Minas Trend: Caleidoscópio lança coleções ‘Constelações’ e ‘Energia Vital’ e joias são exportadas para 17 países


“Estamos celebrando 15 anos de Minas Trend! Participamos do evento desde a segunda edição. Na época, só existiam três marcas de joias no evento e a Caleidoscópio era uma delas. Foram anos de aprendizado e crescimento. O evento foi fundamental para o desenvolvimento da nossa empresa. A cada edição do Minas Trend, abrimos novos clientes e consolidamos a marca cada vez mais”, diz Renata Fontan, que criou a marca alagoana de joias com Jeanine e Mailda Fontan

Minas Trend: o Maior Salão de Negócios da América Latina realizado no Minascentro

“Embelezar a mulher, enaltecê-la e empoderá-la na sua beleza característica, é o nosso desejo. Acreditamos que o feminino é o belo por natureza. Almejamos que cada mulher que se aproprie de uma jóia Caleidoscópio receba uma constatação da sua própria beleza intrínseca e eterna”. A frase é a síntese do propósito da Caleidoscópio, label criada em 1998, em Maceió (AL), como um ateliê de joias e acessórios pelo trio JeanineMailda e Renata Fontan. A autoralidade nas peças de altíssima criatividade ganhou o Brasil e o mundo. E se os acessórios que usamos expressam a nossa potência imagine então a sinergia com duas coleções batizadas Constelações e Energia Vital!

A Caleidoscópio apresenta os lançamentos simultâneos no Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), realizado entre os dias 11 e 3, no Minascentro, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. A marca há 25 anos, divulga a cultura brasileira, fonte principal de inspiração de suas coleções, e as peças são comercializadas em 17 países, são mais de 200 pontos de venda entre o Brasil e o exterior, além de três lojas próprias: uma em Maceió, e duas em São Paulo.

Caleidoscópio, label alagoana com projeção mundial, lança coleção ‘Constelação’

A coleção Constelações faz uma ode à beleza mística e encantadora dos astros e Renata Fontan nos conta: “É uma homenagem às constelações mais impressionantes do universo. As peças foram executadas com materiais de alta qualidade. São trabalhadas com cuidado e precisão, resultando em uma coleção única e exclusiva. Os cristais em tons de azul noite, azul saphira, preto e fumê, junto com as pedras naturais ônix, água marinha, iolita e labradorita, dão um toque de elegância e sofisticação. As joias foram banhadas em ouro e grafite, dando um brilho suave e ao mesmo tempo sofisticado, que combina perfeitamente com a tonalidade dos cristais”.

O resultado é um conjunto de joias com brilho tal qual as estrelas no céu noturno. Cada peça da coleção é um verdadeiro tesouro, que pode ser combinado de diversas maneiras para criar looks únicos e exclusivos. Seja para uma ocasião especial ou para o uso diário. A coleção Constelações é uma escolha incrível para quem quer se sentir mais conectado com a beleza do universo – Renata Fontan

E vamos falar sobre a coleção Energia Vital. Com o objetivo de transmitir a energia e a vitalidade que existe em cada um de nós, esta coleção é uma verdadeira obra de arte, criada com muito amor e dedicação. Cada peça é confeccionada artesanalmente, utilizando materiais de alta qualidade, como cristais nos tons de rubelita, sian, indian pink e rose, e pedras naturais ágata vermelha e olho de gato framboesa. Cada detalhe é trabalhado com cuidado e precisão, resultando em uma coleção única e exclusiva. As formas orgânicas e fluidas das joias representam o movimento constante da energia vital em nossas vidas. O metal banhado a ouro adiciona um toque de sofisticação e elegância, destacando ainda mais a beleza das pedras e cristais. “Cada peça da coleção é um verdadeiro símbolo da vitalidade e energia que existe em cada um de nós”, pontua Renata.

Estamos celebrando 15 anos de Minas Trend! Participamos do evento desde a segunda edição. Na época, só existiam três marcas de joias no evento e a Caleidoscópio era uma delas. Foram anos de aprendizado e crescimento. O evento foi fundamental para o desenvolvimento da nossa empresa. A cada edição do Minas Trend, abrimos novos clientes e consolidamos a marca cada vez mais – Renata Fontan

Segundo Renata, a sua protagonista-consumidora “deseja design inovador, peças únicas com acabamento primoroso e qualidade superior que duram gerações. Criar e confeccionar joias artesanais com design inovador e identidade cultural, usando materiais de qualidade e acabamento primoroso; com o objetivo de divulgar a cultura da humanidade, em especial a brasileira e tornar as pessoas que as usam mais bonitas e felizes”.

As joias são feitas com pedras brasileiras, pérolas naturais, fio de aço, prata, ouro, madeira e contas de vidro especiais

O tema desta edição do Minas Trend é “A moda no horizonte”, como valorização da realização do evento em Belo Horizonte unindo todo o Brasil. Mas, pergunto a você: ‘Qual o horizonte que vislumbra para a sua marca?’  “Em 2021 abrimos nossa primeira loja conceito no Shopping  Pátio Higienópolis e já é um sucesso. Estamos focando no varejo e temos planos de expansão para a marca e abertura de mais duas novas lojas em outras cidades até 2024”, revela a empresária.

E como as empresárias à frente da marca contribuem para a questão socioambiental? “Todos os nossos funcionários são legalizados e locais, remunerados justamente e trabalham juntamente conosco na oficina. Nossa produção é inteiramente local em Maceió, onde temos nossas origens. Desenvolvemos alguns produtos complementares (porta jóias) juntamente com a associação de bordadeiras de Penedo e comercializamos em nossas lojas físicas”.

Design inovador, peças únicas com acabamento primoroso

Caleidoscópio: Design inovador, peças únicas com acabamento primoroso

Perguntada sobre o que já enfrentou de dificuldades para alcançar este patamar, Renata frisa: “Muitas dificuldades!!! A principal foi há 25 anos. Uma empresa nordestina se aventurar a entrar em um segmento altamente competitivo e com um produto artesanal. Era incrível quando participamos das feiras de negócios no eixo Rio – São Paulo. O ar de surpresa que as pessoas faziam quando perguntavam de onde era o produto e respondíamos: ‘De Maceió’ e elas: “Maceió??”

Hoje estamos com uma marca alagoana  presente em 17 países e já conquistamos 11 prêmios, sendo 2 internacionais – Renata Fontan

E para concluir nosso papo, Renata ressalta que a moda é a expressão de uma sociedade. “É uma forma de comunicação, uma maneira que encontramos de falar nossa verdade. Sempre procuramos trabalhar com coleções temáticas onde podemos de alguma forma transmitir os nossos pensamentos e emoções”. Reitera que o processo de criação tem como foco a identidade cultural brasileira.