SENAI CETIQT – Start à Pós-Graduação em Inovação e Tecnologia em Design de Estampa, mercado com projeção global


O mercado de Design de Estampa agrega profissionais empreendedores e também profissionais exclusivos de marcas. Com previsão de crescimento de 34% em 2019 (dados do InfoTrends), o mercado global de impressão digital têxtil é um dos destaques nas pesquisas do setor

A gente contou aqui, em primeira mão, quando o SENAI CETIQT criou a Pós-Graduação em Inovação e Tecnologia em Design de Estampa. E, agora, vamos informar que estão abertas as inscrições até 22 de outubro, para 30 vagas no curso, na unidade Barra da Tijuca.

A estamparia é um dos mais belos trabalhos na cadeia da moda brasileira e que ganhou projeção internacional. Ressaltei aqui  que tenho acompanhado o sucesso dos mais criativos estúdios de Norte a Sul do país e eles nos representam no exterior com seus resultados e materiais inovadores. O mercado de estamparia só cresce e é repleto de brasilidade e inspiração.

O nosso país ocupa hoje a segunda posição no ranking de vendas do setor na Índia, por exemplo, mostrando que pode, sim, ter chancela internacional. E para corroborar o que disse, os estúdios que também já conquistaram a Europa estão, agora, sob os holofotes dos Estados Unidos. O SENAI CETIQT, instituição que desenvolve uma importante sinergia entre política educacional e mercado de trabalho saiu na frente ao criar o curso de Pós-Graduação em Inovação e Tecnologia em Design de Estampa com duração de 300 horas, sendo 300 horas presenciais e 60 horas a distância com duração de 14 meses. E atenção: é voltado a profissionais de diversas áreas artísticas e de projeto, como Design de Moda, Design de Interiores, Design Gráfico, Arquitetura e Artes Plásticas, entre outras.

As pesquisas mostram que hoje, no mercado interno, pelo menos 60% de uma coleção é estampada. Nas feiras voltadas para o Sistema Moda do país, cada estúdio vende uma média de 30 a 50 estampas, podendo até mesmo receber encomendas de 150 estampas para um mês. É um mercado ágil, que precisa de inovação constante em alta potência e faz a roda da economia girar.

O objetivo da Pós-Graduação é capacitar os participantes com o que há de mais novo e tecnológico no setor. Por meio de um amplo conhecimento técnico, eles serão capazes de construir e desenvolver padronagens manualmente ou por meio de softwares. Para isso, terão também aulas práticas nos laboratórios do SENAI CETIQT, que estão equipados de acordo com a demanda atual da indústria têxtil.

“O profissional de Design de Estampas que se destaca é aquele que acompanha a valorização de produtos diferenciados, com a identidade visual atrelada ao valor da marca. É importante lembrar que as grandes marcas lançam estampas exclusivas e alinhadas ao seu propósito e perfil no mercado, criando assim maior engajamento com o consumidor. Esta é uma Pós-Graduação com uma leitura da estamparia através das novas tecnologias. Tudo isso, claro, de olho no mercado e pensando nas demandas”, explica a especialista em coordenação de Design de Moda do SENAI CETIQT, Melissa Silva.

Melissa Silva (Foto: Heloisa Tolipan)

Quando o curso foi idealizado, Melissa havia nos contado que  para elaborar um curso como esse, os especialistas do SENAI CETIQT, incluindo ela, foram a campo e conversaram com os mais diversos profissionais a fim de saber e sentir a necessidade imediata. O aluno, portanto, terá ampla orientação direcionada especificamente para o que o mercado de trabalho precisa nessa transição para a Quarta Revolução Industrial.

Para Melissa, a principal característica da estamparia brasileira é a forte identidade nacional, o que ela frisa como “DNA”: “O brasileiro trabalha muito bem com estamparia. Temos resultados impressionantes. E sabemos executar com maestria criações com materiais diferentes. No Nordeste, o que se faz com a cor é de chorar de tão emocionante.

A pós-graduação em Tecnologia e Inovação em Design de Estampa vai valorizar o lado empreendedor do aluno. A ideia é incentivar uma criação original e inovadora valendo-se sempre da inspiração brasileira. “O curso vai mostrar como se tornar o empreendedor de um estúdio, por exemplo. Como se portar diante da realidade”, explica, acrescentando: “É preciso entender a necessidade do cliente, saber exatamente o que ele quer. Nessa hora, o profissional precisa pensar amplamente”.

Portanto, a conclusão é a seguinte: o aluno da pós sairá apto a desenvolver projetos de design para o mercado de moda com foco em estamparia. As aulas práticas vão abordar, também, a relação com o mercado e o networking com as diversas empresas do setor.

A Pós-Graduação é dividida em módulos: Criação, Técnico, Digital e Projeto Final. “O curso também possui um modelo de avaliação diferenciado. Ao final de cada módulo, haverá bancas de avaliação com a participação de pessoas do mercado. As aulas práticas vão dar ênfase, também, à relação com o mercado e o networking com as empresas do setor”, destaca Melissa.

O edital completo da Pós-Graduação em Inovação e Tecnologia em Design de Estampa está no site senaicetiqt.com. As inscrições podem ser feitas no próprio site preenchendo o formulário eletrônico.

O mercado de Design de Estampa agrega profissionais empreendedores e também profissionais exclusivos de marcas. Com previsão de crescimento de 34% em 2019 (dados do InfoTrends), o mercado global de impressão digital têxtil é um dos destaques nas pesquisas do setor. O Design de Estampa está presente em diferentes tipos de produtos, desde o Vestuário (roupas, acessórios e sapatos) à Decoração.

E vamos às informações para você não perder tempo:

SENAI CETIQT

Unidade: Barra da Tijuca

Dias e horários: Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30; e aos sábados, das 9h às 18h

Carga Horária: 360 horas

Valor total: R$ 9.500,00, que pode ser parcelado em 17x R$ 558,82.