Moda & Beleza

Inspiramais Inverno 2016: rumo ao futuro, venha saber todos os projetos que vão compor o Salão de Design e Inovação de Materiais

Da apresentação de materiais que vão nortear a indústria para a estação fria, passando pelo Inovamais com palestras com foco no segmento de artigos esportivos até chegar ao Preview do Couro Verão 2017, nós contamos tudo para você

Publicado em 03/07/2015 | Por Heloisa Tolipan

banner-site

Faltam poucos dias para altos executivos de indústrias do Brasil, designers, estilistas e equipes de desenvolvimento de produtos das mais diversas empresas, sediadas no Brasil, na Europa e nas Américas Latina e Central mergulharem na 12ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Todas as ações serão realizadas nos dias 8 e 9, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, incluindo a apresentação de cerca de 600 produtos inéditos que servirão como base para os setores de calçados, acessórios, moveleiro e de confecção.

Quem acompanha o site leu aqui uma grande entrevista com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, sobre o mote desta edição Inverno 2016, “o pertencimento, a essência artesanal, que contém a alma”, como nos disse. O estilista falou ainda sobre o atual cenário da indústria e das semanas de moda, a questão da ostentação em tempos de likes na internet e da nova maneira de pensar produtos, munidos da pesquisa. O passo seguinte foi contar ao leitor as conclusões de um trabalho aprofundado de pesquisa realizado pelo estilista e seu grupo de consultores sobre as inspirações para o Inverno 2016, com temas como chuva, pássaros e borboletas permeando a estação vindoura. Em seguida, detalhamos profundamente o trabalho do Fórum de Inspirações, que percorreu os principais polos fashion do Brasil, imprimindo a chancela autoral sem deixar de inserir-se no mercado global. O resultado do trabalho estará no Salão de Design e Inovação de Materiais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora, queremos contar a vocês, que estão se preparando para embarcar nessa viagem rumo ao Inverno 2016 que o evento proporcionará ao apresentar o que o mercado pede e as indústrias de componentes oferecem de mais novo nos segmentos de tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros, sobre as ações que vão ocorrer durante esses dois dias de Inspiramais. Vamos separar ponto a ponto para ficar mais fácil de entender e para dar aquele gostinho de querer participar da empreitada. No total são 15 projetos a serem apresentados ao público participante. Vamos a eles:

INOVAMAIS 

O projeto é como um megafone da inovação na indústria de matérias-primas com foco para o segmento de artigos esportivos, incentivando o desenvolvimento de produtos de alto desempenho e performance para ampliar a competitividade das empresas brasileiras no mercado interno e externo. No dia 8, haverá uma série de palestras com consultores, designers, empresários e pesquisadores do mercado esportivo e calçadista. Vamos aos nomes e temas das palestras: Renato Mendes, diretor executivo da NetShoes, falará sobre seu case de sucesso; Jefferson de Assis abordará a inovação do ponto de vista da identidade da marca; Giancarlo Medeiros apresentará novidades sobre Co-Design no mercado esportivo; João Pereira Júnior falará sobre a velocidade da prototipagem via soluções digitais e Victor Barbieratto apresentará estudo sobre as tendências de calçados esportivos e seus desdobramentos no mercado internacional.

Renato Mendes

Renato Mendes

Já no dia 9, as Oficinas de Inovação possibilitarão aos visitantes aprender com experiências reais de mercado, como implementar a inovação em seus negócios e  produtos, independentemente do seu tamanho. Confira abaixo a programação completa:

       8 DE JULHO

  • 09h30 – Abertura Oficial do Inovamais
  • 09h40 – Jefferson de Assis – A Inovação através da construção da identidade de uma Marca
  • 10h30 – Giancarlo Medeiros– CO-DESIGN no Mercado Esportivo
  • 11h15 – João Pereira Júnior – Velocidade de Prototipagem via Soluções Digitais
  • 12h – Victor Barbieratto – Tendências em Calçados Esportivos e seu Desdobramento no Mercado Brasileiro.
  • 12h45 às 13h30 – Renato Mendes – Inovação com foco no cliente – o futuro do e-commerce – O case Netshoes.

OFICINAS DE CRIAÇÃO – 9 DE JULHO

  • 10h30 – Isa Tecnologia – Criação e desenvolvimento de modelos adaptados ao método string.
  • 11h – Intexco – Saúde e Conforto aos Pés.
  • 11h30 – Case Dublauto Gaúcha – Vencedora do Prêmio Nacional de Inovação ed. 2014/2015 – Gestão da Inovação como estratégia de negócio
  • 12h às 12h30 – O processo 3D Puff Print para Cabedais.

+ ESTAMPA

Teremos aí a antecipação do  Verão 2017 com a consultoria de Lucius Vilar e a apresentação de estampas desenvolvidas pelos designers do Movimento Hotspot (MHS) Marina Rebouças, Bruna “Brads” e Renato de Melo Medeiros. Além deles, participarão as empresas do segmento de confecção; DB Raibow, de Americana/SP; Capim Puro, de São Paulo/SP; e Aurora Studio. O objetivo do + Estampa é a inovação dos projetos, propondo a incorporação da originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também da compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções.

ECODESIGN

Um prazer ver, desde 2014, Isabela Capeto  envolvida com o Projeto Ecodesign, que consiste na consultoria para o desenvolvimento de produtos em couro a partir de práticas que tenham pouco impacto ambiental, utilizando solventes a base de água, produtos chrome free e tanantes vegetais para o desenvolvimento de bolsas, calçados e acessórios, como porta ipads, carteiras e pochetes. A designer visitou várias fábricas no Rio Grande do Sul, acompanhando passo a passo cada etapa desta consultoria. Os produtos são de couro exótico ou vacum, desenvolvidos a partir de taninos e garantindo maior aproveitamento das matérias-primas e serão apresentados em exposição durante o Inspiramais.

image007

 

PROJETO COMPRADOR

Receberá fabricantes de calçados dos Estados Unidos, México, Equador, Colômbia, Peru –  como os mexicanos da Famme del Bajio; os equatorianos da Dingroup Cia Ltda e os colombianos da ACICAM – interessados em adquirir matérias primas brasileiras para o desenvolvimento de seus produtos.

RODADA DE NEGÓCIOS E MISSÕES EMPRESARIAIS

Tem por objetivo integrar ainda mais a cadeia produtiva do mercado de moda. O projeto conta com a participação de mais de 300 compradores dos principais polos produtivos brasileiros, como: Americana/SP, Birigui/SP, Divinópolis/MG, Franca/SP, Jaú/SP, Maringá/PR, Nova Serrana/MG, Presidente Prudente/SP, São Bernardo do Campo/SP, Monte Sião/MG, Jacutinga/MG, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Caxias do Sul/RS, Caruaru/PE, Campina Grande/PB, Colatina/ES, Vitória/ES, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Igrejinha/RS, João Pessoa/PB, Juazeiro do Norte/CE, Novo Hamburgo/RS, Rio de Janeiro/RJ, São João Batista/SC e Três Coroas/RS.

PROJETO IMAGEM

Jornalistas e formadores de opinião dos veículos de Londres, da Itália e da Colômbia virão ao Brasil conferir de perto todo o processo de produção de moda brasileira, assim como nossa qualidade e design de produtos, acompanhando todas as atividades do Inspiramais.

interna-inpiramais2015-242-copy

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS

É um projeto que anda alinhado às diretrizes do Preview do Couro, e para o Verão 2017 busca símbolos na cultura brasileira que tratem do minimalismo e do abstracionismo expressionista. Como referência ao minimalismo, o estilista responsável pelo projeto, Jefferson de Assis, buscou no pensamento estético denominado “Escola Paulista de Arquitetura”, tendo a cidade de São Paulo como campo de pesquisa. No estande do projeto serão apresentados um total de 10 protótipos, dentre eles, calçados, bolsas, acessórios e nessa edição teremos uma categoria de protótipo inédita, a de móveis. A execução desses protótipos foi possível através da parceria com empresas fabricantes de materiais e de produtos acabados que acreditaram e apostaram no Referências Brasileiras, são elas: Affare Laser, Barth, Couroquimica, Creatto, G5 Design, LLV Metais, Lótus, Solus Mk Química, Studio Coralli e West Coast.

PREVIEW DO COURO

O Preview do Couro Verão 2017 será muito interessante com as peles de peixe, principalmente tilápia, ganhando recortes e montagens com formas que se repetem, como armaduras protetoras. As exóticas cobras python valorizam as cores da cartela, lisas e limpas, ou com efeitos de desenhos abstratos. Efeitos excêntricos, como pintura iridescente sobre pele de mestiço ou perolados metálicos sobre pele de jacaré, compõem o mix de opções para o Verão 2017. A trajetória criativa desse projeto, é conduzida pelos designers Walter Rodrigues e Marnei Carminatti; também contamos com a colaboração do designer Ramon Oliveira Soares, especialista em couros para os desenvolvimentos. Nessa edição, o projeto terá a participação de 17 curtumes: Aguapé – peixe e rã, Aplic Colour, Arte da pele, Baby Leather, Couroquimica, Curtume Andradina, Curtume Horizonte, Curtume Rusan, Curtume Santa Croce, Natur, FAF Couros, Fuga Couros, O.C.M. Couros, Rhoma e Fourier, Romeu Couros, Soubach e Tre Anytry.

image001

MIX BY BRASIL – Mix By Brasil

É a vez do artesanato brasileiro falar mais alto e com a consultoria técnica de Jefferson de Assis. Há uma valorização da  mão de obra e as habilidades individuais, além de incentivar o uso de técnicas que unem artesanato e design, como forma de diminuir o impacto ambiental e social. Antes do Salão, os artesãos de quatro comunidades participantes recebem uma consultoria, viabilizada pela Assintecal, de forma a auxiliar na criação e desenvolvimento de 10 componentes em cada comunidade, que são expostos no Inspiramais. Comunidades participantes: Cooperativa Artisans Brasil (Maringá); Grupo Canoa (Canoas);  Artesão José Guimarães de Souza (Cabaceiras) e Artesão Manoel Carlos do Castro (Cabaceiras).

FORUM DE INSPIRAÇÕES – Inverno 2016

Desde abril o Fórum de Inspirações já passou por 29 importantes polos de moda e é no Inspiramais que ele desembarca e apresenta as inspirações para o Inverno 2016 por meio da palestra de Walter Rodrigues e exposição de matérias-primas. A finalidade do projeto é promover o desenvolvimento de materiais inovadores, que tenham a capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, algo fundamental para que as empresas obtenham sucesso. Essa grandiosa “apresentação de tendências”, por assim dizer, é o resultado daquilo que foi elaborado e apresentado durante um semestre no Fórum de Inspirações Inverno 2016, comandado por Walter Rodrigues  e pelos consultores do Núcleo de Design da Assintecal. Sim, caros leitores, enquanto a imprensa de moda observava as passarelas para o Verão 2016, essas mentes criativas – e de grande valor empresarial, é imprescindível destacar – já cozinhavam o que a mídia mastigará seis meses depois e os consumidores poderão comprar em um ano. Pode parecer assustador e até imprevisível para quem olha de fora, mas as engrenagens da indústria fashion sempre se moveram com o futuro em mente. E aqui, no Brasil, não poderia ser diferente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

TOP 20

Por meio de votação aberta no primeiro dia do Inspiramais, o público visitante poderá votar nos melhores e mais inovadores produtos e empresas expostos no Fórum de Inspirações.

SABERES MANUAIS

Foi em janeiro deste ano que o projeto Saberes Manuais estreou no Inspiramais, com a  curadoria da designer Flávia Vanelli, sócia na empresa RATOROI de Santa Catarina. Nesta segunda participação, o Saberes Manuais pretende reunir criatividade, vocações regionais, pesquisas tecnológicas e o reaproveitamento para busca coletiva de um design que articule propósitos pautados pela sustentabilidade, levando-os ao caminho do “novo luxo”. Nessa edição o projeto – que conta com a participação da Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; da  Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência à busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras.

INOVAÇÕES QUÍMICAS PARA COURO

É a vez de se realçar a funcionalidade de produtos químicos inovadores atualmente disponíveis para o tratamento do couro pela indústria da moda. Traz informativos detalhados sobre os processos pelos quais cada pele passou para atingir determinados efeitos como: cores, texturas, brilho e maciez; a partir do processo de aplicação de produtos de alta tecnologia e com apelo ecológico.

unnamed

THE WALK FASHION

O projeto realizará visitas guiadas com a participação de empresários confeccionistas de Maringá (PR), Colatina (ES), Monte Sião (MG); Jacutinga (MG), São Bernardo do Campo (SP), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) que serão orientados pelo Núcleo de Design da Assintecal para o desenvolvimento de suas próximas coleções.

MATERIOTECA

Uma das grandes apostas da Assintecal, o projeto tem o objetivo de facilitar a pesquisa das empresas que compõem a cadeia de moda. Trata-se de um centro físico de pesquisa de materiais inovadores para a fabricação de produtos de moda, que são constantemente renovados e catalogados, de forma a auxiliar designers e pesquisadores na montagem de suas coleções. Além da exposição de produtos, dispõe de oficinas em design com consultorias gratuitas realizadas periodicamente, que utilizam a metodologia e pesquisa do Fórum de Inspirações como base. Atualmente, além de nove unidades físicas espalhadas pelos principais polos brasileiros de moda, o projeto também disponibiliza seu acervo online na Materioteca Virtual. Durante o Inspiramais, designers e profissionais do setor poderão conferir a seleção de materiais para o Inverno 2016.

 

Realização – A realização é da Assintecal, Footwear Components by Brasil, CICB e Sebrae. O patrocínio é das empresas Altero, Bertex, Brisa Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Diamond Acessórios, Comunicação Impressa, Espugum, Magma, Sappi | Warren Release Papers, Twiltex e York. A parceria é da Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest),  Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e  Instituto by Brasil (IBB).

Sobre a Assintecal – A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com 330 associados, mas responde por um setor que congrega 2.785 empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), centro do polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) – CICB – Mais antiga entidade do ramo de couros e peles do país, fundada em 1957, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) representa e defende o setor coureiro brasileiro no país e no mundo. Seu principal objetivo é tornar a indústria de couros e peles do Brasil cada vez mais competitiva nos mercados doméstico e internacional. Para isso, incentiva a produção sustentável e a fabricação de produtos de maior valor agregado. Veja mais em www.cicb.org.br.

Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Sobre o Footwear Components by Brasil  – Os fabricantes brasileiros que integram o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 160 empresas, dos projetos do Footwear Components by Brasil, realizado pela Assintecal e a Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro-calçadista, que estejam estruturadas ou estejam se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mailrelacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/

O Fórum de Inspirações é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com patrocínio das empresas Altero, Bertex, Brisa Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Comunicação Impressa, Diamond Acessórios, Sappi | Warren Releases Papers, Twiltex, Espugum, Magma e York.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,