Teatro & Pensata

Mister Brau e Martin Luther King têm algo em comum: o versátil Lázaro Ramos, prestes a encarnar dois tipos tão distintos

O ator disse que adora a rotina corrida e brincou que ele e a mulher, Taís Araújo, estão levando vida de estrelas: “Nós falamos que somos o Jay-Z e a Beyoncé”

Publicado em 16/09/2015 | Por Karina Kuperman

Lázaro Ramos está prestes a estrear dois grandes papéis. A partir do dia 9 de outubro, viverá Martin Luther King na peça “O Topo da Montanha”, em São Paulo. A montagem mostrará o último dia de vida do líder pacifista norte-americano e, durante os ensaios, o versátil ator deixava a pele de Luther King para encarnar “Mister Brau”, personagem título da nova série da Rede Globo que vai ao ar dia 22 de setembro. Os dois trabalhos marcam a parceria de Lázaro com Taís Araújo, sua mulher. “Antes de ser casado com Tais, eu já a admirava e queria trabalhar com ela, há uma sintonia e todas as vezes que contracenamos foi muito bom. Isso é uma força também pra conseguirmos lidar com a dupla jornada”. A rotina corrida, o ator garantiu, tem sido emocionante. “Eu e Taís já planejamos essa peça há dois anos. É uma ficção baseada na última noite de vida do Martin Luther King. Ensaiamos tudo no Rio de Janeiro e só vamos colocar a peça no palco em São Paulo no dia 28, para estrear dia 9”, explicou.

IMG_9741

Lázaro Ramos se diverte com as primeiras cenas de Mister Brau em coletiva de imprensa (Foto: AgNews)

Os dois projetos ocuparam o tempo do ator, que teve que deixar de lado – por ora, a direção de um espetáculo no Bando de Teatro Olodum, na Bahia. “Eu ia dirigir uma peça nova lá e por causa da série não vou poder estar, mas estou trabalhando com eles virtualmente numa remontagem de outro texto que deve estrear no final do ano. Vou fazer a assessoria dramatúrgica. A equipe de diretores vai ser surpreendente e acredito que vai marcar uma renovação na história do Bando, que completa 25 anos”, contou Lázaro.

Na pele de Mister Brau, Lázaro declarou que tem vivido uma rotina de astro internacional. “Nós gravamos seis dias por semana, com um dia de estúdio só. A maioria é externa. Eu ainda canto e a Taís tem a rotina de dança, que é pesada. Outro dia a gente se olhou e brincamos que somos o Jay-Z e a Beyoncé”, riu ele, que acredita que a ação inédita de interferência na internet ajudou o personagem a cair no gosto popular. “No processo dessa série vários setores se juntaram para inaugurar outra relação com vários meios.A série tem vida no site e estamos preparando material especial somente para a internet. O pensamento foi junto com o marketing e o artístico que ajudou muito. As pessoas já tiveram uma apresentação que vai alimentar o primeiro episódio”, explicou o ator, que acredita que essa relação virtual é saudável.

IMG_9945

Lázaro Ramos e Taís Araújo estão juntos no teatro e na televisão (Foto: AgNews)

Seu personagem, Brau, trará com humor às telas o cotidiano de astros que enriqueceram rápido e seus conflitos. Perguntado se, assim como o músico, tem boa relação com dinheiro, Lázaro declarou que sabe economizar. “Os Brau sabem fazer dinheiro e usam em beneficio próprio. Eu lido bem também, desde cedo meu pai me ensinou a ser responsável. Gasto com o que eu gosto, livros, discos, camisas. Meus prazeres não são coisas caras. Tenho uma produtora e sei o que é chegar no final do mês e não ter dinheiro pra pagar, então é tudo organizado”, garantiu o ator, emendando que a característica mais parecida que tem com Mister Brau é o orgulho que ambos tem de suas origens. “Cada dia mais tenho vontade de celebrar a vida como ele. E somos parecidos no valor que damos às nossas raízes. Sou feliz com a minha origem, ela me descreve e tem que ser alimentada para sempre”, disse.

IMG_0001

O casal comemora a parceria nas duas plataformas (Foto: AgNews)

Lázaro é muito ligado à música e não tem medo de dar vida ao cantor. “Sempre fiz aula de canto, porque no Bando de Teatro Olodum nós brincamos com música. Não tenho pretensão de cantar como profissional, mas com a série precisa me dedicar. Isso me diverte, não há o compromisso de CD de sucesso e turnê”, disse ele, garantindo que encara os clipes como cenas. “Não senti diferença, não penso se é um clipe. Estudo a música e penso o que farei na cena”, explicou o ator. A ligação com a música é tanta que Lázaro declarou que apresentaria o Brasil através de uma canção. “Talvez a música seja o que temos de melhor. Se um extraterrestre me pedisse para conhecer o nosso país eu mostraria uma música do Cartola”, disse.

IMG_9992

Em “Mister Brau”, Lázaro Ramos, Taís Araújo e Luis Miranda viverão amigos de infância que enriquecem juntos (Foto: AgNews)

O ator reconhece que trabalhar em tantas vertentes é algo raro e contou que é empreendedor. “A carreira de ator é incerta, hoje está boa e amanhã pode não estar, por isso invisto na minha produtora. Sou um privilegiado. É para poucos poder estar em todas as plataformas. Meu sonho era fazer teatro, mesmo que precisasse trabalhar em outra área. Isso que eu vivo é o bônus”, disse o ator, que defende a diversidade na televisão. Antes mesmo da estreia da série, já se fala em próximas temporadas e o ator garantiu que, a princípio, ainda não pensa nisso. “É uma história leve, de humor, que fala de família e autoestima, feita em qualidade muito boa. Não temos planos para mais episódios ainda. Queremos entregar o seriado ao público e fazer a primeira temporada da melhor maneira”, disse ele. Se depender do sucesso que Mister Brau já tem feito nas redes, 13 episódios serão pouco. É esperar para ver.

Pesquisas relacionadas