Inspiramais 2021_I: Projeto +Estampa e o universo criativo de estúdios a partir do tema “Free Spirit”


Participaram da edição que antecipa as inspirações para 2021_II os estúdios Estúdio Lúdico, Estúdio Rapó Creative, Estúdio Rocha, Luv Design, Servam Stampa Studio e Textrend. No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, os visitantes conferiram as estampas de diferentes regiões do Brasil com o objetivo de destacar a diversidade do país e atrair ainda mais os holofotes do mercado da moda nacional e internacional

Depois de comentar com você, leitor, sobre a experiência que designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior tiveram ao conferir o projeto Preview do Couro no Inspiramais 2021_I, realizado em São Paulo, e que nos proporciona conhecer em primeira mão as antecipações de inspirações para 2021_II, eu venho escrever minhas impressões sobre o Projeto +Estampa, que também é permeado pelo tema central Free Spirit da próxima edição do Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina.

Sempre pontuo aqui que o Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal),  Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil ComponentsMachinery and Chemicals com apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, porque a união faz a força. E atrai a cada ano mais e mais visitantes e compradores ávidos por conferir mais de 1 mil materiais inovadores – soluções em solados, acessórios, tecidos, laminados e couros, entre outros produtos – apresentados por 180 empresas durante o evento.

O Projeto +Estampa também é a nossa Ferrari no mundo afora. A plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, ganha repercussão nacional e internacional em alta potência. Os estúdios estão em todas as feiras nos mais diversos continentes, comercializando nossas estampas com toda a identidade e criatividade “made in Brasil”.

A tônica do Inspiramais é que a construção, que unifica a linguagem e metodologia para a indústria, gera hoje a produção de produtos baseada em referências e inspirações únicas, buscando trazer identidade genuinamente brasileira à toda a produção nacional: são cartelas de cores, pesquisas, consultorias e palestras realizadas pelo Núcleo de Design do Inspiramais durante o ano e nos mais diversos polos do país, entre diversas ações – universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de suas vendas não só no Brasil como no mercado internacional.

Como pontuou Ilse Guimarães, superintendente da  Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em todas as suas entrevistas,“falamos com a indústria, responsável pela produção dos mais diversos produtos de móveis, roupas, calçados, bijuterias e acessórios. Produtos que saem direto para o consumidor. O Brasil está estabelecendo um padrão de produtos mundialmente consumidos, dentro tendências internacionais, e conseguindo inserir uma cartela de cores genuinamente ‘made in Brasil’, com referências de nossas culturas e elementos regionais. Tudo dentro de um conceito de consumo que fala com o mundo. O Brasil não imaginava chegar neste patamar, e estamos conseguindo com o Inspiramais”.

Em entrevista exclusiva ao site Heloisa Tolipan, Ilse foi além: “Todas as tecnologias devem ser utilizadas para cada vez nos tornar melhores e com maiores possibilidades. Essa valorização do ser humano se conecta de todas as formas com a sustentabilidade. E o Inspiramais é citado com o influenciador no desenvolvimento de produtos em vários países, inclusive europeus”.

Depois de conferirmos todas as inovações de materiais propostas pelo tema-central “Sincronia”, no Inspiramais 2021_I, no qual passado, presente e futuro são o agora – portanto estamos em tempos repletos de transformações da internet, das tecnologias, da robótica, mas observando mudanças de um renascer de ideias, de mindset da sociedade e foco total na sustentabilidade, conhecemos o que o Projeto +Estampa preparou de preview para 2021_II a partir dos novos estudos do Núcleo de Design do Inspiramais, coordenado por Walter Rodrigues.

Como expliquei a você, o tema Free Spirit é interpretado como ‘sentir-se bem’ com as roupas que vestimos não mais estritamente só baseada na aparência ou conforto: trata-se de sentir-se bem em representar algo, em ter um propósito. Portanto, acreditamos que a ‘criatividade’, um tanto esquecida nesses tempos de grandes volumes e lucros estratosféricos, passa a ser hoje uma palavra importante. Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar ao dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style.

Com o mood do Free Spirit dos anos 70, o +Estampa realiza uma analogia entre um novo comportamento de consumo que acompanha a velocidade da tecnologia, mas preza por um produto com a mais alta consciência e ação de sustentabilidade.

“Com um mundo tão encantado por processos circulares, estamos cada vez mais em sintonia com a sustentabilidade. Precisamos ser criativos e entender o desejo desse novo cliente, interessado na reutilização de materiais, na sua composição e origem, e em materiais orgânicos. E, nos anos 70, encontramos diversas referências, interligando a criatividade, identidade, natureza e cor, elementos fundamentais do processo de criação”, explica Lucius Vilar, curador do projeto e consultor do Núcleo de Design da Assintecal.

Ele acrescenta que “com esse novo perfil de consumidor, conectado ao meio ambiente, acreditamos em estampas e superfícies de plantas, paisagens e flores. Nesta temporada vamos explorar a nossa diversificada flora, criando novas e interessantes cartelas de cores e combinações encantadoras”.

Lucius nos conta ainda o que sente após todos os estudos feitos sobre o tema Free Spirit e a mágica da transformação em protótipos para a comercialização no Inspiramais e no prazer de ver estas criações ganhando o mundo: “Quando olhamos para um espírito livre, também estamos em sintonia com um design livre. E, nesse momento, olhamos para diversas inspirações. Nesta edição estamos conectados com a natureza em sua totalidade, ao espírito livre do universo do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx (1909-1994), por exemplo. Pura inspiração. A natureza trabalhada por Burle Marx era heterogênea, múltipla, um paisagismo que podia fazer um mix de cerrado, com mata amazônica, tropical misturado com outros universos”.

O Projeto +Estampa é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e da Apex. Traz designers de estúdios de moda para o desenvolvimento de protótipos utilizando as estampas. Os estúdios podem sugerir caminhos para a finalização do processo e o estilista é quem será responsável pelo planejamento e o encaminhamento para o procedimento industrial, por exemplo. Os estúdios estão aptos a apoiar as empresas ou os designers na conclusão de toda a metodologia para cada tipo de processo de estamparia.

Nesta edição, integraram o +Estampa as seguintes empresas: Estúdio Lúdico, Estúdio Rapó Creative, Estúdio Rocha, Luv Design, Stampa Studio e Textrend. Vale destacar que, sob a coordenação do consultor, cada uma desenvolveu estampas exclusivas para o Preview 2021_II. Para a impressão dos motivos, o projeto contou ainda com o empenho da parceira R.Mello.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“O +Estampa é uma incubadora. Nessa plataforma pensamos em mapear os estúdios de design de superfície e trabalhamos entre grupos. Na verdade, o projeto é um conjunto de diversos designers. Nesta edição apresentamos temos seis. Assim pensamos em fortalecer a imagem do grupo. O que diferencia os estúdios é a ilustração, a pesquisa, a técnica que cada um utiliza”, apontou Lucius.

Sua função à frente do +Estampa é selecionar os estúdios de estamparia do Brasil participantes do projeto e guia-los no desenvolvimento e criação de estampas, propondo a incorporação da originalidade brasileira. “A cada semestre entro em contato com os estúdios para propor e explicar o temas e as inspirações ficam por conta deles. Este encontro com os designers é altamente enriquecedor, e é muito interessante perceber a forma que eles decodificam cada conceito e reconhecer o traço e o estilo de cada um deles”, apontou.

“Identidade diferentes que trabalham o universo criativo com know how, processos transformadores, buscamos espíritos livres, de designers livres Criamos uma inserção de diferentes estúdios e mentes pensantes para fortalecermos a imagem do design de superfície e comercializarmos as estampas. Quando fazemos a seleção dos estúdios observamos atentamente a identidade de cada. Esse DNA é que diferencia um estúdio do outro. São diferentes desenhos, técnicas, padrões, e cada um assina com uma chancela”, reafirmou o consultor do Núcleo de Design da Assintecal.

E vamos ao que cada estúdio propôs a partir do tema Free Spirit?

A Stampa Studio, do Rio de Janeiro, trabalhou com as folhagens. E a cidade é um campo de pesquisa infinito que propicia a criação de um traço peculiar. O bioma é total fonte de inspiração.

A LUV olhou para o cerrado mineiro, uma das diversas formas de relevo de Minas Gerais, especialmente nas regiões das bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. Nesse bioma, as estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação é composta por galhos retorcidos, gramíneas, arbustos e árvores.

O Estúdio Lúdico, de São Paulo, deu ênfase aos florais, pequenos, grandes, delicados, como orquídeas, margaridas, em diversas composições de estampas.

Estúdio Rocha, de Maringá, Santa Catarina, Estúdio Rapó Creative, de Fortaleza, e o Textrend, do Rio de Janeiro, mergulharam no mundo maravilhoso das folhagens tropicais em diversas texturas.

“Somos designers livres. O nosso universo criativo é transformador. Todos os anos é crescente a internacionalização. Vendemos para o mundo o nosso desenho repleto de identidade”, comemorou Lucius Vilar.

O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, como ABEST, ABIACAV, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber. Conta também com apoio Institucional do Sebrae e ainda tem o patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, Caimi&Liaison, Brisa/ Intexco, Cofrag, Advance Têxtil, Endutex, Colorgraf, Componarte, Branyl, Aunde Brasil, Suntex Brasil, Camaleoa, Top Shoes / Pettenati e Soares Materiais para Calçados.