Moda & Beleza

Inspiramais 2019_II: Contagem regressiva para o Salão de Design e Inovação de Materiais

Nos dias 17 e 18 de julho, o Centro de Eventos Pro Magno de São Paulo vai receber representantes da indústria calçadista, designers, empresários do setor moveleiro do país e compradores da América Latina, Estados Unidos e Europa para mais uma edição de sucesso do Inspiramais

Publicado em 05/07/2018 | Por Thaissa Barzellai

Nos dias 16 e 17 de julho o futuro da moda vai aterrissar na nova edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais, que será realizada no Centro de Eventos Pro-Magno, em São Paulo. Norteado pelo tema ‘’Encontros Alquímicos da Moda’’, o evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil, vai reunir empresários do setor do couro-calçado, estilistas, grifes, empresas e designers de várias partes do Brasil e do mundo para apresentar as referências e inovações de componentes e materiais que estarão presentes nas próximas temporadas de moda, tornando-se uma das maiores influências. ‘’Estamos falando de uma construção de produtos que se tornam referências nas produções de roupas, bolsas, cintos, calçados, acessórios, jóias, e designer de móveis. Uma cadeia toda que já alinha uma referência única para êxito do país no mercado nacional e internacional”, conta Walter Rodrigues, que, além de estilista e pesquisador, também está à frente do Núcleo de Design da Assintecal.

Inspiramais atrai um público de Norte a Sul do país e do exterior (Foto: Divulgação)

Inspiramais atrai um público de Norte a Sul do país e do exterior (Foto: Divulgação)

Na expectativa de receber mais de 150 expositores e 6 mil visitantes durante os dois dias de evento, Inspiramais 2019_II tem como objetivo inspirar a produção da moda em todos os cantos do Brasil e do mundo, de modo a proporcionar uma troca de conhecimento, apresentação dos materiais inéditos que trazem diferentes design e tecnologia e pensamento sustentável – um dos pilares que a Assintecal faz questão de carregar e, claro, uma maior valorização dos produtos nacionais. ‘’Iniciamos um novo período onde a preciosidade da matéria ou da mão obra especializada é valorizada, é ressignificada como luxo. Criar produtos que possuem sua origem controlada, garantir transparência nos processos industriais e nos recursos humanos e estabelecer metas para linhas de produtos sustentáveis são as prioridades de conglomerados de luxo e redes de fast fashion. O couro e os laminados sintéticos passam por novos processos, enfatizando a natureza de cada um. Cada vez mais valorizado, o couro impacta em artigos de luxo onde aspectos artesanais indicam história e tradição. Os laminados, por sua vez, avançam por meio da tecnologia propondo texturas e acabamentos que a natureza é incapaz de criar”, explica Walter Rodrigues.

Walter Rodrigues - Inspiramais (Foto: Henrique Fonseca)

Walter Rodrigues – Inspiramais (Foto: Henrique Fonseca)

Leia mais: Assintecal: 35 anos de história na expansão do setor coureiro-calçadista e o sucesso do Inspiramais

A fim de honrar novamente o título de revolucionária, esta edição irá oferecer, além dos lançamentos, projetos que interagem com a questão tecnológica e inovadora. Junto ao Conexão Inspiramais, que apresenta as inspirações que vão nortear os 900 materiais da próxima temporada e rodou o país em um ciclo de palestras que visavam gerar discussões cujo tema central desde o desenvolvimento de materiais até a forma com a qual os consumidores se relacionam com a marca e o produto, Inspiramais 2019_II traz o Corredor da Inovação. Estruturado em forma de passagem, a iniciativa, além de ser uma chance das empresas inovadoras exporem seus materiais, permite também que os empresários adquiram conhecimento sobre quais novidades estão surgindo no mercado, cuja matéria-prima está sempre em harmonia com a tecnologia.

View this post on Instagram

Vem ai o Projeto +Estampa, realizado pela Assintecal, Abit e AL-Invest 5.0.⠀ ⠀ Sob a arte da estamparia, e coordenação do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, foram convidados sete estúdios de design de todo o país para desenvolver o projeto, onde são decodificados elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações, incorporando a originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também a compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. ⠀ ⠀ Venha conhecer as novas propostas de combinações de cores e desenhos disponiveis em 17 e 18 Julho no Inspiramais.⠀ ⠀ #inspiramais #estampa #moda #modabrasileira ⠀

A post shared by Inspiramais (@inspiramaisoficial) on

Os visitantes também vão poder conhecer o projeto ‘’+Estampa 2020’’. Desenvolvido por sete estúdios de design, ele assume a responsabilidade de decodificar elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações para que haja uma redução no hábito de copiar estampas do mercado internacional a partir do enaltecimento da brasilidade. ‘’A inovação é uma característica peculiar, garantindo que os produtos criados não sejam copiados ou reproduzidos tão facilmente pelos concorrentes, sendo o diferencial do projeto, que apresenta estampas exclusivas”, comenta Lucius Vilar, coordenador do designer e consultor da Assintecal. No ritmo bem brasileirinho, o projeto ‘’Referências Brasileiras’’ também promete trazer muitas inovações inspiradas no país tropical.

E não para por aí. Quem estiver passando pelo evento, vai poder conferir o ‘’Preview Couro’’, que tem o papel de estimular o setor coureiro brasileiro não só nas áreas de desenvolvimento como também de pesquisa, criação e promoção comercial de couros acabados, originais e genuínos. Dessa forma, como dito acima, há uma valorização do material e, portanto, um aumento da possibilidade de venda.

Relembre: Alquimia é a palavra-chave da temporada: Walter Rodrigues apresenta apostas da Assintecal e abre Conexão Inspiramais em pleno Minas Trend

 O diferencial desta edição Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais não está só nas iniciativas que vão estar espalhadas pelo salão. Desta vez, o evento deixa de se pautar pelas estações do ano como nomenclatura (Verão e Inverno) e passa a utilizar a numeração, I ou II, que, a partir de então, serão sempre acompanhadas do ano em questão, para identificar as novas coleções. A decisão veio ao perceberem que os consumidores caminhavam pelas estações sem nenhuma distinção, de modo que a vida útil do produto torna-se mais longa. Para Walter, essa nova identificação possibilita a abertura de um espaço de maior liberdade criativa para as marcas, focando mais na beleza e funcionalidade da confecção.’’Produtos de moda, na atualidade, não precisam ter data de validade. Entendemos o mercado como camadas onde um produto pode ter uma vida mais longa, dependendo de que segmento de consumo ele está sendo oferecido, e mais: com as novas formas de pensar produtos, construindo coleções quinzenais, mensais ou bimensais, um material precisa ter mais tempo de atuação e quando sinalizávamos sua estação era como se decretássemos sua ineficiência imediata. Portanto ao abolir essa nomenclatura estamos indicando um maior tempo de uso, e mais reverberamos uma liberdade criativa, possibilitando as marcas e aos designers o uso dos componentes partindo da premissa de sua beleza, funcionalidade e não de sua fugaz interpretação do tempo”, afirma.

Inspirado pelo conceito de Alquimia, cujo foco é em tecnologia e sustentabilidade, o desenvolvimento dos materiais e produtos que serão exibidos no Inspiramais 2019_II busca a provocação e inovação na produção. ‘’Quando iniciamos a busca por elementos que nos conduzissem para uma melhor compreensão do momento em que vivemos, ficou claro para todos os envolvidos no Núcleo de Pesquisa Assintecal, a necessidade de buscamos compreender dois fatores importantes que são a base desta nova moda – Sustentabilidade e Tecnologia. O que propomos com a palavra Alquimia é a combinação destes dois conceitos para instigar a inovação, e provocar uma ação para tirar da zona de conforto os produtores de materiais de moda”, comenta. Com um teor revolucionário, que caminha com as mudanças do mundo, o conceito assume lugar na Pirâmide de Produtos, que foi discutida no Conexão Inspiramais e dividida em mais dois elementos: leveza e resistência – cuja contemplação ao lado da alquimia será feita por imagens e produtos inspiracionais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia também: Responsável pela parte executiva da Assintecal, a superintendente, Ilse Guimarães, adianta novidades da próxima edição do Inspiramais e revela estratégias do crescimento da iniciativa: ”Influenciar marcas globais” 

É com esse espírito de inovação, sustentabilidade, assistência e revolução da moda que o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais se tornou um dos mais importantes eventos do setor na América Latina. ‘’É a convergência de tudo que acreditamos e construímos nos últimos anos: do mapeamento dos pólos, as necessidades de unificar a linguagem e informação de moda, todo o processo de consultorias de moda, capacitação e aprimoramento das empresas, missões internacionais e a exposição de nossa indústria no mercado de moda. Hoje, o Inspiramais é o principal salão de materiais de moda da América Latina e que atrai toda a cadeia da moda, incluindo confecções, indústria têxtil, setor de móveis, jóias, aviamentos’’, explicou Silvana Dilly, diretora executiva da Assintecal e do Instituto By Brasil (IBB). Na última edição, realizada em janeiro, 20 países marcaram presença.

Para Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, essa plataforma integrativa e única mostra a força que o evento tem de conquistar o mundo afora. E se depender de todos os envolvidos, é o que vai acontecer mesmo. “Primeiro, nós queremos nos firmar na América Latina e isso já estamos conseguindo bem. Depois, a gente tem o desejo de crescer e influenciar marcas globais. Atualmente, estamos estudando como podemos atingir os mercados asiático e africano”, conta. Já sabemos que será sucesso!

Ilse Guimarães é superintendente da Assintecal (Foto: Divulgação)

Ilse Guimarães é superintendente da Assintecal (Foto: Divulgação)

O salão é promovido pela Assintecal, ABIT, Texbrasil, CICB e Brazilian Leather; tem
patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Grupo Lunelli, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl e Berlan e apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, IBB, In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.

Serviço
Inspiramais 2019_II
Data: 17 e 18 de julho
Local: Centro de Eventos Pró-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)
Horário:
17/07: das 9h às 20h
8/07, das 9h às 19h
Entrada gratuita para profissionais do setor
Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

Pesquisas relacionadas