Teatro & Pensata

Agenda Cultural: “Oi! Quer teclar?”: peça com Josie Pessoa, Nando Cunha e Hugo Moura estreia no Rio de Janeiro com os relacionamentos virtuais como enredo

Com o objetivo de divertir o público e afastar o vício do celular por pelo menos uma hora, o espetáculo é garantia de risadas com um enredo que é reflexo do comportamento moderno de nossa sociedade. Mas quer mais programas para o feriado + fim de semana? Vem que tem estreia no cinema, mais teatro e eventos mil!

Publicado em 21/04/2017 | Por Julia Pimentel

Facebook, Instagram, Tinder, Happen… Hoje em dia, o que mais tem é opção virtual para conhecer novas pessoas e possíveis amores. E é isso o que a peça “Oi! Quer teclar?” conta nos palcos. Em cartaz a partir desta quinta-feira, 20, no teatro do shopping Fashion Mall, a comédia romântica traz Josie Pessoa, Nando Cunha e Hugo Moura no elenco e as novas relações amorosas como pano de fundo. Sob direção de Thiago Greco, o espetáculo explora os desafios e as boas surpresas de um encontro marcado a partir de um contato virtual. Entre as dores e delícias, o texto escrito por Diogo Franco garante boas gargalhadas e suspiros da plateia.

A peça “Oi! Quer teclar?” estreia nesta quinta-feira, 20, no teatro do shopping Fashion Mall (Foto: Divulgação)

Para contar sobre a inserção da tecnologia nos relacionamentos modernos, o elenco traz experiências jovens para o palco. Mas nem tanto. Apesar de viciada em seu celular, Josie Pessoa, que interpreta a Amanda na peça, contou que é da época da enciclopédia. Embora hoje tenha as redes sociais como uma extensão de seu cotidiano, a atriz disse que precisou buscar ajuda externa para criar sua personagem. “Meu laboratório foi em casa e com meus amigos. Eu conheço muita gente que fez o primeiro contato com o parceiro pela internet. Inclusive, meu irmão, que conheceu a namorada dele em um desses aplicativos”, contou a atriz.

Hugo Moura e Josie Pessoa em “Oi! Quer teclar?” (Foto: Divulgação)

E hoje em dia, é comum encontrar exemplos de casais que se conheceram pela internet. Seja através de aplicativos de relacionamentos ou sugestões de amizade, o enredo do espetáculo é um reflexo do comportamento moderno. Com isso, “Oi! Quer teclar?” é uma daquelas peças que gera empatia e identificação do público desde a primeira fala. Na pele do conquistador Vitor no espetáculo, Hugo Moura ainda contou que o texto também tem outro elemento que garante o sucesso da apresentação. “Além de tratar de um tema muito atual, a peça ainda tem muito humor. Ela é super descompromissada e fala de uma realidade que faz parte do nosso dia-a-dia. Hoje, algumas pessoas quase imploram por likes e seguidores nas redes sociais. E, às vezes, nem se dão conta do vazio que isso representa na vida delas se não tiverem o olho no olho também”, disse Hugo.

Aliás, essa é outra questão unanime entre o elenco de “Oi! Quer teclar?”. Testemunhas desta interação intensa nas plataformas virtuais, os atores da peça acreditam que nada vale a pena se não houver o relacionamento à moda antiga como desdobramento. Apesar de defender que o contato virtual seja positivo para conhecer novas pessoas e possíveis amores, Josie Pessoa confessou que prefere as relações do passado. “Eu acredito que o virtual seja uma nova forma de começar, mas não podemos parar ali. O presencial e o toque são muito importantes. Para mim, é válido que esse primeiro contato seja pela internet, só que o relacionamento só se torna real quando as pessoas se encontram. Nada muda o olho no olho”, apontou.

Josie Pessoa e Nando Cunha em “Oi! Quer teclar?” (Foto: Divulgação)

No entanto, apesar do aparente domínio da tecnologia em nosso cotidiano moderno, tem um local que a novidade ainda não chegou: o teatro. No palco, a interpretação mais pura e a troca real entre o artista e a plateia ainda é o primordial. Cria do teatro, Nando Cunha, que em “Oi! Quer teclar?” interpreta Danilo, comentou a importância de manter a essência desta arte, apesar de tantos avanços externos. “O teatro é a única plataforma que ainda depende das pessoas e que os aplicativos não chegaram. Para dar certo, a gente depende da energia do público e eles dos atores para conhecer aquela história. E eu acho muito importante que continue assim”, analisou Nando que foi completado por Josie Pessoa. “A gente sempre fala no fim da peça do quanto é bom ver que as pessoas passaram todo o tempo do espetáculo sem encostar no telefone”, comemorou a atriz.

Serviço: “Oi! Quer teclar?”

Quintas e Sextas, às 21h
Ingressos: R$ 70,00 (inteira) R$ 35,00 (meia entrada para idosos e estudantes)
Local: Teatro Fashion Mall / sala 2
Classificação: 14 anos

*Com Ana Clara Xavier

Como diria o jornalista Chico Pinheiro, graças a Deus hoje é sexta-feira. Ou não. Mas esses três feriados seguidos vão deixar a gente mal-acostumados. Esse final de semana será embalado nas músicas de Pixinguinha, porque no dia 23 o cantor e compositor comemoraria 120 anos. Em sua homenagem, nesse mesmo dia se celebra o Choro. E para quem quiser ir de bar em bar como diria ele na letra ‘Vou Vivendo’, a ‘Lagoa Bier Fest’ acontecerá novamente na Lagoa com diversas marcas de cervejas diferentes e artesanais. Vem conferir!

Cinema

Vida – O suspense envolve seis astronautas de diferentes lugares do mundo que tem o dever de estudar amostras do solo do planeta marte. Durante a pesquisa, eles descobrem um ser unicelular o que significa que acharam o primeiro sinal de vida fora da Terra. No entanto, a confusão começa quando esse extraterreste começa a se desenvolver rapidamente ganhando capacidades incríveis. O elenco, Jake Gyllenhaal, Ryan Reynolds e Rebecca Fergunson, é dirigido por Daniel Espinosa.

GOSTOSAS, LINDAS & SEXIES – Foi durante a gravação desse filme que a atriz Juliana Alves e o diretor Ernani Nunes se apaixonaram o que, um ano depois, resultou na recém anunciada gravidez. Mas disso nós já falamos. A trama da comédia brasileira se passa no Rio de Janeiro, onde quatro amigas plus size enfrentam aventuras e desencontros amorosos. As atrizes Cacau Protásio, Lyv Ziese, Mariana Xavier e Carolinie Figueiredo vão fazer o público morrer de rir.

Paterson – Paterson (Adam Driver) é um simples motorista de Nova Jesey, Estados Unidos. Mas além disso, o cara é fera em poesia o que vai fazer muita gente se apaixonar. Estrelando Golshifteh Farahani e Rizwan Manji, o diretor Jim Jarmusch promete muito drama e comédia.

Paixão Obsessiva – Todo o início prevê um final, mas a personagem Tessa não aceita isso.  O casamento de David (Geoff Stults) e Tessa (Katherine Heigl) termina e o ex-marido acaba ficando com a guarda da filha. Ao descobrir que ele estava envolvido com Julia (Rosario Dawson), a mulher resolve sabotar o relacionamento fracassado dos dois. O suspense é dirigido por Denise Di Novi. O melhor desse filme é que veremos Katherine sair da sua zona de conforto e interpretar a vilã.

TEATRO

O que terá acontecido a Baby Jane? – Eva Wilma e Nathalia Timberg estreiam no Theatro Net, no Rio de Janeiro, de quinta a domingo. Ambas interpretam as irmãs Jane e Blanche Hudson, respectivamente, personagens vividas por Bette Davis e Joan Crawford, no cinema. A estrela do teatro, Jane precisa lidar com o sucesso hollywoodiano de Blance. A peça é dirigida por  Charles Möeller & Claudio Botelho.

(Foto: Divulgação)

A Caverna – Um grupo de amigos ficam presos em uma caverna, depois de um desabamento e precisam sobreviver enquanto aguardam por ajuda. No elenco, Bruno Olivieri, Marcelo Vale, Gabrielle Farias, Karin Roepke e Danilo Moraes vivem esses personagens enigmáticos. A peça tem direção de Bruno Heitor.

(Foto: Divulgação)

Saudade de Mim – Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Mônica Burity se apresentam na caixa cultural. O espetáculo é da Focus Cia de Dança tem trilha sonora de Chico Buarque combinada com pinturas de Candido Portinari. As duas feras da arte são exaltadas no musical com direção de Alex Neoral.  O onírico e o real se embolam criando uma história de amores e dores.

(Foto: Divulgação)

Shows e eventos

Semana do índio no Parque Lage – O dia do índio já passou, mas as celebrações continuam. Nesse final de semana, o parque laje vai comemorar a data com artesanato, mesas de debate e apresentações de tribos. O evento ocorrerá de sexta a domingo, das 9h as 18h, com entrada franca.

Lagoa Bier Fest – Será um festival de cerveja e fast food com muita diversão de sexta a domingo, no Parque dos Patins, na Lagoa. No evento, rolará shows de George Israel, Licor do Canavial e Ivan Mariz Trio vai homenagear Eric Clapton. Com a produção de Pôr do Sol, o encontro terá ainda uma oficina de cupcakes e pinturas. Frederic De Maeyer, Oinc Point e Kituteria Karioca são alguns dos nomes de empresas de comida que vão aparecer no local, além das bebidas alcoólicas artesanais Colorado, Mistura Cássica e Lhama Loca.

Pixinguinha – O Instituto Moreira Salles reuniu uma série de atividades para exaltar os 120 anos da obra do compositor, instrumentista, arranjador e maestro. O IMS é dono do arquivo pessoal do Pixinguinha. No sábado, haverá uma roda de choro e, no domingo, um show de Nailor Proveta & Cristóvão Bastos, participação especial da cantora Áurea Martins.

(Foto: Divulgação)

Evanescence – Dia 22, o grupo americano volta ao Brasil para se apresentar no Vivo Rio e outros dois em Brasília e São Paulo. Sucesso nos anos 2000, a banda quer fazer o público sentir nostalgia do tempo em que eles brilhavam nas paradas de sucesso. Prepare o lençinho!

 

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,