No Inspiramais, Sandro Cortezia mostrará como as startups podem ser aliadas do setor calçadista e diz: “Estamos em um novo mundo e a indústria tem que ousar”


A palestra “Inovação aberta e startups: oportunidades para o Setor Calçadista” é parte integrante do projeto Inovamais, evento que ocupará o Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca nos dias 11 e 12. O consultor falou com HT sobre novos modelos de empreendedorismo, inovação, apostas de investidores e muito mais

Das apostas fashion aos principais movimentos do mercado, os principais integrantes da cadeia criativa, influenciadores de opinião, representantes da indústria de componentes para os segmentos calçadista, têxtil, vestuário e moveleiro terão a oportunidade de conhecer um panorama completo do setor no dias 11 e 12, quando o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais ocupará o Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal)Footwear Components by Brasil e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Brazilian Leather, o evento apresentará para o público uma prévia do que estará em alta na temporada de verão 2017, um resultado após uma intensa pesquisa de comportamento e desejos do consumidor realizada pelo Núcleo de Design da Assintecal, sob a coordenação do estilista Walter Rodrigues. Dentre os vários projetos que ocuparão o espaço ao longo dos dois dias, como o +Estampa, o Ecodesign, o Referências Brasileiras e o Preview do Couro, está o Inovamais, uma iniciativa em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que, em sua programação, trará uma palestra ministrada por Sandro Cortezia, diretor executivo da Ventiur.Net, sobre o empreendedorismo no setor calçadista com o tema “Inovação aberta e Startups: oportunidades para o Setor Calçadista”. Em um papo exclusivo com HT, Sandro já adianta alguns dos pontos principais que serão tocados durante a conferência, como o modelo de negócios em questão pode servir de exemplo para os empreendedores tradicionais e dicas para atrair novos investidores.

Bem, antes de mais nada é importante explicar o conceito de startup, modelo de negócios que vem se proliferando desde o nascimento da era digital e que tem sido uma das grandes apostas do mercado mundial. Considera-se como startup qualquer pequena ou micro-empresa que possa gerar chances de muito lucro, com pouco investimento inicial, sempre apostando na experimentação como palavra-chave, além da possibilidade de reproduzir o produto em uma boa escala, sem que isso altere sua forma ou o custo. Ou seja: startup é um negócio cuja certeza é a de trazer algo novo para o mercado.

Sandro Cortezia apresentará a palestra "Inovação aberta e Startups: oportunidades para o Setor Calçadista" como parte do Inovamais, no Inspiramais (foto: Divulgação)

Sandro Cortezia apresentará a palestra “Inovação aberta e Startups: oportunidades para o Setor Calçadista” como parte do Inovamais, no Inspiramais (foto: Divulgação)

Formado em administração e especializado na área de Tecnologias de Informação, com quase 20 anos de experiência no setor calçadista, Sandro está na indústria de software desde 2005 e, hoje, através da Ventiur.Net, se aventura pelo ramo das startups, ao mesmo tempo em que leciona na Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS, na região metropolitana de Porto Alegre. No Inovamais, ele foi convidado pela própria Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, para “provocar” os representantes da indústria calçadista e gerar novos olhares sobre o mercado. Como?

“Acho que a indústria calçadista evoluiu muito em design e moda, mas pouco em inovação. Daremos algumas pinceladas no conceito de colaboração inovativa e, especialmente, traremos esse mundo das startups para que o pessoal o conheça e venha a utilizá-lo como uma forma de gerar novas propostas. Quero provocar esse pensamento. Ao mesmo tempo, entendo que para uma empresa grande possa ser difícil inovar, já que ela precisa se preocupar com o dia a dia dos negócios”, explica, frisando que o diálogo entre sua experiência no meio acadêmico e o know-how de busines  garante uma forma positiva de atentar para chances e novidades no mercado.

Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, conversou com Sandro Cortezia sobre a provocação de novas ideias e oportunidades no Setor Calçadista (Foto: Divulgação)

Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, conversou com Sandro Cortezia sobre a provocação de novas ideias e oportunidades no Setor Calçadista (Foto: Divulgação)

Sandro explica também que, durante o Inspiramais, pretende levar alguns investidores e cases de startups que deram certo, como que para “despertar” (afinal, este é o tema da 13ª edição do evento) tanto a curiosidade quanto o desejo de inovação dos representantes do setor de calçados. “A startup respira inovação no dia a dia, seja em produto, em solução ou em modelo de negócios. Vou levar alguns desses empreendedores para contarem o que estão fazendo de novo e provocar os presentes a conhecerem um pouco desse mundo”, conta.

Ele entende que, a princípio, pode surgir um certo estranhamento ou até relutância dos convidados em relação ao modelo apresentado pelas startups, mas Sandro ressalta que, em alguns casos, é importante se libertar das amarras de formatos antigos e pelo menos tentar pensar de uma nova maneira. “Às vezes, muito tempo é gasto planejando uma inovação e experimentando-se pouco, porque algumas empresas mantêm essa lógica de validar suas hipóteses. Mas testar o mercado antes de fazer uma coleção ou linha de produtos garante uma velocidade maior, inclusive na venda dos próprios itens”, esclarece, citando exemplos de negócios que mudaram completamente suas logísticas e planejamento no período de apenas um ano. “Agora, elas estão indo para um outro lado com o know-how e a tecnologia que desenvolveram. Há uma máxima que diz: ‘se for para errar, que seja logo e de forma barata’. Uma sequência de pequenos erros baratos vale a pena se for para ter uma grande sucesso à frente”, aponta.

"Acho que a indústria calçadista evoluiu muito em design e moda, mas pouco em inovação", declara Sandro Cortezia (Foto: Divulgação)

“Acho que a indústria calçadista evoluiu muito em design e moda, mas pouco em inovação”, declara Sandro Cortezia (Foto: Divulgação)

Além do apego a moldes antigos de produção e de planejamento, há também um fator crucial que é colocado na balança quando empresários pensam em arriscar na indústria: a crise econômica pela qual o país passa. “Inovar é arriscado. Mas não inovar significa a morte no futuro. Talvez, no passado, quando todos estavam ganhando grana pudesse ser mais difícil para pensar fora da caixa, porque antes você estava gerando receita. Precisamos tirar o ‘s’ da crise e criar. Pode dar errado? Sim. Mas há muita chance de dar certo”, opina, acrescentando que o modo de pensar dos agentes criativos envolvidos em startups é a atitude certa a se tomar. “Não ouço reclamação de crise, de dólar ou o que quer que seja. Eles sabem que não têm como mudar isso e precisam ser bem sucedidos independente do que esteja acontecendo. Se você não tiver a garra, a vontade e a persistência não vai para a frente. Essas atitudes são mais importantes”.

Dentre os novos modelos da indústria calçadista que têm dado certo nos últimos anos, Sandro cita a 33e34, marca especializada em sapatos femininos de números menores, um item dificilmente encontrado no varejo regular; a Make My Shoes, que pegou a tendência internacional do calçado customizado e conseguiu produzir isso em larga escala;  e a Hookit, uma plataforma de moda que, por associação de palavras-chave, serve como uma espécie de personal stylist robótica, dando dicas de como combinar sapatos com looks.

“Vale olhar para o mercado como um todo e ver tecnologias que podem ser encaradas por todos. Pessoas que levam consumidores online para interagirem com o meio offline, ou um robô que traduza seu desejo em uma linguagem maquinal. O mais importante para um investidor que está à procura de uma nova aposta é a capacidade empreendedora: o quão empreendedor esse cara que está à frente dessa startup realmente é? Ele arregaça as mangas e realmente vai em frente?”, explica Sandro, já deixando a dica para quem comparecerá ao Inovamais em busca de novas oportunidades.

Por fim, Sandro Cortezia explica como os empreendedores do setor calçadista podem lidar com o cenário atual do mercado e uma alternativa para fugirem da mesmice. “Tem que tentar inovar. Já existe muita gente que ganhou dinheiro no setor calçadista fazendo mais do mesmo no passado. Esse movimento acabou. Estamos em um novo mundo, em mudança constante, e a indústria tem que entrar nisso. É saber que vai errar, mas ousar e tentar fazer diferente”.

As inscrições para o Inovamais são gratuitas e estão abertas pelo site www.inspiramais.com.br.

Confira abaixo a programação do dia 11:
9h30 – Abertura Oficial
9h40 – Palestra técnica empresa ISA TECNOLOGIA – Criação e desenvolvimento de modelos adaptados ao método string.
10h10 – Palestra Técnica empresa ELASTOSUL – “Os benefícios da tecnologia dos termofilmes na fabricação do calçado”
10h40 – Palestra Técnica empresa Intexco | Brisa  – Hidrólise em Poliuretanos
11h10 – Tendências em calçados esportivos e seu desdobramento no mercado brasileiro – Victor Barbieratto
12h – Inovação Aberta e Startups: oportunidades para o Setor Calçadista – Sandro Cortezia com a participação de dois  empreendedores  de  startups.
13h – Encerramento

Sobre o convênio entre Assintecal e Sebrae
Assinado no ano de 2014 entre a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) o projeto de atendimento setorial ‘Integração da cadeia produtiva dos segmentos coureiro calçadista, têxtil e confecções’ tem como principal objetivo aumentar a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios, impulsionando a busca por diferenciais competitivos, com foco no mercado. Até o mês de agosto de 2015 o projeto atendeu mais de 3.500 micro e pequenos negócios, gerando mais de R$ 10 milhões em resultados estimados.

Sobre a Assintecal

www.assintecal.org.br
A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes.  Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)
CICB – Mais antiga entidade do ramo de couros e peles do país, fundada em 1957, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) representa e defende o setor coureiro brasileiro no país e no mundo. Seu principal objetivo é tornar a indústria de couros e peles do Brasil cada vez mais competitiva nos mercados doméstico e internacional. Para isso, incentiva a produção sustentável e a fabricação de produtos de maior valor agregado. Veja mais emwww.cicb.org.br. Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações emwww.brazilianleather.com.br

O Footwear Components by Brasil
Footwear Components By Brasil é a marca desenvolvida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para representar o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista no mercado internacional. A marca promove a integração deste cluster através de projetos e atividades estratégicas, possibilitando às empresas do Projeto Footwear Components by Brasil entregar todos os tipos de solução aos diferentes mercados e públicos. Mais informações em www.fcbybrasil.com

Serviço
Evento:
 Inspiramais Verão 2017
Data: 11 e 12 de janeiro de 2016
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo/SP
Horário: das 09h às 19h
Informações www.inspiramais.com.br