Moda & Beleza

Setor calçadista observa linha ascendente de exportação e o SICC, Salão Internacional do Couro e do Calçado, chega para fechar ainda mais negócios

A 25ª edição do SICC será realizada no Serra Park, em Gramado (RS), entre os dias 23 e 25 de maio. O número de visitantes e de compradores internacionais promete ser o maior até hoje, segundo expectativa da Merkator, empresa organizadora do evento

Publicado em 16/05/2016 | Por Lucas Rezende

Os números falam por si só: no mês de abril, os calçadistas exportaram 8,4 milhões de pares por US$ 69 milhões, números superiores tanto em pares (11,7%) quanto em valores (0,8%) em relação ao mesmo mês em 2015. No montante desde o início de 2016 até agora, os exportadores somam 40,26 milhões de pares exportados por US$ 295,83 milhões, resultado 2,7% superior em pares e 4,6% inferior em valores na relação com igual período do ano passado. Os números, divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), também continua evidenciando o Rio Grande do Sul enquanto principal exportador de calçados do Brasil. De lá, partiram mais de 36% do total gerado em embarques no quadrimestre. E é no estado, mais precisamente na cidade de Gramado, distante 115 quilômetros da capital Porto Alegre, que esses números devem entrar em linha mais ascendente com a 25ª edição do SICC, o Salão Internacional do Couro e do Calçado. Realizado entre os dias 23 e 24 de maio nos pavilhões do Serra Park, o evento vai reunir compradores internacionais, representantes do varejo brasileiro e as principais marcas da indústria com um objetivo maior: fechar negócios e fazer a roda da economia girar.

Esta edição comemorativa do SICC será a maior de todos os tempos e compradores do Brasil e do mundo vão lotar o Serra Park (Foto: Henrique Fonseca)

Esta edição comemorativa do SICC será a maior de todos os tempos e compradores do Brasil e do mundo vão lotar o Serra Park (Foto: Henrique Fonseca)

Com o slogan de “A nova cara da moda”, o SICC será o palco para os lançamentos de calçados e acessórios para a próxima primavera-verão 2017. A organização da feira,  realizada pela Merkator Feiras e Eventos, de Frederico Pletsch, planeja, nos três dias de negociações, visitação recorde, fazendo dessa edição, a maior da história da feira em 25 anos de existência. Para tanto, uma série de parcerias foram feitas. Para a 25ª edição, a Merkator uniu forças com os  sindicatos da Indústria de Calçados de Estância Velha, da Indústria de Calçados de Ivoti, da Indústria de Calçados de Igrejinha, da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, da Indústria de Calçados de Parobé, da Indústria de Calçados de Sapiranga e da Indústria de Calçados de Três Coroas para um marco de negociações entre produtores e compradores. “Possuímos algumas informações bastante positivas que apontam para uma grande participação de lojistas. Trabalhamos com a ideia de que iremos bater todos os recordes históricos de visitação”, garante, cheio de boas vibrações, o presidente do Sindicato da Indústria de Três Coroas, Werner Junior.

A feira fica lotaa durante todos os dias de sua realização (Foto: Henrique Fonseca)

As negociações vão atingir números recordes nesta edição do SICC (Foto: Henrique Fonseca)

Ainda segundo o presidente, o conceito inovador de fazer feiras, “onde existe a união de esforços da promotora com os sindicatos de seus expositores, somado a uma data assertiva no calendário da moda do calçado e num ambiente turístico agradável como Gramado, é uma fórmula de sucesso que veio para ficar e só tende a evoluir cada vez mais”. Por isso Werner Junior continua otimista mesmo em um momento de recessão por qual passa a economia brasileira. “Independentemente da situação política e econômica instável em que o nosso país vive na atualidade, o mercado calçadista de moda precisa se renovar e se reinventar a cada estação, e as vitrines que não acompanham este ritmo estarão fora do jogo. Portanto, a feira tem tudo para ser um momento de efetivação de pedidos”, justifica. Também pudera: cerca de 200 compradores estrangeiros estarão em Gramado para emitirem suas demandas. “Com certeza, podemos afirmar que o SICC deixou de ser uma feira nacional para elevar-se a um patamar de importância internacional”, conclui o presidente do sindicato, Werner Junior.

A planta do evento que acontecerá entre os dias 23 e 24 de maio nos pavilhões do Serra Park

A planta do evento que acontecerá entre os dias 23 e 24 de maio nos pavilhões do Serra Park

Dentre as novidades dessa 25ª edição, HT destaca um encontro, batizado de “Papo Legal”, onde acontecerá uma análise sobre as tendências no mercado brasileiro com ninguém menos que o nosso…Alexandre Herchcovitch, no dia 22 de maio, esquentado os motores do Salão Internacional do Couro e do Calçado. Isso sem contar com o desfile preview da nova coleção da Lynd. Tudo acontecerá no Hotel Master Premium Gramado. “Será um momento importante de troca de conhecimento com um profissional que é uma referência na moda brasileira”, afirma a diretora de Mercado da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, Roberta Pletsch. E mais: a 25ª edição do SICC terá uma loja inteligente, que une experiências e tecnologias para o varejo. Os lojistas visitantes terão a oportunidade de conhecer tecnologias que podem inovar e aprimorar seus negócios na M Store Loja Inteligente com o modelo de negócio Sapati – Sapataria Inteligente, recentemente lançado e que pensa a tecnologia e a inovação aplicadas ao varejo. O objetivo é simples: vender mais e melhor, ampliando lucros e garantindo o bem estar do cliente. “Somos uma feira que tem uma forte tradição, mas que nunca deixou de apresentar novidades e tecnologias que agreguem qualidade, tanto para quem vende, quanto para que compra. Esse conceito inovador está no DNA do SICC, e também responsável pelo sucesso que a feira vem alcançando desde o seu início”, ressalta o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.

papo-legal-2016-alexandre-herchcovitch

Enquanto a gente se prepara para o frio e afivela as malas rumo à Serra Gaúcha, ficamos com os ecos da fala de Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, em nosso último encontro lá em Gramado: “O sucesso do SICC é conseguir agregar a moda plural: tanto a da indústria de alta produção como as indústrias de médio e pequeno porte. Conseguimos oferecer ao lojista os mais variados tipos de calçados: masculino, feminino, infantil, esportivo, além de bolsas, cintos. Todos os mais diversos acessórios em um só local”. Captou?

 

Frederico Pletsch (Foto: Henrique Fonseca)

Frederico Pletsch (Foto: Henrique Fonseca)

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,