Moda & Beleza

Na Mostra Artefacto, Gloria Coelho inspira projeto da arquiteta Claudia Santos, que tem móveis e superfícies da Dell Anno como símbolo de qualidade

Nas paredes dos 117m² do espaço, Claudia Santos usou a superfície desenvolvida pela estilista para a Dell Anno. Na placa, Gloria traz em forma de números binários uma frase que simboliza boas vibrações e desejos positivos para aquele ambiente. "Nela, foi escrito: ‘Essa placa cura, dá amor, protege, ilumina e dá criatividade’"

Publicado em 27/03/2017 | Por Julia Pimentel

Gloria Coelho e arquitetura possuem uma relação super próxima. Inclusive, já contamos por aqui que a estilista desenvolveu uma superfície exclusiva para a Dell Anno, grife de móveis planejados que, tradicionalmente, também combina moda e arquitetura em seus projetos. Mas, a novidade da vez vem pelas mãos e mente criativa de Claudia Santos. Na Mostra Artefacto, que foi inaugurada sábado, no CasaShopping, no Rio, a arquiteta apresentou um ambiente projetado para ser o cantinho de Gloria Coelho na cidade maravilhosa. Batizado de Refúgio Carioca, o projeto do loft possui sala de estar, de jantar e uma área gourmet na varanda. Nos 117m² de moda e arquitetura de altíssimo nível, Claudia Santos ainda apostou nas famosas placas desenvolvidas por Gloria Coelho para a Dell Anno que trazem números binários que representam sorte e prosperidade.

Leia também: Exclusivo: uma conversa com Gloria Coelho sobre universo quântico que a designer levou para a sua parceria com a Dell Anno: “Essa placa cura, dá amor, protege e ilumina”

Em seu ambiente na Mostra Artefacto, no Rio, Claudia Santos se inspirou na estilista Gloria Coelho para criar o espaço (Foto: Heloísa Tolipan)

Na Mostra Artefacto, Claudia contou que optou por se inspirar em Gloria Coelho para idealizar o espaço. Segundo ela, o projeto tinha como ideia criar um ambiente no qual a estilista pudesse se sentir em casa no Rio de Janeiro. “Quando eu resolvi fazer algo para Gloria Coelho como tema, eu estudei um pouco para que o ambiente de fato tivesse a ver com a personagem. Nesse processo, eu vi que ela gosta de cores claras e um conceito de minimalismo. Então, eu resolvi vestir o ambiente de Gloria Coelho”, disse a arquiteta que explicou como traduziu esse conceito. “É um pequeno loft no qual eu dei o nome de Refúgio Carioca porque, como ela mora em São Paulo, pensei em um local que a estilista pudesse relaxar quando viesse ao Rio”, completou.

Leia também: Símbolo de elegância e praticidade: Dell Anno é escolhida pela arquiteta Cláudia Santos para compor seu ambiente na Casa Cor

Alysson Pereira, Thiago Lacerda, Claudio Brandão e Claudia Santos na inauguração do espaço

No projeto, Claudia Santos apostou em três ambientes. Na área gourmet, por exemplo, a arquiteta imaginou que esse espaço do loft pertencesse, de certa forma, à varanda do imóvel. Assim, toda a decoração e disposição dos móveis seguem essa proposta. “A área gourmet tem dois aparadores para dar sustentação à bancada, que é em Dekton, uma superfície que não arranha e, hoje em dia, é considerada uma das melhores do mercado”, explicou a arquiteta que, para os aparadores, optou pelos belíssimos móveis da Dell Anno. Como nos disse o diretor da marca no Rio, Joel Uderman, esses gaveteiros usados no projeto de Claudia Santos trazem os destaques em qualidade para o ambiente. “São extremamente bem-acabados e todos em lacca preta fosco. Nas ferragens, trouxemos todos os materiais de origem austríaca e de extrema qualidade para os móveis”, explicou Joel.

Leia também: Dell Anno apresenta moda, arte e cultura em semana dedicada ao design em São Paulo: “Muito importante para todo o segmento”, diz o diretor Edson Busin

Gaveteiro Dell Anno no ambiente de Claudia Santos (Foto: Heloísa Tolipan)

A Dell Anno também marca presença no revestimento das paredes do loft do ambiente de Claudia Santos na Mostra Artefacto. Neste quesito, a arquiteta não abriu mão de usar as superfícies desenvolvidas pela própria Gloria Coelho para a grife. No ano passado, a estilista lançou uma placa em parceria com a Dell Anno que traz, incorporada à madeira, números binários que traduzem uma frase de Gloria. Ao HT, a estilista explicou que gostaria de transmitir boas vibrações a quem tivesse essa superfície em casa. “Na hora da concepção, eu pensei muito em como eu podia divulgar essa ideia. Então, como eu gosto de física quântica, fiz uma superfície que, realmente, tem um valor de proteger e proporcionar sensações boas. Nela, foi escrito: ‘Essa placa cura, dá amor, protege, ilumina e dá criatividade’. Tudo em números binários e, depois, diminuímos totalmente para que ficassem disfarçadas nos veios da madeira. Não dá para perceber que são números binários, só chegando muito perto”, detalhou a estilista que recorreu a um site da internet para traduzir essas palavras para os algarismos 0 e 1.

Leia também: “As Meninas”: Dell Anno lança duo de laccas, rosa e azul, com inspiração na paleta de cores Pantone e na obra do artista francês Renoir. Vem entender!

Parte dos números binários de Gloria Coelho em forma de quadro (Foto: Heloísa Tolipan)

Presos à belíssima superfície que reveste as paredes do ambiente, Claudia Santos completou a harmonia do projeto com quadros. As obras, que dialogam com o conceito criativo do espaço, chegam ao loft com a missão de dar vida e cor ao cantinho de Gloria Coelho no Rio, por Claudia. “Os quadros foram escolhidos seguindo o gosto da Glória por arquitetura. Então, são obras que trazem simetria e geometria. Quando eu pedi ao Sérgio Gonçalves, proprietário da Sérgio Gonçalves Galeria, no Centro, que separasse os quadros para o ambiente, eu queria que eles seguissem essa proposta. Outra questão que os quadros trazem para o ambiente são as cores. Aqui, tudo é muito neutro, em tons p&b, e a vivacidade fica nessas obras”, explicou.

Leia também: Websérie de Lilian Pacce, batizada de “Lilian Quebra Tudo” tem o toque deluxe da Dell Anno. Vem entender!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na decoração, Claudia Santos também traz outros elementos “à la Gloria Coelho” que ajudam a contar como seria esse Refúgio Carioca. Assim como os quadros, os livros espalhados pelos móveis também trazem a ideia de cor e vida para o ambiente. Aliás, esta é uma característica do trabalho da arquiteta. “Nos meus projetos, eu sempre trago os livros para a decoração, porque acredito que dê uma alegria ao espaço”, apontou.

Leia também: Dell Anno inaugura duas novas lojas e prepara lançamentos que promovem o encontro do design e da moda, incluindo peças assinadas por Gloria Coelho

Os livros trazem as cores e a vivacidade do ambiente de Claudia Santos (Foto: Heloísa Tolipan)

Outro detalhe presente na decoração do loft é uma corujinha. Para muitos, o objeto poderia passar despercebido. Mas, quando Claudia Santos contou que estudou a vida de sua personagem inspiradora, ela, de fato, mergulhou no universo Gloria Coelho. Segundo ela, mais do que um objeto de decoração, a coruja do loft é uma referência a uma paixão da estilista. “Eu li que ela gosta muito do Harry Potter. Por isso, eu trouxe uma corujinha para o ambiente em um detalhe que eu acredito que só ela vá entender”, revelou. Que fofo!

Coruja em homenagem à paixão de Gloria Coelho pela saga Harry Potter (Foto: Heloísa Tolipan)

Pesquisas relacionadas