Moda & Beleza

Ricardo Tavares, maquiador das estrelas e um dos mais conceituados nomes do mercado, fala sobre carreira, dicas e apostas para o verão

O beauty artist se formou em publicidade e, mesmo nunca tendo trabalhado na área, transita por ela sempre através de campanhas, filmes e comerciais, além de ministrar cursos e atender clientes

Publicado em 19/11/2015 | Por Karina Kuperman

Ricardo Tavares é um beauty artist consagrado no meio da moda e no mundo publicitário. Aliás, sua história com a publicidade é longa. Formado, ele nunca chegou a trabalhar na área em si, mas vive às voltas com o tema em campanhas, filmes e comerciais e é um dos mais conceituados nomes do mercado. O motivo? Ricardo é atencioso e só entrega resultados excelentes. “Eu me firmei nisso, porque quando trabalhamos com grandes marcas, a produção de um filme custa muito caro, então não pode ter margem de erro. Temos que saber o que fazer para dar diferencial de forma natural e é um contexto. Não se vende só a maquiagem, estamos vendendo um produto”, explicou, destacando que há grandes diferenças entre maquiar para vídeo ou fotos: “A movimentação é diferente. No vídeo não uso tanto produto para o cabelo, pesa muito. Só modelo com as mãos”, disse.

ricardo1

Ricardo é superamigo de vários famosos e um dos melhores amigos de Dani Suzuki (Foto: Reprodução/Instagram)

Aliás, o vídeo é um caso de amor à parte. Ele, que ama trabalhar com as câmeras em movimento, garantiu que presta atenção a cada detalhe. “É muito bom ver um resultado legal e eu penso sempre nisso. Não adianta só fazer a maquiagem se não cuidar da imagem dos atores no vídeo. Eu dou continuidade ao trabalho, porque aquele momento único que imprime é o que vai ao ar, então o cabelo tem que estar perfeito, a pele impecável”, destacou ele, entregando seus principais truques. “Para as mulheres eu valorizo peitos, colo e saboneteiras e, nos homens, passo blush nas orelhas. Dá um aspecto muito natural”, afirmou.

ricardo3

O beauty artist presta atenção à cada detalhe. Na foto, ele com Letícia Spiller (Foto: Reprodução/Instagram)

Quem vê tanto conhecimento nem acredita que seu interesse pela área de beleza começou quando, ao se formar na faculdade de publicidade, decidiu seguir uma carreira mais imediata. “Precisava de uma profissão para me sustentar e comecei a olhar o que meus amigos faziam. Eu me identificava com o lifestyle de um deles que era maquiador, então resolvi fazer um curso no Senac, aí eu conheci as pessoas certas, tive sorte. A partir daí eu fui apresentado para o Fernando Torquatto e virei assistente dele. Fiquei cinco anos e conheci muita gente, fui me desenvolvendo”, contou. O destino quis e ele chegou a ser maquiador do “Superbonita”, no GNT, e, atualmente, é responsável pela beleza de Regina Casé no “Esquenta”. “Foi depois do ‘Superbonita’ que minha vida mudou, criei uma carreira independente. Com a Regina eu trabalho há dez anos e adoro. Lá tem sempre novidades, histórias engraçadas, temas diferentes”, contou ele, destacando que “quando as pessoas chegam animadas o resultado é muito superior”.

ricardo5

A preocupação de Ricardo vai além da maquiagem e do cabelo. Ele cuida da imagem de cada ator com quem trabalha (Foto: Reprodução/Instagram)

Para ele, o grande desafio que os profissionais da área tem é de fazer uma pele boa, com cara de pouco maquiada. “Quando eu comecei, que fazia moda, era muito conceitual, então tinha temas, boca roxa. Só que eu sou mais de beleza, de valorizar a mulher, aí fui firmando a mão e foi um crescente. Antigamente, bom era muita maquiagem e hoje elas querem parecer que não tem nada. Às vezes levo uma hora e meia para um efeito ‘natural’, principalmente quando é uma pele mais madura, mas eu adoro desafios”, garantiu ele, que acredita que o segredo é simples: “É brincar de sombra e luz. Os principais erros são o excesso de brilho, cintilante e chamar atenção para algo que não favoreça tanto”, explicou. Para ele, uma pele bem trabalhada é tão importante que se pudesse investir em um só produto para o resto da vida seria, sem pensar duas vezes, um bom primer.

ricardo4

Ricardo e Dani Suzuki são tão amigos que ele convive com o filho da atriz (Foto: Reprodução/Instagram)

Como ele não pode se dar ao luxo disso, continua com sua mala cheia. “Viajo muito e vejo tipos de produto para cada clima. É um investimento. Adoro Shu Uemura, Dior, Lancôme, M.A.C. e, claro, vou pontuando o que precisa. Chega uma hora que já temos tudo e os produtos vão ficando velhos, aí não é legal. Eu dou muita coisa também, para rodar. A apresentação é muito importante, gosto do meu material limpo, bem cuidado, isso vale muito”, contou. Além de tudo, Ricardo tem muitas outras vertentes: é professor. É que ele já deu diversos cursos de automaquiagem e palestras pelo Brasil. “Eu dava muitas palestras em cidades do interior quando trabalhei no ‘O Boticário’. É muito legal conseguir passar a experiência de forma didática e eu sou bom nisso. Nunca digo que está errado, eu proponho. Não quero travar as pessoas e acho o treino fundamental para aprender”, disse.

Ele também produz noivas e garantiu: não é do tipo que impõe sua opinião. “Eu ouço o que ela quer, não discordo nunca, mas direciono com que eu gosto. Procuro sempre atender, é a minha grande preocupação. Sou um artista, mas também prestador de serviços. Não adianta pontuar o que eu acho e a cliente não estar satisfeita”, analisou ele, que ainda “sonha” com duas clientes em especial: “Adoraria maquiar Gisele Bündchen e Kate Moss. A Gisele já é linda, então seria mais fácil” afirmou.

ricardo2

O maquiador é querido pelos sets por onde passa (Foto: Reprodução/Instagram)

Para o verão, sua grande aposta é o bronze. “Acho que a pele mais queimadinha e saudável vai pegar. Gosto também do blush cremoso, que é um pouco mais difícil no Rio, né? O ponto de luz nas maçãs é legal e eu tenho usado muita água termal, que dá um glow. A maquiagem tem que ser meio glow, que não é brilho com aspecto de suado e cansado. Além disso, acho que a boca vai ser supervalorizada, com contorno quase no tom do batom para dar volume. No verão, a mulher fica sexy com a boca grande”, opinou. A gente acha que ele acertou em cheio novamente.

Pesquisas relacionadas