“O sistema brasileiro das semanas de moda está falindo”, afirma ao site HT o fotógrafo Márcio Madeira, que há 39 anos cobre desfiles mundo afora


Para ele, a moda que é feita hoje no mundo não segue tendência, as grandes grifes preferem adotar estilistas low profile – “Gallianos e McQueens c’est fini” – e as modelos parecem ratos clonados em laboratório de tão parecidas

Quando li os comentários de Márcio Madeira no Facebook de Carlos Tufvesson logo após eu ter publicado no site HT uma entrevista com o presidente do Conselho de Moda do Rio de Janeiro sobre os rumos dos fashion shows na cidade, corri para saber o ponto de vista do mestre da fotografia de moda a respeito de uma série de questões. Fotógrafo profissional há 44 anos e 39 deles só cobrindo desfiles, Márcio Madeira fundou em 1996 a agência firstVIEW, em Nova York, mas vendeu sua parte em 2013 para continuar com sua outra agência, Zeppelin, baseada em Paris, onde ele mora.

Trabalha para a L’Officiel há 39 anos e cobre os desfiles para as mais importantes publicações de moda do mundo. Entre elas, Elle França, Vogue US e o site Style.com. Conheço Márcio há anos e a competência e a franqueza são sua chancela. Tufvesson gostou tanto do que leu no comentário que convocou Márcio para a próxima reunião do Conselho. Fiz várias perguntas a sobre semanas de moda, mundo das blogueiras, modelos, jornalismo de moda. As respostas são contundentes.

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Márcio Madeira, fotógrafo com 44 anos de experiência. Foto: Reprodução

HT: O que tem a dizer sobre o atual momento das semanas de moda no Brasil?

MM: O “sistema” brasileiro de semanas de moda está falindo. É muito desagradável ter que constatar isto, mas da maneira como foi desenvolvido não podia dar em outra coisa. Mega-eventos em mega-locações ou mega-tendas em lugares mega-inacessíveis, um público de patricinhas e peruas que estão lá só para badalação, a ausência de compradores profissionais a falta de cobertura da mídia em crise. Profissionais da moda e imprensa mal tratados, segurança exacerbada, patrocinadores gastando fortunas e não tendo retorno algum e por aí vai. Não vou fazer aqui a lista toda…. ou seja tá tudo errado.

HT: Como vê a falta de uma semana de moda no Rio de Janeiro com a interrupção do Fashion Rio?

MM: Um absurdo. O Rio é o destino dos sonhos no imaginário de todos os brasileiros e estrangeiros. Se você fala em Brasil em qualquer lugar do mundo a primeira imagem que vem na cabeça de alguém é o Rio. Uma vez, um amigo importante, psicanalista baiano, disse: “O ego do Brasil fica no Rio de Janeiro”. Os Estados Unidos da América, maior potência econômica mundial, tem uma semana de moda em Nova York e assim mesmo luta para sobreviver. Miami Beachwear era uma droga de evento e acabou. Los Angeles, idem. Como tudo no Brasil, também em termos de moda, está faltando modéstia e competência.

HT:  O que tem a dizer sobre o poder das blogueiras?

MM: A internet desestabilizou a mídia em geral com Instagrams, Facebooks e afins. Impérios de mídia especializada em moda estão ruindo por causa das blogueiras. Quanto tempo isto vai durar? É bom ou ruim para moda? Não sei. Só sei que a qualidade caiu muito e o direito autoral acabou, mas ninguém parece se importar.

HT: Como avalia o jornalismo de moda atual?

MM: Deprimente.

HT:  A profissão de fotógrafo de moda está em que estágio atualmente?

MM: Mais deprimente ainda…

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No pit de fotógrafos, Márcio Madeira tem lugar especial. Foto: Reprodução Facebook

HT:  Dois eventos de moda em duas cidades é um plus para a moda brasileira ou algo que acaba enfraquecendo a situação e estimulando rixa?

MM: Você pode me dizer qual profissional de moda, imprensa ou comprador, que tem 20 dias úteis por ano de 9h às 22h, para se dedicar a ver desfiles de moda no Brasil? E que desfiles…

HT: Por que as modelos brasileiras perderam o bonde? Depois da geração Gisele poucas foram as que se destacaram de fato. Onde erramos?

MM: Não erramos, acertamos…. Para cada Gisele tem 10.000 meninas que não dão certo, o esforço é enorme. O glamouroso sonho de ser modelo não interessa mais as burguesinhas brasileiras que já sabem que é muito duro. Você já reparou que mulher francesa não engorda e não vira modelo? Pois é o mesmo que acontece com as lindas louras dinamarquesas, suecas e mesmo americanas que dominavam o “mercado” nos anos 80. Já as russas preferem ser modelos do que trabalhar numa mina de carvão.

HT: O que acha das revistas de moda brasileiras?

MM: Muitas vão quebrar…

HT: Você viu a moda mudar. É testemunha ocular de velhos e novos tempos. Como analisa a moda que é feita hoje no mundo?

MM: Tendência não existe mais, as grandes grifes preferem adotar estilistas “low profile”…. Gallianos e McQueens  c’est fini… As modelos parecem ratos clonados em laboratório …. São todas iguais…. Ou seja se há uma tendência hoje em dia é a pasteurização ….

HT: Desfile é uma plataforma de lançamento ultrapassada ou eterna?

MM: Parece que aqui no Brasil se esqueceram dos compradores. Em Paris, durante a semana de moda, os show-rooms das marcas, grandes ou pequenas, recebem os compradores que fazem seus pedidos logo após o desfile. Funcionam a pleno vapor e entram pelas noites. O comprador americano, japonês, coreano e etc… Não tem hora para aparecer, cada um vem entre um desfile e outro. O primeiro objetivo de um desfile é VENDER. O único modo de se ter uma ideia dos tecidos e matérias usadas nas roupas é vê-las pessoalmente no desfile e ir ao show-room para tocá-las. A mídia é um efeito colateral.

HT: Quais os três melhores desfiles que você já viu na vida? E qual os três piores?

MM: Faço isto há 39 anos, uma média 800 desfile por ano. Desculpe, já vi de tudo e me esforço para esquecer.

HT:  Por que o ego no mundo da moda é um acessório tão importante?

MM: Acho que não é tão importante assim. Sobretudo é muito menor que o meu….

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Agora, você lê aqui o comentário de Márcio publicado no Face de Tufvesson, pós-publicação da nossa matéria (leia aqui):

“Este assunto “evento de moda” devo conhecer bem, uma vez que estou seguindo há apenas 39 anos e em vários países, eventos de moda. Sou provavelmente o brasileiro que mais vivenciou isto na vida. No Brasil, a única pessoa que pediu a minha opinião sobre o assunto (e não gostou do que ouviu) foi o então presidente da ABEST a Associação Brasileira de Estilistas (há uns 6 ou 7 anos). Fora isto cheguei a dar entrevistas para brasileiros, entrevistas estas que nunca apareceram em lugar nenhum, ou foram mutiladas pois eu não disse o que as pessoas queriam ouvir. E parece que a coisa continua… É uma especialidade brasileira tapar o sol com uma peneira. Já vimos, em nível de governo federal, o que resultou a política de negar a realidade e botar o lixo debaixo do tapete enganando quem quer ser enganado.

A moda no Rio (e no Brasil) passa obrigatoriamente, como no mundo todo, pela Índia, China e países afins. Uma camisa masculina de boa qualidade custa em Nova York no máximo US$ 50 e no Brasil US$ 150. Um vestidinho criativo comprado na Antropology (ja comprei vários) em NY custa no máximo US$ 150, no Brasil, comprado direto na confecção das minhas amigas que me dão desconto de 30%, sai por US$ 400 ou seja US$ 1000 na butique. Ora, contra este fato não há argumento que resista, não existe e nunca existirá política governamental que “salve” a situação.

1913719_101409413216989_6195046_nHoje em dia, grandes grifes francesas e italianas fizeram da deslocalização uma estratégica fundamental de gestão. Em Paris existe um bairro chamado Sentier, que conheço muito bem, por morar nele há 36 anos, onde estavam instalados 4 mil ateliês de confecção. Hoje em dia? Nada. Tudo é feito na Ásia. O Brasil tem problemas de um país de terceiro mundo (explosão demográfica, analfabetismo etc) e problemas de primeiro mundo (deslocalização, desemprego etc), como os empresários da moda vão resolver esta equação vai depender da competência de cada um. Mas uma coisa é certa: não é vendendo cada vez mais caro que vai se resolver o problema. Se queremos vender mais, devemos vender cada vez mais barato e melhorar a qualidade do produto nacional, esteticamente inclusive. Talvez assim possamos recuperar as hordas de clientes que abandonam nossos shoppings e invadem Miami com seus cartões de crédito.

O fato é que Rio de Janeiro é uma destinação de sonho no imaginário estrangeiro. A Garota de Ipanema é um mito mundial e nacional, o Rio é uma cidade com eventos planetários ( Rock in Rio, Olimpíadas, mega shows de artistas internacionais), é evidente que um evento de moda no Rio se impõe. Um evento de moda não quer dizer MEGA-EVENTO com milhares de pessoas, tendas descomunais em lugares inacessíveis, quase fora do estado. É óbvio que um evento que tem Rio no nome limita a área aonde ele possa acontecer: Zona Sul, Centro e parte da Zona Norte do Rio. Zona Oeste NEM PENSAR.

Um evento de moda tem que ser algo que dure no tempo, não adianta nada fazer um mega-evento fake (como foram feitos até então) e não conseguir financiar a próxima edição. Atualmente o retorno de mídia deste tipo de evento é próximo de zero. Isto não é uma fatalidade, ao contrário , é uma oportunidade para se repensar como promover a moda e atingir o público, os compradores e a mídia. A seleção dos estilistas deve ser feita por pessoas competentes da área evitando-se panelinhas e políticas de amizades. Um comitê independente e diversificado deve ser criado, ele deve compensar a criatividade, o bom gosto e a geração de negócios. As datas do evento devem ser compatíveis com os eventos internacionais e levar em consideração as necessidades dos compradores.

A mídia nacional e internacional deve participar por conta e interesses próprios, uma política de publicidade nesta mesma mídia deve ser feita caso contrário ela nunca cobrirá o evento. A maioria dos estilistas que desfilavam no defunto Fashion Rio , nem loja tinham em São Paulo, maior centro econômico do país; embora se convidasse e bancasse até o taxi dos jornalistas nacionais, estrangeiros e pasmem: os cariocas.

Um estilista para desfilar deveria dar provas de competência estética e administrativa.  A rigor, para ser selecionado, um estilista (ou marca) deveria apresentar um plano de negócio para os próximos cinco anos e prestar contas da sua realização a cada seis meses e caso ele não tivesse competência para isto deveria ser ajudado a achar parcerias e formação. Assim o Sebrae e a Firjan poderiam avaliar melhor aonde o dinheiro deles está indo.

Um evento de moda para se impor é como lançar uma marca nova ou um vinho novo. Se o esforço for correto vai levar 10 anos para se impor, se for incorreto…nunca! Infelizmente, em 2015, amadorismos não são mais possíveis. A moda no Rio e no Brasil sofre do mesmo mal que o país: ela precisa de gente competente que defenda os interesses dela e não seus próprios interesses”.