Garota do Momento, trama das 18h vem conquistando altos índices de audiência e elogios da crítica. A novela, acaba de ser confirmada para uma extensão, algo raro nos últimos anos. Assim como Volta por Cima, a novela das 19h que também ganhará mais episódios. Na trama das 18h, Cridemar Aquino interpreta Sebastião Machado, dono do Clube Gente Fina, um espaço que serve como ponto de encontro para eventos culturais e bailes que movimentam a trama. Ao lado de sua esposa, Vera (Tatiana Tibúrcio), e de amigos, Sebastião lidera um núcleo que explora a luta, a alegria e o acolhimento dentro da comunidade negra da época. O clube é inspirado no Renascença Clube, um marco da história negra brasileira. “Essa novela se passa no final da década de 50, e nessa época os jornais, revistas e a própria televisão, que estava chegando em território brasileiro, não queria falar muito sobre assuntos relacionados aos negros naquele momento por motivos óbvios, ligados ao racismo estrutural. Agora estamos vivendo um outro momento e temos a possibilidade de recontar essa parte dessa história, incluindo os negros dentro desse contexto, e estar neste núcleo de atores negros representando uma família daquela época é de importantíssima relevância para a história do Brasil”, reflete.
Sobre a inspiração no Renascença Clube, o ator destaca a importância de resgatar memórias que muitas vezes foram invisibilizadas: “O Renascença Clube foi um dos muitos clubes criados por negros na primeira metade do século passado e achamos importante dar visibilidade nessa novela a esse tipo de espaço de liderança preta onde reinava sempre alegria, cultura, acolhimento e articulação do movimento negro por direitos civis.”
Cridemar Aquino não apenas atua, mas também traz a bagagem de suas próprias experiências. Residente da Baixada Fluminense e ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Venda Velha, em São João de Meriti, ele conhece de perto os desafios enfrentados por quem luta por espaço e reconhecimento. Ganhador do Prêmio Shell de Teatro Brasileiro na categoria Melhor Ator pela interpretação de Laíla no espetáculo Joãosinho e Laíla – Ratos e Urubus Larguem a Minha Fantasia, em 2023, ele possui uma trajetória consolidada nos palcos e nas telas. Ele integrou produções marcantes, como a série Subúrbia (2012), a novela Meu Pedacinho de Chão (2014), Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) e Vai na Fé (2023). Agora, ele celebra a oportunidade de interpretar Sebastião em uma produção que mescla entretenimento e conscientização histórica.
Segundo o ator, “com esta novela teremos a possibilidade de contar um pouco da história do Brasil daquele momento, sob uma nova perspectiva e usar uma fábula no horário das seis horas na televisão brasileira alimentada pelas vivências da década de 50. É mais uma forma de criar novos imaginários sobre a história que sofreu muito pelo apagamento histórico ocorrido durante muito tempo em nosso país. Não temos dúvidas que esse trabalho será um grande sucesso”.
Artigos relacionados