Minas Trend – Lucia Bastos apresenta inovadoras bijoias em formas orgânicas esculturais unidas a tramas e pedras


Representante da economia criativa alagoana, Lucia Bastos apresenta coleção no maior Salão de Negócios da América Latina. “Para a coleção Outono-Inverno 23, nosso ponto de partida foi a exaltação da mulher forte, decidida e indomável. A coleção traz formas orgânicas esculturais, confeccionadas com porcelana fria, e ganharam ainda mais vida, unidas a tramas e pedras naturais”, detalha Lucia

Minas Trend: Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

Temos levado você, leitor (a) à uma imersão na pluralidade da moda nacional que faz a roda da economia girar em nosso país proporcionada pelo Minas Trend, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). E vamos mergulhar em mais um case apresentado no Minascentro, em Belo Horizonte: A label de bijoias Lucia Bastos, de Maceió (AL), é especializada em bijoias com o handemade do nosso lindo Nordeste. Assim como o Minas Trend comemora seus 15 anos nesta edição, Lucia também tem uma trajetória de 15 anos no mercado. “Para a coleção Outono-Inverno 23, nosso ponto de partida foi a exaltação da mulher forte, decidida e indomável. A coleção traz formas orgânicas esculturais, confeccionadas com porcelana fria (polymer clay), que ganharam ainda mais vida, unidas a tramas e pedras naturais”, nos conta Lucia Bastos, a designer à frente da marca.

A designer Lucia Bastos participa do Minas Trend (Divulgação)

Lucia Bastos apresenta coleção ‘Indomável’ do Minas Trend (Divulgação)

Ela pontua que “é uma felicidade enorme poder estar presente nos 15 anos desse evento tão grandioso. A nossa marca também está completando 15 anos, então é tudo muito especial. Por isso, criamos uma coleção diferente de tudo o que já fizemos até hoje. Eu tinha um desejo enorme de trabalhar tendo a sustentabilidade como um dos pilares da marca. Hoje conseguimos realizar esse sonho e vamos apresentar a coleção dentro dessa atmosfera única e especial”.

Peças da nova coleção da designer Lucia Bastos (Divulgação)

Peças da nova coleção da designer Lucia Bastos (Divulgação)

Peças da nova coleção da designer Lucia Bastos (Divulgação)

Peças da nova coleção da designer Lucia Bastos (Divulgação)

Se antes a sustentabilidade era considerada apenas uma tendência de mercado, nos últimos anos ela se tornou uma realidade e faz parte do planejamento das marcas antenadas com a consciência socioambiental. “Eu acredito que estamos tendo cada vez mais destaque no aspecto sustentabilidade. A cada dia que passa, muitas marcas estão nitidamente preocupadas em não ser ‘mais do mesmo’ e construindo propósitos únicos, ganhando visibilidade no cenário mundial’, aponta Lucia.

"Para a coleção Outono-Inverno 23, nosso ponto de partida foi a exaltação da mulher forte, decidida e indomável" (Divulgação)

“Para a coleção Outono-Inverno 23, nosso ponto de partida foi a exaltação da mulher forte, decidida e indomável” (Divulgação)

No que diz respeito ao processo produtivo, ela revela que já vinha “há anos pensando em uma forma de aplicar a sustentabilidade às peças da marca. Tentei a cerâmica convencional, mas desisti. As peças teste ficaram pesadas e frágeis. Continuei em busca, e trouxe a capacitação da porcelana fria para as nossas artesãs, e estamos há cerca de cinco meses aprimorando a técnica, com a expectativa de que será um divisor de águas para nós. Conseguimos criar peças leves, resistentes e não há desperdício algum de matéria-prima. Não depositaremos nenhum resíduo no lixo, pois até as experiências malsucedidas podem ser trituradas e o pó ser utilizado como pigmento para futuras criações.

Contratamos uma engenheira ambiental para estruturar o nosso programa de resíduo industrial e encontramos finalidades para os nossos carreteis e embalagens recicláveis – Lucia Bastos

As peças da label Lucia Bastos brilham no evento (Divulgação)

As peças da label Lucia Bastos brilham no evento (Divulgação)

Os desafios são inúmeros, mas eu procuro focar nas soluções e sigo cada dia mais apaixonada por tudo o que venho construindo nesses 15 anos. O que mais me inspira é saber que o meu sonho de menina hoje gera empregos, capacita pessoas, movimenta a economia do país e eleva a autoestima das mulheres que usam os acessórios da minha marca – Lucia Bastos

A empresária pontua que sempre trabalhou com produção própria e prezou muito pelos detalhes. “Priorizo oferecer o melhor para as clientes da marca. Estamos constantemente divulgando e mostrando as particularidades da nossa produção para que as pessoas se sintam cada vez mais informadas a respeito do produto que ela adquiriu. O nosso propósito é levar brilho para a vida das pessoas através dos nossos detalhes especiais”.

As peças sustentáveis e cheias de estilo de Lucia Bastos (Divulgação)

As peças sustentáveis e cheias de estilo de Lucia Bastos (Divulgação)

As peças sustentáveis e cheias de estilo de Lucia Bastos (Divulgação)

As peças sustentáveis e cheias de estilo de Lucia Bastos (Divulgação)

Sobre o estreitamento das relações com o consumidor no mundo pós-pandêmico, Lucia diz: “A marca sempre esteve inserida no mundo digital. Lançamos o nosso primeiro site e ingressamos nas redes sociais em 2012, e de lá pra cá estamos constantemente investindo em melhorias e sempre atentas para aos próximos passos”.

E otimista por dias cada vez melhores para o setor, compartilha seus sonhos: “Quero continuar evoluindo em todos os aspectos, ter a sensibilidade necessária para conseguir oferecer produtos cada vez mais incríveis e acompanhar a evolução do mercado, e isso inclui hábitos de consumo.

Os elegantes modelos criados pela designer (Divulgação)

Os elegantes modelos criados pela designer (Divulgação)