Quotes

Porta dos Fundos fecha contrato com a FOX para desenvolver série original a partir de 2015!

Marcada para ano que vem, a série terá 12 episódios com 30 minutos cada, além de projetos paralelos com a filial brasileira da emissora de Rupert Murdoch

Publicado em 13/05/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

Quem já não encontrava mais motivos para largar a navegação no computador e migrar de volta à tevê, agora vai precisar repensar suas escolhas. O Porta dos Fundos, um dos canais brasileiros mais acessados e engraçados no Youtube – com mais de 900 milhões de visualizações totais -, acaba de fechar uma parceria com a FOX para desenvolver uma série original exclusiva para o canal de televisão a cabo.

Obviamente, a Fox não é a primeira emissora a tentar embarcar no sucesso do canal digital. Rumores apontam que a Rede Globo está de olho no grupo de humor há tempos, mas as restrições conceituais e a forte censura da emissora sempre foram um impedimento para que o acordo fosse fechado. Até porque é impossível pensar nos esquetes do Porta dos Fundos, repletos de palavrões, críticas sociais e piadas, sem imaginar que o canal do plim plim consideraria boa parte inapropriada, precisando haver um ajuste ao “padrão Globo de qualidade” que descaracterizaria o DNA do produto original. Os telespectadores já foram obrigados a ver Marcelo Adnet, que apresentava as mesmas características irreverentes na MTV, perder consideravelmente conteúdo no programa “O Dentista Mascarado”, revelando que nem sempre a apropriação de um artista ou contexto funciona em mídia diferente daquela em que ele surgiu.

 

Vídeo “Sobre a Mesa”, um dos primeiros virais do Porta dos Fundos

A iniciativa fechada com a Fox promete uma série original de 12 episódios de 30 minutos, ainda sem nome definido e marcada para estrear em 2015, além de outros projetos paralelos. “Esse era um sonho antigo que concretizamos e que está alinhado com a estratégia do canal de produzir conteúdos inovadores”, comentou o vice-presidente de programação e conteúdo da FOX International Channels Brasil, Paulo Franco. Ian SBF, um dos sócios do Porta dos Fundos, também acredita que agora a oportunidade é condizente com os valores do canal e que a experiência será positiva: Chegou a oportunidade certa de darmos um novo passo e levarmos o trabalho do Porta dos Fundos para a televisão. Sempre dissemos que estávamos apenas esperando o projeto certo para avançarmos em outras mídias e finalmente estamos muito felizes com essa dobradinha, acreditando que a Fox, um dos maiores canais do mundo, seja o lugar ideal para isso”.

O Porta dos Fundos vem provando comercialmente um gostinho cada vez maior de sua repercussão junto ao público, em uma espiral sem precedentes nos últimos meses. O site oficial do canal agora conta com uma loja que disponibiliza linha de camisetas com as frases e bordões mais famosos dos vídeos; no ano passado eles lançaram um livro com os roteiros adaptados e um DVD bônus; todo o elenco, principalmente Fábio Porchat, Clarice Falcão e  Gregório Duvivier, tem desenvolvido projetos paralelos e feito participações especiais em outros programas e filmes. De qualquer forma, parece que a preocupação da equipe é a mesma dos fãs: ver o projeto crescer, mas manter-se sempre fiel ao seu estilo visceral, sem jamais cogitar a hipótese de diminuir o tom.

Pesquisas relacionadas