Moda & Beleza

SICC: Salão Internacional do Couro e do Calçado, em Gramado, é a simbiose perfeita entre turismo, moda e negócios

Centenas de indústrias apresentam a compradores nacionais e internacionais suas produções – com todo charme tupiniquim e também com handmade -, em primeira mão

Publicado em 18/05/2016 | Por Lucas Rezende

A equação vitoriosa de somar os atrativos do perímetro turístico de Gramado, com as novidades do universo fashion e um balcão de negócios vem dando certo por  25 anos e se repetirá na próxima semana, mais precisamente entre os dias 23 e 25 de maio, na serra gaúcha, a cerca de 120 km de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Por lá, o SICC, Salão Internacional do Couro e Calçado, promovido pela Merkator Feiras e Eventos, dirigida por Frederico Pletsch; em parceria com o Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas; vai movimentar o mercado hoteleiro, a roda de negócios do comércio – internacional e nacional -, além de dar um refresh na moda brasileira.

Leia também – Setor calçadista observa linha ascendente de exportação e o SICC, Salão Internacional do Couro e do Calçado, chega para fechar ainda mais negócios

movimentacao-002-sicc-2015-foto-dinarci-borges

Movimentação da edição 2015 do SICC (Foto: Dinarci Borges)

Com temperaturas que vão variar entre os gélidos 5º e os mais amenos 16º, o clima já vai ser convidativo ao começar a subir a Serra Gaúcha, um dos maiores destinos turísticos do Brasil. A data de realização do SICC, aliás, coincide com o momento de alta temporada que se inicia com o outono, quando os termômetros justamente começam a baixar ainda mais – trunfo e desejo de quem busca o perímetro. A arquitetura colonial, junto dos tradicionais pedalinhos do Lago Negro, das cidades-miniatura do Minimundo, das malharias e das lojinhas de chocolate conferem o caráter turístico de Gramado, isso sem contar com museu de cera e o zoológico de espécies brasileiras, que só vêm a corroborar a ciadade como destino-desejo.

gramado

Pórtico da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha (Foto: Reprodução)

Leia também – Carimbo gringo! A 25ª edição do SICC, Salão Internacional do Couro e do Calçado ganha (mais) ares internacionais com presença de 200 importadores

O SICC, nos dias de realização, só vai borbulhar ainda mais a ocupação hoteleira e ajudar a fazer as roldanas da roda da economia da cidade girar a grandes rotações. “Gramado é uma cidade encantadora e que nas últimas décadas se preparou para receber bem uma enorme quantidade de pessoas. Tem uma infraestrutura fantástica, sem perder o clima acolhedor. Mesmo assim sempre tivemos em mente que as nossas feiras precisavam, além desse charme, de efetividade. Era necessário que promovêssemos negócios e conquistássemos a representatividade setorial, e felizmente atingimos esse objetivo”, destaca Frederico Pletsch.

Importadores garantem vendas de calçados_Dinarci Borges

Importadores garantem vendas de calçados (Foto: Dinarci Borges)

Além de estar situado em um perímetro altamente turístico – são mais de sete milhões de turistas anualmente, segundo a Secretaria de Turismo municipal -, o SICC ajuda a movimentar as contas financeiras com mais intensidade dentro da estrutura do Serra Park (com pavilhões modernos e totalmente climatizados), local escolhido para a realização dessa edição. Para se ter uma ideia,  serão 200 importadores de 46 países que vão em busca do melhor da indústria brasileira. O Salão, que colocará frente a frente representantes do mercado internacional e a produção nacional, já conta com a adesão de 114 expositores. Eles representam os mais variados segmentos presentes no salão, com marcas de calçados masculinos, femininos, infantis, esportivos e acessórios. São representantes de países como Japão, Letônia, Israel, Filipinas, Rússia, Equador, Chile e Arábia Saudita.

25ª edição do salão será a maior já vista_Crédito Dinarci Borges

A 25ª edição do salão será a maior já vista (Crédito Dinarci Borges)

As rodas de negócios, para a compra do crème de la crème do couro e calçado da nossa indústria, são incentivadas pela própria Merkator, que tem garantido aos compradores as passagens aéreas e a estadia durante o período da feira. Tudo para garantir um público qualificado. E mais: “Uma das nossas novidades será um espaço exclusivo para estes profissionais, o Espaço Importação, onde poderão trocar informações e intensificar relacionamentos, além das tradicionais visitas de negócios nos estandes”, adianta o diretor. Isso sem contar com o espaço Estação3, que tem a praticidade e a comodidade de um shopping, mas estará ainda mais charmoso e diferenciado. Explica-se: os estandes coletivos dos principais polos calçadistas estão mantidos e têm dupla finalidade. A primeira é garantir a presença de empresas de menor porte na feira, enquanto a segunda é apresentar opções de novos fornecedores para o varejo especializado. Estas novidades se associam ao espaço MStore, uma loja inteligente com tecnologias para vender melhor.

Por último e não menos importante há o caráter fashion. Centenas de indústrias apresentam a compradores nacionais e internacionais suas produções – com todo charme tupiniquim e também com handmade -, em primeira mão. Detalhe: se alinhando ao calendário nacional da moda, já que o SICC é o intermediário entre as duas levas de semana de moda (depois da primeira São Paulo Fashion Week do ano, Minas Trend e Dragão Fashion Brasil; e antes das segundas edições anuais da SPFW e do Minas Trend, do Capital Fashion Week e do Vitória Moda, por exemplo), se colocando como a previsão e a sucessão fashion, entregando produtos da indústria coureiro-calçadista que vão compor looks de street style, arrematar desfiles de passarela e, logicamente, compondo vitrines país afora.

* A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,