Moda & Beleza

Pelo terceiro ano, a joalheira Tereza Xavier promove campanha “Natal Cãopanheiro” para arrecadar doações para os cachorros da SUIPA. Saiba como ajudar!

A escolha pela organização beneficiada deste ano foi uma tentativa de ajudar a instituição que abriga e cuida de mais de quatro mil animais. Por semana, a SUIPA gasta cerca de R$ 50 mil com rações para cães e gatos. "Eu acho que se cada um ajudar um pouquinho, o resultado será muito mais significante. Está tudo tão difícil, em diferentes áreas do nosso dia-a-dia, que mesmo a menor colaboração se torna valiosa para um objetivo maior"

Publicado em 19/12/2016 | Por Julia Pimentel

O Natal está chegando e o espírito de amor e solidariedade mais uma vez tomou conta de Tereza Xavier. Pelo terceiro ano consecutivo, a joalheira promove a campanha “Natal Cãopanheiro” de sua marca homônima. Assim como faz desde 2014, Tereza este ano está arrecadando rações para cachorros que serão doadas à Suipa, organização carioca que abriga e cuida de mais de 4,5 mil cães e gatos. Embora este ano a artista não tenha conseguido elaborar uma campanha grandiosa em função de sua agitada agenda profissional, ela nos explicou por que não poderia deixar de realizar o “Natal Cãopanheiro”.  “Eu tive a ideia de promover essa ação por causa da minha paixão pelos animais. Eu tenho dois cachorros em casa que são tratados como reis. Como eu não consigo fazer com que todos os outros cães sejam tratados da mesma forma pelas pessoas, eu resolvi montar essa campanha para, pelo menos, ajudar de alguma maneira”, explicou.

Leia também: Uma das maiores estrelas da Itália, Sabrina Ferilli deu rasante no Rio de Janeiro e se apaixonou pelas peças da joalheira Tereza Xavier

Tereza Xavier está no terceiro ano da campanha "Natal Cãopanheiro" (Foto: Reprodução)

Tereza Xavier confessou que trata seus animais como se fosse reis (Foto: Reprodução)

Para isso, Tereza Xavier conta com o apoio de amigos, clientes e seguidores de seu trabalho. Todo ano, a joalheira disse que recebe dezenas de quilos de ração para serem doados a abrigos e instituições que cuidam destes animais. “Para manter o ‘Natal Cãopanheiro’ eu tenho a ajuda de muita gente. Na primeira edição, por exemplo, nós tivemos a parceria da Hill’s Pet Nutrition que abraçou o projeto e foi responsável por grande parte das doações. Porém, por políticas internas, eles passaram a fazer essa colaboração social de forma direta. Mesmo assim, tanto no ano passado quanto este ano, eu não deixei a ideia morrer e mantenho a campanha com a ajuda dos meus amigos. Eu acho que se cada um ajudar um pouquinho, o resultado será muito mais significante. Está tudo tão difícil, em diferentes áreas do nosso dia-a-dia, que mesmo a menor colaboração se torna valiosa para um objetivo maior”, argumentou.

Leia também: “Pátria amada Brasil”: Tereza Xavier preparou uma coleção de peças especiais para as Olimpíadas e foi muito além do óbvio: “Quis trazer a vibração da floresta”

Tereza Xavier promove, pelo terceiro ano consecutivo, o "Natal Cãopanheiro" (Foto: Reprodução)

Tereza Xavier promove, pelo terceiro ano consecutivo, o “Natal Cãopanheiro” (Foto: Reprodução)

Em 2016, as doações arrecadadas com a campanha “Natal Cãopanheiro” serão destinadas à Suipa. No Rio de Janeiro, a sociedade é responsável por cuidar de milhares de animais e, a cada semana, tem um custo médio de R$ 50 mil em alimentação. Este ano, a situação da organização ainda ficou mais preocupante quando a presidente da ONG, Izabel Cristina Nascimento, morreu no início de agosto e as contas bancárias da instituição ficaram bloqueadas. “A escolha pela Suipa foi uma tentativa ainda maior de justificar a nossa iniciativa. Como esse ano eles passaram por toda aquela situação, eu achei extremamente justo as doações serem enviadas para lá”, justificou Tereza Xavier que, nas outras edições, doou as arrecadações para a ONG Ação Animal.

Leia também: Tereza Xavier fala sobre a bem-sucedida união entre moda e causas sociais que propõe: “A partir do momento que isso vem da consciência, gera transformação”

Melktzdek é o outro cachorrinho de Tereza (Foto: Reprodução)

Melktzdek é o outro cachorrinho de Tereza (Foto: Reprodução)

Mas engana-se quem pensa que esta é primeira iniciativa social de Tereza Xavier com os animais. Amante dos bichinhos, a joalheira levou sua paixão para o conceito ideológico de sua marca homônima desde a criação. Segundo a artista, a joalheria carioca possui três pilares responsáveis por guiar as coleções e os princípios da grife. “A nossa marca sempre esteve ligada a toda a parte de ecologia ambiental. Nesse sentido, eu acredito que tudo faça parte do mesmo contexto. Assim como nós nos preocupamos em sempre ajudar os animais, que como dizia São Francisco são os nossos irmãos menores, nós também temos a questão do reflorestamento e da causa indígena como preocupações. Há 21 anos, tempo da joalheria Tereza Xavier, nós realizamos trabalhos com os índios como uma forma de gerar renda e promover arte e cultura”, contou a artista que, no primeiro desfile da grife, ocupou o Jardim Zoológico do Rio. “Na época, nossa principal motivação era conseguir parceiros que se responsabilizassem pela alimentação dos ursos. E nós conseguimos. Nos anos 1990, além da joalheria, a Blue Man também se encarregou de alimentar um dos animais do Zoológico”, relembrou.

Leia também: Tereza Xavier celebra 21 anos de sua joalheria lançando a coleção de joias e acessórios X, inspirada na arte dos indígenas da etnia xavante

Tereza Xavier (Foto: Reprodução)

Tereza Xavier (Foto: Reprodução)

Para o ano que vem, Tereza Xavier revelou que tem ideias grandiosas para a campanha de natal dos animais. Segundo a designer, o projeto, que ainda é segredo, deverá atingir mais pessoas e ter um resultado maior do que o tradicional. “Para 2017 eu tenho um projeto bem maior e mais trabalhoso. Não sei se vou conseguir concretizar. Mas, se der tudo certo, o resultado será maravilhoso e irá ajudar ainda mais gente”, adiantou sobre o que ainda é segredo.

Leia também: Passos de gigante: Depois de conquistar o Brasil com suas joias, fruto da união perfeita entre moda e natureza, Tereza Xavier está internacionalizando sua marca

Aos interessados na campanha “Natal Cãopanheiro”, Tereza Xavier segue aceitando doações em sua loja no Copacabana Palace. Até o dia 20 de dezembro, os sacos de ração podem ser deixados na Avenida Atlântica, 1702 – loja 7, Copacabana.

Pesquisas relacionadas