Luiz Fernando Guimarães volta aos palcos e fala sobre comédia, TV, carreira e redes sociais: “Não fico brigando online. Essa não é a minha onda”


O ator estreia hoje a comédia “O Impecável”, no Teatro dos Quatro, na qual interpreta oito personagens diferentes, sem utilizar qualquer adereço ou artifício, apoiado apenas pelo cenário de um salão de beleza: “O que faço é me divertir e divertir o público”

Luiz Fernando Guimarães está de volta aos palcos, mais especificamente no Teatro dos Quatro, onde estreia hoje “O Impecável”, comédia escrita por Charles Möeller e Claudio Botelho, com direção de Marcus Alvisi. Ao longo de 110 minutos, o ator interpreta oito personagens em um salão de beleza, alterando apenas os trejeitos e a voz, ao mesmo tempo que dispensa perucas, figurinos ou até companheiros de elenco. “Eu já havia feito peças em que falava com o invisível, então tinha um pouco desse histórico. Confesso que, dessa vez, não foi muito fácil. Às vezes me repetia, botava a voz de um personagem em outro. Mas em relação à minha interpretação, não tenho um estilo polonês tipo (AntonTchekhov (1860 – 1904). Sou bem brasileiro”, nos conta em uma entrevista exclusiva.

Enquanto fala com HT, Luiz está acabando de “dar um trato” no cabelo, como ele mesmo diz, já que havia chegado recentemente de seu sítio e não teve tempo para ir ao salão, como costuma fazer. Entre um enxague e outro, o ator comenta exatamente como este é um universo repleto de possibilidades cômicas: “É um dos lugares onde mais se fala, muito além do que em uma ante-sala de consultório médico, por exemplo, que é algo intimista. O salão de beleza é um ambiente muito extrovertido, no qual tanto o cliente quanto o profissional têm muita história. E ainda há espelho na frente, o que cria um mundo muito intenso, com bastante para ver”, explica.

Luiz Fernando Guimarães vive oito personagens diferentes em 'O Impecável", comédia que estreia hoje no Teatro dos Quatro (Foto: Divulgação)

Luiz Fernando Guimarães vive oito personagens diferentes em ‘O Impecável”, comédia que estreia hoje no Teatro dos Quatro (Foto: Divulgação)

Luiz Fernando Guimarães não é nenhum estranho a tais ambientes, e não estamos falando apenas de sua vida pessoal. O último projeto do ator também se passava em um desses universos intensos: “Acredita na peruca”, primeiro humorístico estrelado por ele para um canal fechado (no caso, o Multishow) e que teve como ponto de partida o texto de “O Impecável”. Mas ele garante que são duas histórias completamente diferentes e independentes. “Eu tento desvincular o programa porque não tem nada a ver com essa peça. Quando eu falei com Charles e Cláudio foi para tirá-los do mundo dos musicais, e eles toparam na hora”, conta.

A história se deu da seguinte forma: Luiz já tinha o texto de “O Impecável” em mãos e, paralelamente, estava pensando em apresentar um outro projeto para o Multishow. Mas o canal da Globosat acabou sendo mais rápido e fez antes o convite ao ator, para um segundo roteiro, que acabou não sendo gravado. Ao invés disso, ele transformou a comédia sobre o universo do salão de beleza em um novo formato, desenvolvido especialmente para a TV. “Houve uma adaptação e o diretor uma das personagens da peça como protagonista da série. Some a isso um elenco, caricaturas e adereços e, então, acabou virando um outro programa. É algo natural. Quando acabei de gravar a primeira temporada, aí retomei a peça. Aí o Marcus (Alvisi) disse: ‘Luiz, tira tudo, fica só você e a sua cara. Você vai fazer os personagens sem peruca e sem roupa'”, explica o ator, que precisa pausar novamente para enxaguar o cabelo.

Trabalhar para um canal fechado foi como uma realização pessoal para ele. “Era algo que eu queria e continuo querendo. Agora, por exemplo, pretendo fazer algo no Discovery Channel. Como eu também sou público e adoro zapear a TV, queria me ver lá, ou em algo como a Sony ou a Fox… Adoro aventura! Queria fazer um programa assim. É minha próxima meta na televisão. Assisto a canais que são fechados, assim como a minha turma também vê”, conta, falando com liberdade sobre o que lhe interessa ou não na profissão, agora que não tem mais um contrato fixo com a Rede Globo, onde permaneceu por 30 anos.

Nas últimas semanas, ele tem ensaiado para a peça em sua própria casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde convida amigos para assistirem às performances. “Você só consegue testar seu espetáculo com o público. Fazer algo para as paredes é se basear no seu pensamento, mas, na hora de fazer mesmo, você precisa de um feedback. Aqui, até o cachorro (Topete) acabava entrando no meio da cena e, assim, você já fica acostumado com os imprevistos que acontecem no palco”, ri, acrescentando que trabalhar com Marcus como diretor foi importante, já que ambos têm maneiras diferentes de pensar. “O mundo é assim, com pessoas que pensam diferente umas das outras”, completa.

Luiz Fernando Guimarães: " "Eu adoro saber tudo o que pensam. Escrevo ali com as minhas palavras e gosto de ter meu feedback" (Foto: Divulgação)

Luiz Fernando Guimarães: ” “Eu adoro saber tudo o que pensam. Escrevo ali com as minhas palavras e gosto de ter meu feedback” (Foto: Divulgação)

Uma prova dessa fascinação por opiniões diferentes é a forma como Luiz tem administrado sua própria página no Facebook, para a qual ele revela ter desenvolvido uma fórmula de interação. “Eu adoro saber tudo o que pensam. Escrevo ali com as minhas palavras e gosto de ter meu feedback. É importante, porque você tem um retorno logo de cara. Então, me interessei muito”, explica. Mas e como lida com aqueles haters que aproveitam o ambiente online para criticar cega e excessivamente?! “Não é que as pessoas só elogiem, mas não tenho sentido muito disso. Eu me exponho muito, mas não fico brigando online, não é essa a minha onda. Criei um método para aquilo, porque a pessoa só curtir algum post também não significa nada, não é? Se eu publicar que minha mãe morreu, alguém vai curtir… O sujeito tem que se manifestar ali, e eu leio tudo, em alguma hora do meu dia. Tenho noção do público. E isso é importante, porque fazemos tudo para ele”, explica.

Os oito personagens vividos por Luiz Fernando Guimarães em “O Impecável” apresentam tanto seus conflitos próprios quanto embates ideológicos entre si, o que não apenas causa o humor do espetáculo como também se mostra um desafio para o ator. Há o faxineiro “impecável e religioso demais, que trabalha no salão, mas acha que ali é o mundo do pecado e da vaidade”; Ednardo, o atendente preguiçoso que é filho de Iemanjá; Chanderley, filha do faxineiro, que faz pé, mão “e é puta durante as folgas”; Dr. Ivan, um cliente assíduo que lida com problemas de obesidade; Guido, cabeleireiro que “se acha o bam bam bam e sofre bullying por ser hétero”; Serginho, aspirante a DJ que se transformou em hairstylist “de quinta categoria”; Rodolfo, solteirão que cuida da mãe, a qual consegue andar, mas vive em cima de uma cadeira de rodas; e Eleonora, a proprietária do salão Impecável Beauty, que “já fez 365 plásticas, odeia o negócio e só passa lá para dar pinta. “Também tirei um ator de TV do roteiro final, porque achei ele meio chato no fim das contas”, conta Luiz.

Claro, há margem suficiente para que, pela boca dos personagens, Luiz Fernando faça críticas sociais ferrenhas, mas ele diz que só a própria montagem já trata disso. “É o mundo em que a gente vive, com outros submundos e todos se misturando. O que faço é me divertir e divertir o público”, comenta, acrescentando que não vê empecilhos com a atual censura do politicamente corretor no humor. “Nunca tive nenhum problema desses na vida, porque não tenho uma necessidade de fazer diversas coisas. Tenho personagem que fala palavrão, por exemplo, mas eu mesmo não falo”.

Entre voltar aos palcos, administrar sua página no Facebook e ter sua estreia na TV fechada, Luiz Fernando Guimarães admite que os tempos mudaram para aqueles que querem seguir a carreira de ator, mas não é cego a ponto de achar que isso engloba todos os profissionais. “Eu tenho visto muitos canais que têm criado produtos bons. Nós temos atores maravilhosos e, agora, não há aquele compromisso de ter IBOPE lá em cima, de conquistar o público. Ao mesmo tempo, vejo muitas pessoas que querem seguir o padrão. ‘Como faço para chegar não sei aonde? Para me tornar o novo fulano?’. Mas você não quer ser ator? Eu sempre quis isso e, então, comecei no teatro. É preciso parar para pensar. Estamos em um momento muito produtivo para sugerir coisas bacanas, não temos mais só um ou dois canais”, avalia, com sua experiência de décadas de trabalho.

Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres em "Os Normais" (Foto: Reprodução)

Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres em “Os Normais” (Foto: Reprodução)

HT comenta com Luiz uma entrevista recente de Fernanda Torres, na qual a atriz declarou que ele foi o responsável por seu retorno à televisão, através da proposta de parceria emOs Normais”. Quando perguntado se pretende reviver o incrível casal Rui e Vani em algum formato, ou mesmo se unir a Fernanda para um novo projeto, o ator responde: “Nós somos parceiros na vida, mas isso é algo que precisa vir naturalmente. Nós havíamos acabado de chegar da África (na época de ‘Os Normais’) e eu precisava de uma noiva na série. Lutei por ela, que não era conhecida da TV, assim como a Regina (Casé) me levou e foi a minha grande incentivadora no teatro”, explica.

E, realmente, quando você para e pensa que uma mente criativa como a de Luiz Fernando Guimarães, com uma das carreiras mais respeitadas na comédia nacional, não mostra o mínimo sinal de querer diminuir o ritmo da carreira nem tão cedo, é por que ainda há muito pela frente. E seja com oito personagens em “O Impecável”, ao lado de Fernanda Torres em algum programa ainda desconhecido ou desbravando florestas em uma série de aventura, tanto ele quanto o público sabem de sua capacidade.

Serviço:

Período: 12 de novembro a 20 de dezembro de 2015

Horários: Quinta, 21h; Sexta, 21h; Sábado, 21h; Domingo, 20h.

Local: Teatro dos Quatro (Rua Marquês de São Vicente, 52 – Shopping da Gávea, RJ)

Duração: 80 minutos

Preços dos ingressos: de R$ 70,00 a R$ 90,00

Vendas pela bilheteria do Teatro dos Quatro, aberta diariamente das 14h às 20h. Pela internet, no sitewww.ingresso.com, com inclusão de taxa de conveniência. Mais informações no telefone (21) 2239-1095.

Classificação Etária: 14 anos