Moda & Beleza

Inspiramais: com o objetivo de integrar os agentes da moda + design, Fórum de Inspirações rodou o país e mantém o olhar no que há de contemporâneo

Liderado por Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, o Fórum de Inspirações percorreu os principais polos fashion do Brasil, imprimindo a chancela autoral sem deixar de inserir-se no mercado global. O resultado do trabalho estará no Salão de Design e Inovação de Materiais, nos dias 8 e 9 de julho, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, com 600 produtos inéditos para Inverno 2016

Publicado em 20/06/2015 | Por Heloisa Tolipan

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Escrevi aqui, no site HT, nas últimas duas semanas, uma entrevista exclusiva com o estilista Walter Rodrigues (que você pode ler aqui), na qual ele abordou, dentre muitos assuntos, as ações como coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Nos próximos dias, o projeto master da Assintecal em parceria com o Footwear Components by Brasil e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a 12ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais, que ocupará o Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, durante os dias 8 e 9 de julho. O objetivo do evento é apresentar o que o mercado pede e as indústrias de componentes oferecem de mais novo nos segmentos de tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens para os fabricantes de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis, alinhando de forma magistral o desejo do consumidor pela inovação e as tendências que borbulham para a próxima temporada de Inverno 2016.

Walter Rodrigues em uma de suas palestras sobre a pesquisa de inspirações e referências de moda que leva para as empresas informações para promover o desenvolvimento de produtos inovadores

Walter Rodrigues em uma de suas palestras sobre a pesquisa de inspirações e referências de moda que leva para as empresas informações para promover o desenvolvimento de produtos inovadores

Essa grandiosa “apresentação de tendências”, por assim dizer, é o resultado daquilo que foi elaborado e apresentado durante um semestre no Fórum de Inspirações Inverno 2016, comandado por Walter Rodrigues  e pelos consultores do Núcleo de Design da Assintecal. Sim, caros leitores, enquanto a imprensa de moda observava as passarelas para o Verão 2016, essas mentes criativas – e de grande valor empresarial, é imprescindível destacar – já cozinhavam o que a mídia mastigará seis meses depois e os consumidores poderão comprar em um ano. Pode parecer assustador e até imprevisível para quem olha de fora, mas as engrenagens da indústria fashion sempre se moveram com o futuro em mente. E aqui, no Brasil, não poderia ser diferente.

Como Walter nos explicou, o Salão de Design e Inovação de Materiais é resultado da combinação da ação dos empresários, juntamente com o trabalho dos consultores do Núcleo de Design Assintecal. Esta é uma nova maneira de pensar produtos, munidos da pesquisa do Fórum de Inspirações (as conclusões e tendências você lê aqui). “Lado a lado, eles trabalham em novos desenvolvimentos, assim, a cada estação, mostramos no Salão mais de 600 materiais inéditos que serão base para os setores de calçados, acessórios, moveleiro e de confecção”, comentou. Acrescentando que, hoje, o Inspiramais é uma grande vitrine de tudo que é produzido em componentes de moda e de inovação, proporcionando aos visitantes uma visão muito estruturada e também muitas indicações da próxima estação. “Assim trabalharemos, agora em julho de 2015, o Inverno 2016, nos materiais que estarão expostos nos estandes e nas mesas inspiracionais do Fórum, mas também já teremos o Preview do Couro para o Verão 2017, projeto este realizado juntamente om o CICB, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, antecipando cores e texturas da nova estação vindoura e mais o Projeto Referências Brasileiras conduzido pelo estilista Jefferson de Assis, que propõe um olhar sobre a cultura brasileira, decodificando estes significados em produtos de moda”, contou. O Salão é a vitrine da pesquisa, do trabalho dos consultores junto às empresas, dos empresários que confiam e acreditam no projeto e é, portanto, um resultado de muitas mãos em busca do melhor.

Durante o Fórum de Inspirações Inverno 2016, Walter + equipe proporcionaram aos integrantes dos principais polos produtivos brasileiros, que se destacam nos segmentos calçadista, confecções, couro, têxtil, artefatos e materiais, uma experiência sensorial e informativa, colocando-os em contato direto com o que há de mais moderno em indicativos de tendências para promover o desenvolvimento de produtos inovadores com base na estação abordada. O Fórum foi realizado em 29 polos de moda em todo o Brasil, difundindo as tendências e fomentando a indústria, com a ajuda de designers e estilistas que têm os olhos fincados na inovação. Algumas dessas cidades foram o Rio de Janeiro, Novo Hamburgo, Belo Horizonte, Maringá, Vitória, Americana, Juruaia, Belém do Pará e Florianópolis. “Antes mesmo de pensar no produto é importante que empresas e designers façam uma avaliação de suas necessidades e limites. E, mais que tudo, é importante sair da zona de conforto que acalma, mas que, ao mesmo tempo, envelhece tudo”, frisou Walter durante o evento. Paralelamente, também foi apresentado o Projeto Economia Criativa, realizado pelo Instituto By Brasil com apoio do Sebrae e da Assintecal.

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Todos os assuntos debatidos durante o Fórum sobre as pesquisas realizadas e a abordagem a respeito das inspirações apresentadas para representantes das mais diversas indústrias, interessados em moda, empresários, entre outro, ganham vida com as novidades desenvolvidas pela indústria brasileira de componentes e chegam à cadeia produtiva através do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais. Nele, altos executivos de indústrias do Brasil, designers, estilistas e equipes de desenvolvimento de produtos das mais diversas empresas, sediadas no Brasil, na Europa e nas Américas Latina e Central ficam a par das inovações tecnológicas para a nova estação feitas a partir de uma pesquisa cuidadosa e seletiva realizada durante seis meses, cujo resultado são 600 materiais, entre tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis.

Serão lançados no Inspiramais 600 materiais, entre tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis no Inverno 2016

Serão lançados no Inspiramais 600 materiais, entre tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis no Inverno 2016

O principal objetivo do Inspiramais é não apenas apresentar as tendências para o Inverno 2016, mas frisar nessa temporada a necessidade de se voltar os olhos da indústria para o trabalho do artesanato que é feito pelos quatro cantos do Brasil, sempre valorizando a tradição secular de costureiras e artesãos que chancelam a nossa moda autoral. A palavra de ordem para o Inverno 2016 é ‘pertencimento’, um conceito que traz alma para as nossas produções, baseando-se essencialmente na nossa identidade, enquanto mescla de forma híbrida a nossa herança histórica com uma visão futurista. É uma jogada não apenas inteligente para os negócios, mas essencial para a nossa própria autovalorização, em um passo necessário rumo ao nosso reconhecimento mundial como referência no ramo, algo que vem acontecendo com mais frequência nos últimos tempos.

Como explica Tatiana Souza, consultora do Núcleo de Design da Assintacal, a partir de uma frase dita pelo mestre Walter Rodrigues:  “Nesta estação, a palavra ostentação também se refere a pertencimento, à apropriação das tradições, da exclusividade e da essência dos produtos artesanais, aqueles que contêm alma. Outra característica marcante é a presença de referências ‘retrô’ combinadas com elementos futuristas. Produtos sem emoção perdem o sentido no cenário atual. É preciso ter história para contar e encantar para vender mais”.

Inspiramais apresentará as tendências para o Inverno 2016 em tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens (Foto: Reprodução)

A infinidade de opções que o Inspiramais proporciona para fazer a economia do país girar sua roda (Foto: Reprodução)

Para apresentar essas duas vertentes criativas – o futuro alinhado à tradição -, o Inspiramais contará com 15 projetos em sua programação. Falando em business, o Inspiramais calcula receber mais de 300 compradores vindos do Norte ao Sul do país, através do projeto Missões Empresárias e Rodadas de Negócios, que têm por objetivo integrar ainda mais a cadeia produtiva do mercado de moda. O projeto conta com a participação de mais de 300 compradores dos principais polos produtivos brasileiros, como: Americana/SP, Birigui/SP, Divinópolis/MG, Franca/SP, Jaú/SP, Maringá/PR, Nova Serrana/MG, Presidente Prudente/SP, São Bernardo do Campo/SP, Monte Sião/MG, Jacutinga/MG, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Caxias do Sul/RS, Caruaru/PE, Campina Grande/PB, Colatina/ES, Vitória/ES, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Igrejinha/RS, João Pessoa/PB, Juazeiro do Norte/CE, Novo Hamburgo/RS, Rio de Janeiro/RJ, São João Batista/SC e Três Coroas/RS.

Fornecedores e fabricantes , através das Missões Empresárias e Rodadas de Negócios, estarão em plena ação durante o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais Inverno 2016

Fornecedores e fabricantes , através das Missões Empresárias e Rodadas de Negócios, estarão em plena ação durante o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais Inverno 2016

No quesito contemporaneidade há de se frisar o olhar certeiro do evento no ramo da sportwear, trazendo para o centro do debate da Arena de Inovação o “calçado esportivo”, que, nas últimas temporadas, deixou de ser item exclusivo das academias e dos compradores fitness, tornando-se acessório ímpar na composição de looks. O tema será abordado no projeto Inovamais, que promove a inovação na indústria de materiais para o sistema moda, com foco para o segmento de artigos esportivos, incentivando o desenvolvimento de produtos de alto desempenho e performance para o incremento da competitividade das empresas brasileiras do setor frente aos principais players globais. E como a indústria fashion jamais para de girar, o Preview do Couro já levará para São Paulo as tendências do material para a temporada de Verão 2017.

É tão perceptível quanto imprescindível o trabalho minucioso que vem sendo feito com todos os polos produtivos de calçados e confecções, onde reforçar a nossa tradição na moda é algo necessário e, melhor ainda, cabível no atual panorama do mercado global. Conseguir unir criatividade, artesanato de luxo, tecnologia, mão de obra capacitada, com o desejo de um novo consumidor não é tarefa fácil. É uma jogada de mestre, que deve repercutir pelas próximas temporadas à frente.

Ao explicar o conceito por trás do projeto para o Inverno 2016, o próprio Walter Rodrigues é tácito: “Ostentar, hoje, deixou de ser pecado e foi re-significado como uma atitude normal – afinal, a exibição proporciona mais likes e, em consequência, mais status. Nesta estação, a palavra ostentação também se refere a pertencimento, à apropriação de tradições, da exclusividade e da essência dos produtos artesanais, aqueles que contêm alma, pois… tudo que reflete é conteúdo.” Por isso, caros, aplaudo de pé a iniciativa do Inspiramais: saber valorizar o que é nosso.

Realização – A realização é da Assintecal, Footwear Components by Brasil, CICB e Sebrae. O patrocínio é das empresas Altero, Bertex, Brisa Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Diamond Acessórios, Comunicação Impressa, Espugum, Magma, Sappi | Warren Release Papers, Twiltex e York. A parceria é da Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest),  Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e  Instituto by Brasil (IBB).

Sobre a Assintecal – A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com 330 associados, mas responde por um setor que congrega 2.785 empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), centro do polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) – CICB – Mais antiga entidade do ramo de couros e peles do país, fundada em 1957, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) representa e defende o setor coureiro brasileiro no país e no mundo. Seu principal objetivo é tornar a indústria de couros e peles do Brasil cada vez mais competitiva nos mercados doméstico e internacional. Para isso, incentiva a produção sustentável e a fabricação de produtos de maior valor agregado. Veja mais em www.cicb.org.br.

Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Sobre o Footwear Components by Brasil  – Os fabricantes brasileiros que integram o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 160 empresas, dos projetos do Footwear Components by Brasil, realizado pela Assintecal e a Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro-calçadista, que estejam estruturadas ou estejam se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mailrelacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/

O Fórum de Inspirações é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com patrocínio das empresas Altero, Bertex, Brisa Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Comunicação Impressa, Diamond Acessórios, Sappi | Warren Releases Papers, Twiltex, Espugum, Magma e York.

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