paulista; e uma entrevista exclusiva com Tom Cruise, diretamente dos Estados Unidos. Segundo dados prévios do Ibope, o “Programa Xuxa Meneghel” estreou com 10 pontos de média e ficou na vice-liderança. A loira chegou a marcar 11 pontos enquanto a Globo, no mesmo horário, exibia a novela “Verdades Secretas” anotando 23 pontos de média. Mais tarde, Xuxa enfrentou a “Tela Quente”. A Globo caiu para 17 pontos e a loira manteve os mesmos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Pesquisas relacionadas