Moda & Beleza

SENAI CETIQT: Vem saber sobre o 4º Ciclo do Programa de Mentoria, sinergia aluno+mercado de trabalho

As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto e os alunos que estão cursando os três últimos períodos de Design de Moda e Engenharia Química serão orientados por CEOs de grandes empresas, que compartilharão as suas experiências. O programa é gratuito e, após o primeiro encontro presencial, passa a ser realizado de forma online durante o semestre

Publicado em 19/08/2019 | Por Heloisa Tolipan

O site Heloisa Tolipan viu nascer e acompanha os frutos do Programa de Mentoria, um dos projetos inovadores desenvolvido pelo SENAI CETIQT – maior centro latino-americano de produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção e da área Química – e que chega agora ao 4º Ciclo. A partir dos três pilares que norteiam o SENAI CETIQT (tecnologia, inovação e educação para o hoje e o futuro) é de suma importância, em plena era da Quarta Revolução Industrial e com a velocidade das informações hoje, proporcionar aos alunos a troca de experiência com CEOs de grandes empresas e profissionais inseridos no mercado de trabalho.

Recentemente, eu acompanhei e contei aqui para vocês sobre o Meet and Greet promovido pelo SENAI CETIQT com profissionais que são referências nos mercados de Moda e engenharias Química e de Produtos voltado para alunos e aberto também ao público. Foi uma oportunidade ímpar de contato direto e conexão com quem está criando a sua chancela em um universo sonhado por muitos. As histórias de vida profissional que foram apresentadas mostram a garra, a persistência, o saber inovar e fazer a perfeita sinergia entre o aprendizado em uma faculdade, a realidade do mercado de trabalho e o mundo tecnológico em que estamos inseridos. Mas, além desses encontros, o SENAI CETIQT criou o Programa de Mentoria especificamente para os alunos que estão cursando os três últimos períodos de Design de Moda e Engenharia Química.

Um dos importantes diferenciais do SENAI CETIQT é dar oportunidade a seus alunos de “aprender fazendo”, por meio do acesso a modernos processos de produção, inclusive com as novidades da Indústria 4.0; e junto à expertise de profissionais renomados. O 4º Ciclo do Programa de Mentoria do SENAI CETIQT, que está com inscrições abertas até 29 de agosto, dá continuidade a esta bem sucedida experiência de aproximar os estudantes das inovações do mercado, pelo olhar de quem já atua nele com sucesso.

A vida é feita de oportunidades e esse projeto é uma delas. Vou dar um exemplo real para vocês conferido durante o Meet and Greet. Sabe quem era uma das palestrantes? Morgana Polly, ex-aluna de Engenharia Química do SENAI CETIQT, que participou do Programa de Mentoria e que atua na coordenação de projetos para plataformas em operação na Bacia de Campos pela OTZ Engenharia. Ela contou aos alunos do SENAI CETIQT mês passado: “Após um ano de formada, eu já estou trabalhando como coordenadora de um projeto guarda-chuva de manutenção de plataformas. Um desses projetos faz manutenção de plataformas na Bacia de Campos. Quando estava cursando Engenharia Química no SENAI CETIQT, no último período, participei do Programa de Mentoria promovido pela instituição e foi aí que tive o primeiro contato com os profissionais da empresa onde hoje trabalho. Antes mesmo de me formar, eu tive a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho”, destacou.

Como relatei na matéria, Morgana Polly ainda falou sobre a qualidade do curso do SENAI CETIQT e a maneira como ele contribuiu para o seu sucesso, além de elogiar as iniciativas de aproximação entre empresas e alunos: “A rapidez com que o aluno entra para o mercado de trabalho é um diferencial da instituição. Principalmente ao trazer esses profissionais para dentro da sala de aula, onde através das apresentações e o Programa de Mentoria, os alunos podem ter contato com diretores e CEO’s para entenderem melhor como será o seu futuro, que pode ser o hoje. Oportunidades como essa são ótimas para orientar quem está iniciando”.

O SENAI CETIQT foi pioneiro ao apresentar uma estrutura de mentoria onde profissionais parceiros da indústria química e de empresas de moda conhecem pessoalmente os alunos que serão seus mentorandos como marco inicial do projeto, e conduzirão uma orientação voluntária aos alunos da faculdade por meio de uma plataforma online.

Então, fiquem ligados: O Programa de Mentoria promove o contato dos alunos com nomes consagrados das indústrias têxtil, de confecção e química. É gratuito e, após o primeiro encontro presencial, é realizado de forma online durante o semestre. E os interessados não passam por qualquer processo seletivo ou entrevista, precisam apenas fazer a inscrição.

O SENAI CETIQT foi pioneiro ao apresentar uma estrutura de Programa onde a interação tem como marco inicial um encontro presencial entre estudantes e mentores (03 de setembro – Engenharia Química; e 06 de setembro – Design de Moda).

O Programa de Mentoria do SENAI CETIQT é apontado como um dos destaques da instituição pelos alunos que estão cursando os três últimos períodos dos cursos de Design de Moda e de Engenharia Química (Foto: Tiago Lontra)

“Queremos cada vez mais oferecer uma formação completa aos alunos, não só com conhecimentos técnicos, mas também com experiências práticas e uma visão real da atuação do profissional em um mercado que vem se renovando com a inserção da tecnologia. A Mentoria é um grande diferencial, pois abre perspectivas, evita erros e mostra novos caminhos. O contato deles com os profissionais que já atuam no mercado é muito positivo diante dos desafios que acontecem durante a transição da vida acadêmica para a profissional”, explica o coordenador de Inovação Educacional do SENAI CETIQT, Bernardo Queiroz.

Ano passado, quando o programa foi criado, Bernardo Queiroz já tinha sinalizado a importância da instituição no programa, e os benefícios que todas as partes envolvidas. “Esses profissionais serão parceiros em diversas ações para os alunos, e queremos incentivar ao máximo isso. Buscamos sempre a valorização do currículo de nossos alunos, a visibilidade deles com foco na empregabilidade, mas sabemos o quanto o mentor também ganhará contribuindo na trajetória de futuros colegas de trabalho, conhecendo possíveis estagiários ou profissionais para sua empresa, a troca de experiências e no vasto networking”. Apesar do projeto ter sido montado pensando nas necessidades dos alunos, os mentores também terão alguns benefícios com o contato. Será uma oportunidade para os profissionais da área se renovarem, e ainda poderão conhecer os gostos e as demandas da geração atual contribuindo para o gerenciamento de produtos e pesquisas de mercado.

Dentre os mentores escolhidos para orientar os alunos, estão profissionais da Radix, Ergossol, Calvin Klein, Billabong, Richard, DENIN Zero, Dellas Lingerie, Petrobras, Global Yeast e Audaces. É importante lembrar que o Programa de Mentoria não garante um estágio ou emprego, mas pode gerar essas oportunidades para os alunos.

As experiências práticas e uma visão real da atuação do profissional são de suma importância para os alunos que chegarão ao mercado de trabalho (Foto: Tiago Lontra)

Neste semestre, a iniciativa será ampliada, abrangendo novas áreas, como Indústria 4.0 – para alunos de Engenharia Química – e Modelagem – para alunos de Design de Moda. Vale ressaltar que o SENAI CETIQT é referência no país quando o assunto é Indústria 4.0, por ter criado a primeira Planta Piloto de Confecção 4.0 das Américas e por formar a primeira turma da Pós-Graduação MBI – Master in Business Innovation – em Indústria Avançada: Confecção 4.0.

Os interessados em participar devem procurar a Coordenação de Inovação Educacional para obter mais informações e se inscrever no 4º Ciclo do Programa.

SERVIÇO:                                          

Programa de Mentoria 2019/2
Inscrições: até 29/08/2019
Local: Coordenação de Inovação Educacional do SENAI CETIQT
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
Contatos: cie@cetiqt.senai.br // 3812-6010

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,