Moda & Beleza

Santa Catarina Moda e Cultura: a evolução para um design com chancela e a união entre indústrias e escolas de moda

Uma plataforma colaborativa de inovação entre os maiores players da indústria têxtil do Brasil e escolas de Design de Moda

Publicado em 30/11/2013 | Por Heloisa Tolipan

Em busca de uma evolução para o Design Made In Santa Catarina, o projeto Santa Catarina Moda e Cultura apresenta as coleções criadas por 21 times criativos e 9 entidades de ensino em instalações, neste sábado (30.11), a partir das 19h, no Stage Music Park, em Floripa.

 

foto

Jackson Araujo, diretor criativo do SCMC, em cenografia de fashionvideo da 3ª Edição da Mostra de Fashionvideos MODEO (Foto Douglas Sielski / Wide Studio)

Com direção criativa de Jackson Araujo e Luca Predabon, o projeto se firma como uma plataforma colaborativa de inovação entre os maiores players da indústria têxtil do Brasil – como Hering, Marisol, Dudalina, Karsten e Altenburg – e escolas de Design de Moda – Univali, Udesc, Assevim, Senai, Uniasselvi. A ideia é assumir cada vez mais a Resort Culture praticada no estado como inspiração e fio condutor para uma transformação de pensamento e produção. “Queremos uma evolução, incentivar a autoestima, estudar comportamentos e mostrar que o caminho para a moda (e as indústrias criativas que querem se relacionar com ela) é a transversalidade, aproximando cada vez mais design, arte, comportamento e entretenimento”, diz Jackson Araujo.
Leia entrevista exclusiva com o diretor, na qual explicita o que será lançado em Floripa no evento Resort Culture Club.

HT – Em seu oitavo ano, como você, na função de diretor criativo, posiciona o Santa Catarina Moda e Cultura na construção de um novo pensamento para a indústria brasileira?

JA – Santa Catarina Moda e Cultura celebra a sua relevância para o mercado, seu ineditismo e vocação em colocar as empresas participantes em contato com o lado mais conceitual da moda e aproximar as escolas de design do lado mais comercial do mercado, buscando na apresentação de capsule collections um equilíbrio estético e criativo perfeitamente adequável às linhas de produção das fábricas, propondo a inovação de processo e produto como seu principal desafio.

HT – Quando os formatos tradicionais das semanas de moda dão ares de cansaço, qual o principal diferencial do SCMC?

JA – Nesse sentido, a plataforma Inteligência Compartilhada, metodologia de trabalho criada por mim e por Luca Predabon, que assina comigo a direção criativa do SCMC, vem trabalhando a equação Moda + Arte + Design desde seu ano #6 (2011), acrescentando agora os componentes Comportamento e Entretenimento, inaugurando uma somatória igualmente inédita no mercado brasileiro.

HT– Como está sendo o processo de análise e estudo dos comportamentos da cultura Resort de Santa Catarina?

JA – Acreditamos que o estudo de comportamento é o que vai fazer a diferença no mercado de moda daqui pra frente. No mundo da cultura de nichos, cada vez mais as marcas precisam entender os nichos comportamentais com quem querem trabalhar. Desde o ano passado e agora, mais do que nunca, estamos de olho nos comportamentos da Resort Culture – que o SCMC assume como identidade para o design made in Santa Catarina. Assim, orientamos os Times Criativos a se inspirarem em personagens-ícones locais para criar suas capsule collections, instalações e fashionvideos. São chefs, esportistas, artistas, músicos e empresários que emprestam seu lifestyle para as coleções e instalações, homenageados por vivenciar e fortalecer o DNA Resort.

HT – E qual é o tom do evento Resort Culture Club, que promove o lançamento das 21 capsule collections em Floripa, no sábado, dia 30 de novembro, no Stage Music Park?

JA – O clima é de festa, já que o nightlife efervescente se destaca como um importante driver local de diferenciação comportamental, atraindo olhares do mundo para DJs e clubs. Alguns DJs participam do evento, tocando ao vivo ou assinando a trilha sonora dos fashionvideos que compõem a 3ª edição da mostra Modeo.

 

HT – Que outros valores culturais o Resort Culture Club apresenta?

JA – De olho na nova produção artística e de moda, o SCMC abre espaço para duas mostras: “Duna” – revelando os nomes mais promissores da nova cena de artes plásticas do Estado – e “Frutos” – resgate de quatro talentos egressos de outras edições do projeto, ativos na nova moda praticada em sintonia com o pensamento que sinaliza uma ressignificação atual do luxo, seus valores éticos, sociais e criativos, num ambiente que valoriza a experiência, a transparência e o significado.

 

 17102013-IMG_1177

 Look da capsule collection “Folk Carijó”, do time criativo HI Etiquetas + Univali, inspirado no chef Vitor Gomes, do badalado restaurante Ponto G, que propõem sabor multicultural à gastronomia local (Foto Douglas Sielski / Wide Studio)

Sebastianribeiro

O kitesurfista Sebastião Ribeiro, 5º nome mais influente do esporte no mundo, inspira coleção e instalação do Time Criativo Altenburg + Udesc (Foto Suh Pabst)

[SCMC Ano #8] Final Teaser – SCMC Resort Culture Club from Santa Catarina Moda e Cultura on Vimeo.

Pesquisas relacionadas