Teatro & Pensata

O fenômeno online: Rafael Portugal fala sobre o sucesso de seu stand up e revela vontade de fazer novela

Rafael Portugal está em cartaz com a peça Eu Comigo Mesmo no teatro Miguel Falabella. "“Tinha muito medo de fazer Stand Up Comedy, achava muito difícil. Sempre trabalhei com um grupo e sempre interpretei algum personagem. No entanto começaram a me incentivar a contar situações que aconteceram comigo e acabei fazendo uma lista. Fiquei cerca de um ano acrescentando e tirando histórias”, comentou

Publicado em 08/10/2018 | Por Ana Clara Xavier

Se você possui um celular com acesso a internet, com certeza já viu algum vídeo de Rafael Portugal. O ator é um fenômeno digital e integrante do maior canal de humor do mundo, o Porta dos Fundos. Eleito pelo festival de humor Risadaria o Melhor Ator de Comédia de 2017, o comediante é multifacetado e marca presença em todos os meios possíveis. Da plataforma on-line às telonas, ele está no elenco das séries A Culpa É do Cabral, Aí Eu Vi Vantagem e Borges Importadora e dos filmes Contrato Vitalício, 98% e Chorar de Rir, com Leandro Hassum. Entre as suas mais recentes empreitadas está a peça Eu Comigo Mesmo, que está em cartaz no Teatro Miguel Falabella, no Rio de Janeiro. “Tinha muito medo de fazer Stand Up Comedy, achava muito difícil. Sempre trabalhei com um grupo e sempre interpretei algum personagem. No entanto começaram a me incentivar a contar situações que aconteceram comigo e acabei fazendo uma lista. Fiquei cerca de um ano acrescentando e tirando histórias”, comentou. Idealizada pelo próprio, a peça conta fatos reais que o artista experimentou ao longo da vida. Rafael falou ainda sobre a saída do canal Parafernalha, o preconceito que existe no humor, o convite para participar da novela O Tempo Não Para e a possibilidade ter seu próprio talk show. Vem conferir o papo!

Eu Comigo Mesmo já é um sucesso. Com casa cheia em praticamente todas as sessões até agora, o espetáculo relembra situações cotidianas que Rafael já passou como enfrentar o furacão Irma em sua primeira viagem internacional para a Disney. A seleção das histórias foi muito orgânica e, até hoje, ele ainda coloca piadas novas. “O espetáculo já mudou muito desde quando estreou no ano passado, acrescentei muitas novidades. Até hoje, vou limpando, tirando e colocando temas diferentes, até porque o palco te proporciona isto. No todo, acho que consegui impactar o público”, salientou. Além das histórias, em determinado momento da peça, ele confessa que também é compositor e para provar ainda convida uma pessoa da plateia para compor uma música. Apesar de levar como base a canção João de Barro, que o próprio escreveu, existe muito espaço para criação.

Rafael Portugal é um fenômeno da internet, sendo um dos principais atores do elenco do Porta dos Fundos (Foto: Divulgação)

Atualmente, Rafael Portugal é um dos maiores incentivadores do humor online, afinal, faz parte do elenco fixo do maior portal de humor do mundo, o Porta dos Fundos, que possui quase 15 milhões de inscritos. “A internet me ajudou muito a ser o profissional que sou. Nunca fiz curso de atuação em TV e cinema, mas aprendi fazendo tudo o que sei sobre posicionamento de câmera, por exemplo. Me deu base para conhecer tudo aquilo que eu não teria dinheiro para pagar em um curso, por exemplo. O que começou como uma brincadeira se tornou muito sério. Tenho uma equipe gigantesca trabalhando para que um vídeo curto aconteça. Tem sido incrível”, comemorou. Inclusive, ele se inspirou bastante no trabalho dos seus companheiros do Porta para poder fazer o texto do Stand Up Eu Comigo Mesmo. “Tenho o privilégio, atualmente, de trabalhar com o Fábio Porchat. Consigo observá-lo em ação e entender o cuidado que ele coloca em cada projeto. Dessa forma, trouxe isto para a minha peça seja na maneira de colocar a piada, na forma de voltar ao que foi dito”, explicou.

Como bom filho da internet, o sucesso do ator nasceu no YouTube. Apesar de ter começado a carreira nos palcos na companhia teatral de Realengo Atos e Atores, foi no online que se fortaleceu. Em paralelo às peças, ele criou, por diversão, o canal IXI que, atualmente, possui mais de um milhão de inscritos. Foi através dele que ganhou visibilidade suficiente para ser convidado para participar da Parafernalha, que possui dez milhões de seguidores. “Sempre serei muito grato ao Felipe Neto, criador do canal, que viu valor no meu trabalho e me convidou para fazer parte deste grupo. Fico muito grato por tudo que vivi lá”, comentou. No entanto, no meio do caminho acabou indo trabalhar no Porta dos Fundos, concorrente direto da Parafernalha. “Recebi um convite, na época, e o Porta já era o maior canal de humor do Youtube. No ano que entrei, inclusive, ele se tornou o portal com maior influência do mundo de acordo com uma pesquisa americana. Era o único brasileiro e ainda em primeiro lugar. Saí de uma empresa muito boa para ir para outra maior, que eu era fã”, explicou. Atualmente, possui um contrato de exclusividade com o Porta, por isso precisou sair, inclusive, do IXI, que atualmente é gerenciado por seus amigos.

Da internet para o mundo, Rafael Portugal já é figurinha repetida em filmes de humor. O ator integrou o elenco de Contrato Vitalício, 98% e ainda dublou o desenho Festa da Salsicha. Ele ainda vai entrar em cartaz, neste ano, com o longa Chorar de Rir. O novo lançamento foi uma das gravações mais especiais para o artista já que fez parte do elenco de um dos maiores mitos da comédia nacional: Leandro Hassum. “Logo no primeiro dia de filmagem, o Leandro me disse que era meu fã. Quase morri! Ele me contou que ficou super feliz quando soube que eu estaria no elenco. Chegou a me emprestar, até mesmo, a casa dele em Orlando quando viajei para a Disney no ano passado”, relembrou.

Rafael Portugal se baseou em situações da sua própria vida para fazer a peça Eu Comigo Mesmo (Foto: Divulgação)

Além das telonas, ele também está brilhando na TV. No Comedy Central, ele compõe o time de cinco humoristas do programa A Culpa é do Cabral. “Geralmente, quando pergunto a plateia da minha peça Eu Comigo Mesmo se conhecem o programa, quase 70% levanta a mão. Muita gente gosta de mim por causa disso. Sinto que as pessoas realmente amam este show e, grande parte do sucesso da minha peça, se deve isto”, comemorou. Além desta série, Rafael está se preparando para integrar uma série nova escrita pelo próprio Fábio Porchat, na qual o escritor também atua.

Embora seja famoso na plataforma on-line, Rafael já provou que é um ator completo. Apesar de aparecer na TV, no cinema e nos palcos, ele ainda sente vontade de explorar mais um meio de comunicação que nunca conseguiu se aprofundar: novela. “Se surgisse a oportunidade de fazer, eu aceitaria, mas tenho certeza que a linguagem seria bem diferente. Mal ou bem, existe uma liberdade maior no cinema e na internet. Tive uma proposta para fazer parte do elenco de O Tempo Não Para, inclusive, mas não consegui por conta de agenda. Foi um convite feito pelo próprio diretor Jayme Monjardim, mas com certeza é mais uma coisa que quero fazer. Tenho a curiosidade de ficar oito meses estudando o papel”, comentou. O mais próximo que chegou deste veículo, até o momento, foi fazendo figuração em Malhação. “Seria interessante voltar, agora, como ator para esta trama”, sugeriu.

Rafael Portugal garantiu que aceitaria um convite para atuar em uma novela (Foto: Divulgação)

Apesar de todo o sucesso que os comediantes estão fazendo no meio artístico, Rafael comentou que ainda existe espaço para desvalorização em comparação ao talento de profissionais que apostam em gêneros como drama. No entanto, isto é algo que ele tenta constantemente mudar. “Este preconceito é mundial. Inconscientemente, as pessoas dão muito mais valor a um trabalho de drama, mas não sabem o quanto é difícil criar o humor e fazer rir. Ainda acontece, mas a comédia tem o seu espaço. Tomara que um dia este dois lados da atuação existam em pé de igualdade. Inclusive, estamos com festivais importantes como o Risadaria, na América Latina, e o Prêmio do Humor, no Brasil, que estão contribuindo para a valorização da classe”, explicou.

Rafael Portugal não para! O ator vive ligado no 220 volts e sempre possui algum projeto na manga. Além de estar em cartaz com Eu Comigo Mesmo e no elenco da nova série de Fábio Porchat, ele ainda comentou a possibilidade de lançar o seu próprio programa. “Vai ser um talk show completamente diferente de tudo o que já vimos. Ainda estamos fechando o contrato, mas a equipe do Comedy Central parece estar bem animada com esta nova empreitada”, comemorou.

 

Serviço:

EU COMIGO MESMO
Dias 10/10, 17/10, 24/10, 14/11 e 21/11
Quartas 20h
Classificação: 14 anos
VALOR: R$60,00(INTEIRA)

Pesquisas relacionadas