#lookdodia: sucesso nas redes sociais, o stylist Rodrigo Coelho passou a ser considerado referência de moda para o público masculino. Conheça!


Mineiro do interior do estado, Rodrigo veio para o Rio de Janeiro com 18 anos para cursar cenografia na UFRJ. Desde o começo, o stylist contou que já sabia que queria trabalhar com artes e moda, mas ainda não sabia como. “Como eu sou de cidade do interior, lá a gente não tem muitas oportunidades para desbravar esse mercado”, lembrou

“Eu sou sucesso nas redes sociais. De uns tempos para cá, eu virei uma referência de moda masculina no Brasil”. De Muriaé, no interior de Minas Gerais, para os quatro cantos do país, Rodrigo Coelho é um nome forte quando o assunto é influência digital do universo fashion. Formado em Figurino pela UFRJ, o stylist coleciona trabalhos para jornais, revistas, campanhas e editoriais. No entanto, o glamour e reconhecimento atrelados ao seu nome surgiu quando ele passou a ser considerado ícone fashion para o público masculino. “Há um ano, eu fiz um blog contando das minhas experiências através do meu look do dia. Eu percebi que, sempre que eu postava uma foto de trabalho, eu não tinha a mesma interação de quando era um registro meu. E, conversando com marcas e assessorias, eu vi que existia uma lacuna muito grande de referências de estilo masculinas no Rio de Janeiro”, lembrou.

Atento às oportunidades, Rodrigo começou a compartilhar suas próprias produções no Instagram. Hoje, o stylist ultrapassa a marca de 79 mil seguidores e é seguido por artistas, grifes e perfis badalados do universo digital. “Quando eu comecei a trabalhar com moda e produção, eu não imaginava que fosse me destacar por esse motivo. Mas, com a tecnologia e as mudanças na sociedade, eu acho que eu soube me adaptar às novas necessidades e acabou dando certo”, contou.

Nas redes sociais, Rodrigo Coelho é visto como referência na moda masculina (Foto: Reprodução)

Além de Rodrigo, outros usuários costumam compartilhar seus looks do dia nas redes sociais. Embalado por sua experiência profissional e formação acadêmica, o stylist contou que já tentou ajudar perfis que mandaram não muito bem nas produções. No entanto, a experiência não foi muito boa e, hoje, Rodrigo Coelho contou que não comenta mais o que achou de uma produção na rede. “Algumas vezes eu já critiquei por comentário e acabei sendo bloqueado. Hoje em dia, eu não faço mais e guardo para mim. Até porque, como o styling para mim é uma profissão, eu acredito que não tenha que compartilhar essa informação. Senão, estou fazendo o meu trabalho de graça”, apontou.

O fato é que a fama e a visibilidade de Rodrigo Coelho como símbolo fashion do público masculino abriu portas para outra vertente da carreira do stylist. Para atender às próprias necessidades, ele passou a criar e desenvolver uma linha de acessórios em prata e postar nas redes sociais. O resultado? Sucesso absoluto. Hoje, a RC Joias também se destaca no universo digital e possui toda a sua produção vendida para o público virtual. “Eu sempre mandei fazer os meus acessórios porque nunca achei nada que fosse ideal para o público masculino, principalmente em prata. Então, eu vou fazendo de acordo com o que eu quero usar. O meu estilo é muito eclético, e, por isso, eu vou criando conforme as minhas necessidades”, contou Rodrigo que não adota temas ou inspirações para coleções sazonais.

Com o sucesso de sua imagem no cenário fashion virtual, Rodrigo também alavancou sua grife homônima de joias em prata (Foto: Reprodução)

Para se destacar em tantas áreas do universo fashion, Rodrigo Coelho traz uma bagagem de estudos e experiências profissionais na carreira. Mineiro, de Muriaé, o stylist veio para o Rio de Janeiro estudar cenografia na UFRJ com 18 anos. “Eu sempre quis trabalhar com arte e com moda, mas não sabia qual era o caminho. Como eu sou de cidade do interior, lá a gente não tem muitas oportunidades para desbravar esse mercado”, lembrou Rodrigo que, no fim do curso, pediu reingresso na graduação para se formar em Figurino.

Aos 18 anos, Rodrigo veio para o Rio de Janeiro para estudar cenografia na UFRJ (Foto: Reprodução)

O mergulho profissional no universo da moda começou com um trabalho na revista Vogue, quando ainda existia escritório no Rio de Janeiro. Na época, Rodrigo era assistente de produção e assinava produções para a publicação. “Essa oportunidade que eu tive de trabalhar em uma revista grande e importante como a Vogue me abriu muitas portas, inclusive, para conhecer outros campos deste mercado”, lembrou Rodrigo que, mesmo quando o escritório carioca fechou, ele permaneceu no universo fashion. “Depois da Vogue, eu trabalhei como freelancer de produção e, depois de quatro anos, fui chamado pelo Caderno Ela, do Jornal O Globo, para assinar editoriais. “Nesse meio tempo, eu fui conhecendo várias atrizes que foram me convidando para novas oportunidades. Então, neste meio, uma porta vai abrindo a outra e a gente vai ganhando novas opções de trabalho”, contou.

Antes de assumir a faceta de digital influencer, Rodrigo Coelho escreveu seu nome no styling carioca com produções para campanhas, jornais e revistas (Foto: Reprodução)

Na carreira, Rodrigo Coelho coleciona trabalhos variados e com diferentes propostas. Seja mais street, solar ou até de época, o stylist tem solução para as referências mais diversas. “Todos os trabalhos que eu faço são muito desafiadores porque nada é igual. Então, sempre que eu aceito uma produção, preciso estudar sobre as referências, buscar inspirações e achar um universo que dialogue com a proposta”, afirmou. Uma dessas produções que marcaram a carreira de Rodrigo Coelho foi um editorial inspirado no filme Ana Karenina, que ganhou o Oscar de Melhor Figurino em 2013. “Era um figurino de época super carregado e dramático. Porém, aqui no Rio, não existia nada que se encaixava na proposta deste material. Então, precisei ir para São Paulo de ônibus e voltei carregando um vestido que parecia uma geladeira”, lembrou aos risos.

Rodrigo Coelho (Foto: Reprodução)

Outra característica que marca o trabalho de Rodrigo Coelho é que, muito mais que imprimir sua identidade na produção, o stylist se preocupa com o resultado primoroso do trabalho. Para ele, é muito mais importante que o styling fique visualmente bonito do que marcado por algum elemento “à la Rodrigo Coelho”. “Eu tento sempre seguir a referência e me preocupar mais com o resultado do que tentar deixar uma marca registrada minha. Eu não quero nunca que o trabalho seja meu visualmente, e, sim, que tenha um resultado bom para todos”, argumentou Rodrigo que não se prende a um tipo de peça ou identidade em suas produções. “Como eu estudei figurino, eu tenho uma referência de moda e da história da indumentária bem consistente. Então, eu tive uma base sólida para trabalhar com o meu ofício. Por isso, eu não costumo me prender a uma estética e gosto de seguir fielmente a referência”, completou.

Para ele, o resultado final é mais importante do que imprimir uma marca registrada em suas produções (Foto: Reprodução)

Apesar de ainda ser jovem e ter um longo caminho pela frente, Rodrigo Coelho não esconde os seus sonhos no universo da moda brasileira. Estudioso e dedicado à carreira, o stylist revelou que sonha em assinar o figurino de uma novela. Ele, que já trabalhou com vídeo e com artistas de diversas áreas, acredita que esta é a experiência que falta em sua jornada. “Eu sempre trabalhei com moda para editorial, campanha e publicidade. Mas nunca fiz televisão. Então, o meu maior sonho de carreira é que um dia eu assine o figurino de uma novela”, disse o stylist que explicou a vontade. “Novela é a grande vitrine do nosso mercado. Eu vejo que trabalhar com isso no Brasil é quase que como se fosse com cinema em Hollywood”, comparou Rodrigo Coelho.