Vitória Moda 2016 #day 2: moda country, pin-ups cubanas e estilo gypset na passarela


Segunda noite de desfiles contou com as marcas Zinsk, PK Premium, Eliane Kill, Buphallo’s, Chris Trajano, Dupla Menina, Look Belle, Açúcar Moreno e Riviera Store, esta que colocou a neo top Naira Lili com exclusividade na passarela

* Com Marcos Eduardo Altoé

Seguimos com o segundo dia de visita à capital capixaba. Trata-se da nona edição do Vitória Moda, evento que promove palestras, workshops, salão criativo e desfiles de marcas consagradas e novos talentos locais.

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Vitória Moda 2016 #day 1: liberdade estética, moda protesto e sereias abissais

Com nove apresentações, o que vimos foi um show de savoir-faire em jeanswear, moda leve ultra feminina e riqueza de detalhes. A modelo capixaba Naira Lili, como contamos aqui, destaque da última SPFW, marcou presença no casting du jour. Uma iniciativa do Sistema Findes, em parceria com o Sesi/Senai e  correalização do Sebrae, o Vitória Moda Ano 9 segue firme e forte.

CALIFORNIA DREAMING

Com inspiração na liberdade e na atmosfera descontraída dos festivais musicais da Califórnia (Alô, Coachella!), a Zinsk apresentou a coleção “True Life – Summer 17”. Sob a premissa de misturar várias tendências de moda, de forma despretensiosa e leve, a grande estrela do desfile foi o jeans, em suas variadas formas e propostas. Destaque no feminino para as calças em super flare, um hit da temporada. As peças usaram e abusaram de ilhós em grandes tamanhos, além de estampas florais e de bordados em ponto picado. Os tecidos suede e a cor ocre também marcaram presença. Para os homens, o look total jeans, que apareceu em composições “destroyed” cheias de atitude.  No Vitória Moda, as estilistas Arlinda Brezinsk e Caroline Lima decidiram por um desfile de conceito forte, inspirado na coleção que estará disponível a partir do segundo semestre no varejo. “A nossa intenção foi fazer algo marcado e conceitual. Desenvolvemos as duas coleções de forma paralela e as peças do desfile tiveram forte inspiração nos looks que farão parte da nossa coleção de verão”, explicou Arlinda. A marca de São Gabriel da Palha, polo de confecções no norte do Espírito Santo, faz sua estreia no evento este ano. “Nos últimos anos, nós expandimos a nossa atuação para vários pontos do país. Agora sentimos a necessidade de participar desse evento, que é um grande revelador de talentos da moda capixaba”, completou Caroline. Desejamos sucesso para a dupla!

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VERSÁTIL

A versatilidade do jeans em suas mais variadas formas, lavagens e comprimentos. É o que vimos no desfile da marca capixaba especializada em jeanswear PK Premium. O empresário Ronaldo Luiz Correa e a estilista Arinda Ribeiro apresentaram 15 looks totalmente confeccionados com o material para a coleção de primavera verão 2017, intitulada “Lucidity” (lucidez, em inglês). Arinda apostou no poder de transformação deste que é o mais versátil dos tecidos. “Exploramos tudo que podemos com o jeans, sempre respeitando o DNA da PK. Usamos diversas técnicas de lavagem e bordado”, explicou. Uma das novidades, pois, foi o bordado vazado richelieu, aplicado no jeans em peças-chave, como saias e macaquinhos. Outro destaque foi o desfiado feito com a técnica Fray em shorts e calças, a partir do desgaste das fibras do jeans formando franjas na barra. A marca também investiu em camisas sem manga, tops cropped de frente única e blusas com babados e decotes ombro a ombro. Em relação aos comprimentos, Arinda ressalta as versões para todos os perfis de público, com vestidos e saias longas, curtas e mídi. “Queremos criar produtos que, além de simplesmente vestir o corpo, provoquem uma experiência em nossos consumidores. Queremos que nossos produtos articulem com o dia-a-dia e desejos do nosso cliente e que isso seja importante e fundamental no processo de identidade deste indivíduo”. Com 4 lojas na Grande Vitória, a marca comercializa produtos em multimarcas de outros estados, como Rio de Janeiro, Bahia e Pará, e também no exterior.

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LIBERDADE, LIBERDADE

“Os traços são livres. Os movimentos são fortes. Uma coleção feita do nosso jeito e com muita paixão para os amantes do mundo country”, afirma a diretora de estilo da Buphallo’s, Michelle Correa Mendes. A moda country exuberante da marca trouxe como tema para a próxima temporada a liberdade. Inspirada no desejo de ser livre para vestir-se sem obedecer a parâmetros, a coleção foi desenhada para atender a qualquer ocasião sem perder a essência da label. Com uma cartela de cores que evoca a origem western, temos uma conversa entre preto, tons terrosos e nude, com uma interferência pontual dos vibrantes amarelo e coral, além do branco, que imprime um toque sofisticado ao arranjo. Tecidos delicados receberam estampadas que evocam flores e cavalos. O jeans, cru (azul bruto) ou acizentado, aparece em novos shapes, recebendo acabamentos exclusivos. Já os metais, correntes, bordados e aplicações, vistos a toque de caixa, tornam as peças únicas, algo que vem a calhar nestes tempos de massificação de consumo e fast fashion.

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BALNEÁRIO 70’S

Ao som de Bebel Gilberto e o melhor da Bossa Nova, a marca Dupla Meninna apresentou uma coleção ultrafeminina. Em um flerte sadio com a estética náutica, listras nada óbvias em azul marinho e laranja imprimiram uma atmosfera elegante à silhueta fluida proposta. Longos esvoaçantes carregados por uma estamparia de padrões tropicais transformaram as modelos em mulheres poderosas,  que equilibram independência e sensualidade sem esforço. Decotes em “V” profundos foram suavizados por amarrações em um jogo de esconde-esconde. O grafismo em preto e branco também mostrou a que veio, um contraponto sofisticado às estampas coloridas. Um jumpsuit fez a platéia suspirar ao propor fendas para as pernas de silhueta palazzo. E a renda também esteve presente, em croppeds e nos maxi-brincos arredondados que simulavam o material. O styling fez bonito ao propor a sobreposição de tops cropped em vestidos. Um novo fôlego para o cansado tropical-chic.

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PIN-UPS CUBANAS

A Look Belle, que há 16 anos resgata o universo vintage em uma roupagem contemporânea, propõem para o seu Verão 2017 uma silhueta fresca, leve e cheia de movimentos. A coleção “Bella Vida” celebra a beleza de se viver intensamente, com amor e alegria, um sinônimo forte do que enxergamos pela América Latina. E é justamente esse o ponto de partida, uma realidade colorida na qual os ritmos latinos exalam uma feminilidade sensual, com um forte perfume retrô dos anos 40 e 50. Um tema muito bem-vindo neste momento em que o mundo volta os olhos para Cuba, uma das jóias do Caribe  e destino fashion certeiro após a recente apresentação Resort 2017 da Chanel na ilha. Pois as pin-ups da marca capixaba atravessaram a passarela ao som de Mambo, em uma profusão de looks que esbanjavam romantismo, com saias evasê e tops cropped ombro a ombro arrematados por babados. A marca propôs um passeio pela estamparia, revelando uma mistura de padrões tropicais maxi e micro, entre florais e listras, além de um clássico poá branco e preto bem feito. O laranja pontuou algumas peças, injetando uma energia à coleção, como um abraço caloroso e reconfortante.

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LA VIE EN ROSE

Os boulevares parisienses, as famosas longas avenidas rodeadas de árvores,  junto dos jardins encantadores e da arquitetura secular e inconfundível. É neste contexto que a marca capixaba Eliane Kill apresentou a coleção “Uma Vez Paris”. Estampas florais, pintadas em aquarela, se revezaram com listrados em tons vibrantes, em uma cartela de cores que protagonizou o coral devidamente pontuado, o off-white e, a melhor tonalidade do estilo parisiense: o marinho, característico do nonchalance em uma mulher segura de si, portando uma beleza única e natural. “Além das cores vibrantes apostamos também em tecidos fluidos, babados e amarrações”, afirma a estilista que dá nome à marca de Baixo Guandu, norte do Espírito Santo. Tudo isso em peças que são os hit trends da estação, como a calça cropped, os vestidos longos, as saias mídi e os jumpsuits, ou macacões. O laise ensaiou seu retorno, reinando absoluto em uma gama de peças e até em um esperto look total que evocou Brigitte Bardot ao reunir top e calça pantacourt. Adoramos!

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GYPSET

A Açúcar Moreno, das irmãs-empresárias Heglay Fonseca e Hinglyd Fonseca, apresenta a sua coleção de Verão 2017, “Açúcar Sunset Club”, inspirada nas ilhas de mar cristalino e beach clubs incensados, Ibiza, Capri e Mykonos, destinos certos da juventude jet setter européia. Tecidos leves e de muita fluidez foram arrematados por adornos, compostos por tramas e contas de acrílico, fazendo as vezes de colare e cintos. Peças amplas foram a palavra de ordem da coleção, traduzidas em vestidos longos e de comprimento midi, macacões, pantalonas e blusas com mangas de volumetria expressiva. As saias apareceram repensadas, com movimento, transpasse e babados. Puro ciganismo. O print é a assinatura da marca, e recebeu o tropicalismo visto em importantes grifes internacionais como ponto forte do mix de estamparia. Flores e frutas expressivas foram aplicadas em fundos fortes, como preto, vermelho e verde, e abraçaram a cena com o geometrismo dos “V” da estampa chevron e das listras. Sem dúvida uma coleção que transita da praia para o asfalto com muita personalidade e estilo próprio.

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HOMENAGEM

O trabalho de uma das maiores artistas plásticas do Espírito Santo, Ana Paula Castro, foi o ponto de partida da coleção “Que Nada nos Limite”, assinada pela estilista Chris Trajano. Ela foi homenageada por meio das peças apresentadas, cujas principais obras foram traduzidas em estampas e modelagens. Segundo a estilista, uma das maiores estrelas da coleção é a orquídea, ícone do trabalho de Ana Paula. “A orquídea virou uma referência importante da obra da artista plástica. Ela está presente em várias composições e deu um toque feminino à coleção”. Outros trabalhos desenvolvidos pela homenageada estão representados nas peças, com destaque para folhas, árvores e mesas. Quanto às cores, ênfase no rosa, amarelo, azul e laranja. O abstrato e a estamparia geométrica, ponto comum no trabalhos das duas, também está em evidência na coleção. A modelagem confortável privilegia a mulher feminina, apresentando assimetria e comprimentos diversos. “As estampas e modelagens da coleção produzem um resultado feminino, floral, colorido. Fiz questão de me manter fiel ao trabalho da Ana Paula Castro e o resultado não poderia ser mais especial. Sinto-me honrada pelo privilégio de poder compartilhar essas obras com tantas pessoas através dessa coleção”, completou Chris Trajano, que fez sua estreia como estilista no Vitória Moda 2015, na categoria Novos Talentos. Após um ano preparou uma coleção que evidencia todo o seu amadurecimento e criatividade, sinalizando-a como expoente da moda capixaba.

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PRESENÇA VIP

Revelação do São Paulo Fashion Week, a neotop capixaba Naira Lili, descoberta em um feira de rua na cidade de Serra, abrilhantou o casting do último desfile deste segundo dia de Vitoria Moda. A modelo foi convidada com exclusividade para fechar o desfile da Riviera Store, da empresária Thiciane Tibério. A marca desfilou 15 looks inspirados no universo náutico das listras e dos nós de marinheiro, nos quais os destaques foram a estamparia exclusiva, a alfaiataria moderninha e as peças esvoaçantes em puro clima de beach-chic. Peças estruturadas em neoprene, o tecido da moda, deram um tom tecnológico muito desejado à coleção. A cartela de cores trouxe o verde água e o azul marinho, que assina junto ao off-white o listrado ícone da label capixaba. Mas foi um outro listrado, rosa pink e laranja, que arrancou suspiros da primeira fila. O shape ajustado foi uma inovação introduzida pela equipe de estilo, visto nas saias de comprimento midi. Além disso, a marca lança uma linha de beachwear exclusiva, com biquínis, saídas de praia, bolsas e acessórios, tudo dentro da assinatura forte da label, segundo a estilista Laisa Ambrósio. “Vamos apresentar peças moderninhas, como maiôs recortados e hotpants, dentro do estilo já associado à marca, porém sem esquecer do básico, também chic, para que todas as clientes sejam bem atendidas pelas peças”. E depois de anos presente apenas em multimarcas no Espirito Santo e em outras lojas do Brasil, além do e-commerce, a Riviera Store inaugura sua primeira loja conceito, em Vitória. A loja abrirá no dia 12 de julho com sua coleção de alto inverno, com destaque para peças em veludo, suede, couro. Um pequeno preview da coleção Primavera Verão 2017 recém-apresentada no Vitória Moda também estará nas araras.

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