Rosilane Jardim, o nome por trás da Karamello, propõe um outro paradigma: “Quem sabe já não é hora de percebermos uma nova estética para o que é ‘novo’?”


“Tenho questionado as dificuldades que o Brasil vem passando. Além da evidente crise política e econômica, temos uma crise da falta de companheirismo. Não somos unidos, não somos parceiros, não somos amigos. Somos egoístas e egocêntricos”

*Por Rosilane Jardim

21bfc6fMuitas pessoas, após ouvirem a trajetória profissional da nossa marca, a Karamello (leia tudo aqui!), se sentem motivadas, muitos emocionadas, algumas mais simpáticas e outras tantas mais determinadas com nossa história de empreendedorismo. Mas a pergunta que sempre fica é: afinal, o que é empreender? Eu, modestamente, acho que empreender é fazer o que a maioria não faz. Nem sempre empreender é ter uma grande ideia. Na maioria dos exemplos de sucesso, as grandes sacadas foram ter coragem para fazer. Assim tenho levado minha batuta.

Creio que fazer moda de forma globalizada e, ao mesmo tempo, fazê-la para atender localmente é um grande desafio. Iniciamos nossa marca oferecendo moda para a Baixada Fluminense e, hoje, estamos em toda a cidade do Rio de Janeiro. Encontramos barreiras? Muitas! O próprio carioca sendo preconceituoso por essência já me olhou de cara torcida, mas a leveza e a verdade desse trabalho foram quebrando e distorcendo os narizes.

Não é fácil entrar em um mercado engolidor, em que os shopping centers se vestem de cordeiros, mas têm alma de lobos. Não é fácil se sustentar em um mercado sem incentivos reais, que apenas o empurra para captar dívidas. Além de tudo, muito menos viável ainda, é se sentir fora da curva por apenas ser parte dos que são “fora da curva “.

Tenho questionado as dificuldades que o Brasil vem passando. Além da evidente crise política e econômica, temos uma crise da falta de companheirismo. Não somos unidos, não somos parceiros, não somos amigos. Somos egoístas e egocêntricos. Quem sabe já não é hora de percebemos uma nova estética para o que é mesmo “novo”?

Recentemente, falei para uma turma de alunos de moda: “Não tenha vergonha do que você é. Tenha é certeza das suas escolhas”. Quando empreendemos, nós saímos da zona do conforto, vamos em busca do novo. Nem sempre é uma decisão assertiva, mas, com certeza, rica em experiências de vida.

Ao longo dos 23 anos de trabalho na área têxtil, tenho consciência de que nada sei. E ter humildade para reconhecer isso faz parte do processo de coragem que venho adquirindo com a maturidade. Se você tem um sonho ou deseja fazer parte de algo especial ou inovador, não desista. Somos a prova que coisas “quase” impossíveis podem acontecer.

*Rosilane Jardim cresceu entre tecidos e agulhas, já que sua mãe foi costureira durante toda a vida e criou sete filhos sobre uma máquina de costura. Por isso, seguir por esse caminho foi muito natural. Mas, antes do lançamento da Karamello, marca de moda feminina de sucesso com 13 lojas próprias, foi durante 11 anos fornecedora de diversas marcas no eixo Rio-São Paulo e se formou em design de moda pela Candido Mendes.