Moda & Beleza

Moda do futuro: com mais de um ano de antecedência, Inspiramais antecipa o que será destaque no Inverno 2018. Fique por dentro!

Nos dias 16 e 17 de janeiro, ocorre o Salão de Design e Inovação de Componentes em São Paulo. Por lá, além de apontar as inspirações para a temporada Verão 2018, o projeto ainda divulga os estudos e pesquisas para a estação mais fria

Publicado em 14/01/2017 | Por Julia Pimentel

Antenado e adiantado às tendências do cenário da moda, o Inspiramais antecipa o que será destaque no Inverno de 2018. Sim, caros leitores. Se, para você, a estação do momento é o verão de 2017, saiba que já tem gente – e muita gente – de olho e informado do que será tendência daqui a mais de um ano. A apresentação dos estudos para a estação mais fria de 2018 aos fabricantes de roupas, sapatos, acessórios, móveis e outros segmentos ocorrerá durante o Inspiramais na próxima semana.

Leia também: Anote na agenda: a 15ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes vai rolar nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo e a gente tem todos os detalhes

Em São Paulo, nos dias 16 e 17, será realizada a 15ª edição do Salão de Design e Inovação de Componentes. O evento, que já é tradicional e esperado no mercado criativo da moda é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). No caso do evento de semana que vem, o Inspiramais irá apontar os cortes, tecidos, cores, formas e outras informações do Verão 2018. Por lá, ainda haverá o lançamento de mais de 900 matérias-primas que serão apostas na temporada de calor do ano que vem. E, claro, o HT estará em São Paulo para contar tudo.

A 15ª edição do Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes ocorre nos dias 16 e 17 em São Paulo (Foto: Divulgação)

A 15ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes ocorre nos dias 16 e 17 em São Paulo (Foto: Divulgação)

Leia também: Pertencimento, Movimento, Cotidiano, Apropriacão, Adaptacão e Humor: palavras de ordem que vão guiar o Inverno 2017 e o Verão 2018, de acordo com o Inspiramais 

Mas, se conhecer as summer trends de 2018 já parece antecipado, o Inspiramais vai além. Semana que vem, quem for ao Centro de Eventos Pro Magno, onde rola o Salão de Design e Inovação de Componentes,  poderá ficar por dentro das inspirações de inverno que são distribuídas em três projetos. Como um dos destaques do Inspiramais, o Preview do Couro estuda as inovações do material. Por lá, mais de 20 peles que serão tendência no Inverno 2018 serão apresentadas e 18 curtumes participarão do evento. O objetivo desta apresentação, segundo o Salão, é suprir a necessidade de conhecimento deste segmento da moda com uma base para as próximas coleções. Afinal, no setor coureiro-calçadista, o material orgânico representa o mercado mais adiantado em relação aos demais componentes.

Leia também: Conexão Inspiramais adianta as inspirações para o Verão 2018 no contexto do Brasil moderno: “Ninguém precisa comprar muito mais para sobreviver”, analisou o consultor Marnei Carminatti

Outro projeto que será apresentado nas inspirações do Inverno 2018 será o +Estampa. A criatividade e a inovação são as palavras de ordem. Com a intenção de minimizar a cultura da cópia de padronagens e a compra de estampas internacionais pelas empresas de confecção, o projeto visa o desenvolvimento e a criação de desenhos originais e autorais. Para isso, o Inspiramais acredita que a inovação seja a melhor estratégia, já que algo muito diferente não pode ser facilmente reproduzido ou plagiado. Assim, esta se torna a principal arma do projeto +Estampa para a criação e produção de padronagens exclusivas. Nesta edição o consultor do Núcleo de Design da Assintecal Lucius Vilar apresentará oito estúdios de estamparia para conseguir traduzir o conceito do projeto e produzir desenhos com caráter inovador. São eles: Capim Puro (São Paulo/SP), Icertain (Bragança Paulista/SP), Dash Studio (Balneário Camboriú/SC), Oficina Lamparina (Santana de Parnaíba/SP), Graphique (Campinas/SP), Textrend (Rio de Janeiro/RJ), Studio Aurum Brasil (São Paulo/SP) e Estudio Rapport (São Paulo/SP).

A expectativa desta edição é superar os dois milhões de dólares negociados da passada (Foto: Divulgação)

A expectativa desta edição é superar os dois milhões de dólares negociados da passada (Foto: Divulgação)

Leia também: Conexão Inspiramais dá a planta de tudo que estará em voga no Verão 2018: “É hora de transformar o ordinário em extraordinário”, diz Tatiana Souza

Por fim, as referências brasileiras ganham espaço importante no 7º Salão de Design e Inovação de Componentes que ocorre na próxima semana. Neste projeto, a cultura nacional é a estrela e fonte de pesquisas históricas e iconográficas sob coordenação do estilista Jefferson de Assis. Em sua 11ª edição, a iniciativa apresenta o frevo, a dança e a música típica do estado de Pernambuco alinhada aos temas da Preview do Couro como inspirações. Como resultado, a leveza obtida através desta combinação resulta em seis palavras-chaves: levitar, equilíbrio, miniaturização, borbulhas, elasticidade e esqueletização.

O Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, segunda e terça-feira, no Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde, em São Paulo. O evento fica aberto ao público das 9h às 19h e as incrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.inspiramais.com.br. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,