Moda & Beleza

MostraBlack 2015: a simbiose da exclusividade e inovação apresentada por renomados arquitetos com o patrocínio da Dell Anno

Marca poderosa em conjugar design, moda e lifestyle está presente nos ambientes dos arquitetos Débora Aguiar, Camila Klein e Erick Figueira de Mello

Publicado em 04/06/2015 | Por Heloisa Tolipan

Os holofotes dos amantes da arquitetura, decoração, design, paisagismo, cultura, arte e lifestyle estão voltados para o Museu da Cidade – OCA do Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde um grupo exclusivíssimo de profissionais integra a MostraBlack 2015, projeto idealizado por Raquel Silveira. E a Dell Anno – que imprimiu uma chancela de figurar no cenário nacional como uma empresa dinâmica que conjuga arquitetura de interiores, moda e lifestyle – apostou neste projeto como patrocinadora oficial. Eu me lembro de duas frases contundentes ditas por Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno que caem como uma luva para a empresa abraçar a MostraBlack 2015:  “Após um processo de reposicionamento, a Dell Anno percebeu que queria ser uma marca diferente, ultrapassando as questões da forma e funcionalidade para “vestir a casa”, ou seja, fazer com que a moradia fosse a extensão do estilo de vida das pessoas. Nossa estratégia se baseia na união dos universos e traduz o estilo de vestir para o luxo de viver”. Para a empresa, é tácito que há uma conexão intrínseca dessa concepção em realizar projetos.

E o que temos nesta quarta edição da MostraBlack, que aposta na exclusividade e na inovação? “O conteúdo conceitual e criativo traduzido em 15 ambientes assinados por profissionais exclusivamente convidados pela curadoria da mostra após criteriosa seleção e processo de aprovação”, como frisa a organização do evento e eu comentei anteriormente. Muito interessante o conceito da mostra e o texto sobre Ser Black no site oficial do evento: “É ir além da cor e trazer um conceito. É ser original e exclusivo. O black inspira sempre, é pluralidade e inovação. Seu destaque está na pureza do natural e na personalidade dos detalhes. Sua criatividade é sem regras e sem limites. É sofisticado e intrigante. É a harmonia do simples e ousado, do clássico e do novo. É ser livre, único e ter estilo. Gosto do contraste, do contraponto, do impacto. Sou diferente. Sou black”.

O amante das artes que for conferir a MostraBlack 2015 poderá observar essa consolidação da arquitetura fashion da Dell Anno em três ambientes: no Refúgio Urbano, espaço assinado por Débora Aguiar que traduz um estilo sofisticado de morar; no living, jantar e home criados por Camila Klein em homenagem ao trabalho do arquiteto Ruy Ohtake; e no ambiente de Erick Figueira de Mello.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Dell Anno é uma das mais conceituadas marcas de móveis planejados do Brasil. Seus produtos são produzidos há 29 anos pela Unicasa Móveis, uma das maiores e mais modernas indústrias do Brasil, com parque fabril de mais de 50 mil m2 situado na Serra Gaúcha, principal polo moveleiro do país. Eu já estive na fábrica, em Bento Gonçalves, por duas vezes. A primeira foi para um incrível desfile concebido por Edson Busin para provar que moda é arquitetura do corpo e pode ser traduzida para design e décor. Em meio à linha de produção, editores de moda e arquitetos de todo o país conferiram a simbiose de moda e arquitetura com um desfile de Reinaldo Lourenço, que criou para a Dell Anno dois acabamentos em chamalote, cujo resultado foi a linha Duo Chamalote dando início a uma parceria da empresa com grandes estilistas brasileiros. A iniciativa pioneira da empresa ecoou por todo o país. Na segunda oportunidade de estar na fábrica, eu conferi in loco o processo de última geração de confecção dos móveis com o DNA da marca, que agrega diferenciais como uma linha própria de pintura robotizada de lacas e uma linha de produção flexível, com possibilidade de oferecer variações milimétricas nas medidas de peças e assim adequar os projetos a diferentes particularidades.

Vamos aos detalhes do Refúgio Urbano criado pela arquiteta Débora Aguiar na MostraBlack 2015: ela pensou um espaço para um casal que adora viajar, coleciona arte e é antenado em tecnologia, mas avesso a excessos. O living principal, com um pé direito de 7 metros de altura, tem como destaque uma grande estante assinada por Débora e executada especialmente pela Dell Anno. O móvel traz a textura sedosa de tom bege do madeirado Goya da marca, acabamento em chanfro 45 graus e iluminação em LED. A estante tem obras de arte e coleções dos moradores, fazendo fundo para toda a ambientação. Para completar, o forro recebeu o acabamento Matisse, madeirado de tom nogueira. Débora Aguiar também escolheu o Goya para as gavetas do balcão gourmet da sala de jantar, que ainda traz frentes em vidro Cinex Cristallo Chocolate e perfil Less Moka, de tom chocolate. Para trazer ainda mais funcionalidade ao espaço, os divisores de talheres e acessórios Orga-Line, da Blum, ajudam na organização sem comprometer o estilo. A linha Bistrot Wood, exclusividade da Dell Anno produzida em madeira certificada Lyptus, completa o espaço para as refeições.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Camila Klein incluiu em seu projeto uma ode ao arquiteto Ruy Ohtake. “O apelo inovativo, através da minha incansável pesquisa em relação ao que vem acontecendo no novo design, e o que aprendi com Ruy Ohtake foram, sem dúvida, minhas inspirações para projetar este espaço incrível”, contou. Um painel em acabamento Monet da Dell Anno foi escolhido para proporcionar efeito de profundidade e luz no projeto integrado de living, jantar e home. Em um espaço com 58 m², Camila projetou dimensões estéticas e texturas diferenciadas. Linhas escultóricas nas paredes em madeira que se sobrepõem umas as outras. Superfícies in e ao mesmo tempo out complementam o ambiente pensado em atender o cotidiano de uma família agitada, sem perder o requinte. A delicada assimetria do painel de madeira Monet da Dell Anno no living faz composição aos desenhos orgânicos combinados ao mármore do jantar, o carpete usado para revestir a parede e uma lareira com design contemporâneo para aquecer o home. Esses elementos são destaques que a iluminação pontuada auxilia como pano de fundo para os materiais nobres aplicados em peças de design autoral da arquiteta. O objetivo foi a versatilidade plural para que o ambiente fosse moderno, luxuoso, sem perder o ar de aconchego.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Pesquisas relacionadas