Teatro & Pensata

Prefeitura do Rio de Janeiro não paga conta de luz de teatro no Leblon e ator Maksin Oliveira resolve protestar a falta de luz se apresentando de graça nas ruas

Teatro Municipal Café Pequeno teve a energia cortada por causa de débito em aberto desde dezembro. O espetáculo ‘O incansável Dom Quixote’ foi prejudicado pelo ocorrido

Publicado em 21/04/2017 | Por Ana Clara Xavier

Quem foi assistir à peça ‘O incansável Dom Quixote’, do diretor Reinaldo Oliveira, no Teatro Municipal Café Pequeno, teve uma grande surpresa nessa quarta-feira. O lugar estava totalmente às escuras. Por falta de pagamento da prefeitura, a Light cortou a energia do estabelecimento. O ator que comanda o espetáculo, Maksin Oliveira, se apresentou na calçada como forma de protesto. “Não fazer o espetáculo era uma opção que sequer passou pela minha cabeça. Não sei quem foi o responsável direto pelo não pagamento… Eduardo Paes, Marcelo Crivella, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro… ou se a Light Clientes que cortou a luz foi muito radical. Mas o fato é que nem os espectadores, nem eu como artista e nem a cultura carioca poderiam pagar o pato”, contou o artista. O site HT conseguiu entrar em contato com funcionários do teatro e eles informaram que a luz já foi religada.

No Facebook, o ator relatou o ocorrido e afirmou que resolveu apresentar o espetáculo na rua em frente ao estabelecimento. Em plena Ataulfo de Paiva, a principal rua do bairro mais chique do Rio de Janeiro, Maksin reuniu uma multidão. “As pessoas não paravam de chegar. O público abarrotou a calçada e ao final ovacionou o que viu tanto artística quanto politicamente. Foi um protesto lindo de se fazer! Teve aplausos, risos, lágrimas e a certeza de que resistir é necessário”, disse. A administração do teatro afirmou que a light havia cortado a luz por causa de uma conta de dezembro que até agora não foi paga. Ele afirmou que já é a segunda vez, na mesma temporada, que isso acontece.

Maksin Oliveira representando ‘O incansável Dom Quixote’ na Ataufo de Paiva (Foto: Facebook)

É importante lembrar que a iluminação é uma parte chave do teatro. Sem ela, não há jogo de luz, mudança de planos ou foco. Além disso, pelo local ser em uma avenida movimentada e um espaço aberto, o esforço vocal é muito maior. “Não foram as condições ideias, não tinha iluminação cênica, não tinha sonoplastia, mas tinha muita raça! E isso nós temos de sobra. O que não temos são hospitais, escolas, ruas pavimentas, saneamento básico, segurança, transporte digno, incentivo à cultura”, criticou Maksin.

A peça narra a história do famoso anti-herói Dom Quixote, de Cervantes. Um cavaleiro fora da caixinha que vive aventuras sentado em seu magro cavalo, Rocinante, e ao lado do fiel escudeiro Sancho Pança. Maksin atua sozinho fazendo os três personagens, Maritornes e outros personagens. Além disso, o ator ainda narra a trama.

(Foto: Facebook)

Ex-aluno da UniRio, ele participou de ‘Malhação’, em 2013, e de ‘A Regra do Jogo’, em 2016. Já lançou filmes no cinema sendo estes ‘Estamos Vivos’ e ‘Doido pelo Rio’. O acontecimento gerou uma grande repercussão na rede. Espectadores e pessoas do meio artístico ficaram indignados com o que aconteceu. “A peça não poderia ter título mais propício e adequado. ‘O Incansável Dom Quixote’!! Bravo, Maksin!! Nem o conheço, mas já virei seu fã!!!”, disse o diretor, ator e produtor teatral Daniel Dias da Silva. Muitas pessoas usaram o corrido para debater sobre a cultura brasileira.

(Foto: Facebook)

O nome do prefeito do Rio de Janeiro foi muito criticado nas redes. No momento, Marcelo Crivella está na África do Sul em uma viagem de negócios. A página do Facebook ‘Mídia Ninja’ acusou o mesmo de não ter pago a conta. “Enquanto o nosso prefeito viaja para a África para pregar e sacar os dízimos dos nossos irmãos africanos, a cidade está entregue”, afirmou Daniel Dias em sua conta particular.

Quem quiser conferir o espetáculo, pode ir hoje mesmo às 20 horas. ‘O incansável Dom Quixote’ fica em cartaz até o dia 27 de abril. As apresentações acontecem quarta e quinta. Com ou sem luz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia na integra o texto que o ator publicou na rede social:

Pesquisas relacionadas