Superpop: Romero Britto empresta suas cores, traços e polêmicas à Hello Kitty e recria o personagem no seu niver de 40 anos


Assim como Sandro Barros – que também participa da mostra em shopping paulista, artista empresta seu olhar à gatinha (humana) japonesa nesta comemoração

*Por João Ker

Dois dos maiores ícones pop da cultura contemporânea se unem em exposição cheia de cores vibrantes, com apelo popular e que grita consumismo: Hello Kitty e Romero Britto. Pois é, depois de brincar com as figuras de gente como Shakira, Gisele Bündchen e Michael Jackson, “o artista mais poderoso e odiado da arte contemporânea” (pelo menos de acordo com a GQ Brasil) resolve mexer com a gatinha  manhosa mais famosa do mundo (nós já sabemos que ela é um ser humano, mas para honrar nossa crença infantil continuaremos a chamá-la de felina). Através da “Hello Kitty 40 anos”, em cartaz até o dia 21 de dezembro no Shopping D&D, em São Paulo. E, pelo resultado, pode-se esperar que tanto a Sanrio, empresa japonesa que criou o personagem, quanto o artista faturem mais alguns milhoezinhos.

Com 1,80m de comprimento, a estátua criada por Romero Britto apresenta mais daqueles traços polêmicos e cores vibrantes que infestam camisas, canecas e toda aquela memorabilia onde ele consegue imprimir sua marca. Tanto o vestidinho quanto o laço da boneca adorada por crianças e adultos agora assumem um quê de pop art, em uma fusão que tem tudo para também sair estampando cadernos, bonecas, pôsteres, mouse pads (alguém ainda usa?) e mais produtos lojas afora. “É uma grande honra fazer parte das comemorações dos 40 anos da Hello Kitty e em grande estilo”, diz o brasileiro. “A personagem é realmente um ícone internacionalmente reconhecido, e representa tudo o que a minha arte transmite – esperança, felicidade e amor – e eu desejo a ela muitos anos de sucesso!”.

Hello Kitty por Romero Britto (Foto: Divulgação)

Hello Kitty por Romero Britto (Foto: Divulgação)

Brasileiros que integram a parcela avessa ao trabalho controverso de Britto, podem ficar sossegados porque a exposição também traz outras ações de marketing e objetos criados especialmente para o aniversário de Hello Kitty. Sandro Barros fez um mini-vestido especialmente para a ocasião, além de algumas imagens que relembram outros momentos marcantes da personagem na cultura mundial, como a emblemática foto de Lady Gaga caracterizada por Markus Klinko & Idrani. A gente imagina que o recente desastre batizado de videoclipe lançado por Avril Lavigne ficou de fora da comemoração por motivos de: qualidade (ou falta dela). Mas ainda assim,é interessante aprender um pouco mais sobre essa menininha que tanta gente ama, mas pouco sabe sobre sua história.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:

Exposição Hello Kitty 40th Anniversary

Até 21 de dezembro

Das 10h às 22h (de segunda a sexta), das 10h às 20h (sábados) e das 12h às 19h (domingos e feriados).

Shopping D&D – Av. Nações Unidas, 12559 – Brooklin – São Paulo/SP.

Informações: (11) 3043-7117