Moda & Beleza

“Fazer o bem nunca sai de moda”, dispara o estilista Guilherme Tavares que lança coleção como um grito de socorro ao meio ambiente

Entre panelas e agulhas o estilista, que vem de uma família de artesãos, começou como ajudante de cozinha, uniu moda e gastronomia e já teve suas criações desfiladas em Milão e na Noruega

Publicado em 05/03/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Rafael Moura

Aos 12 anos, o carioca, Guilherme Tavares teve sua primeira assinatura na carteira de trabalho, mas não na moda, e sim na gastronomia. O jovem “fazedor de arte” começou como ajudante de cozinha, se tornou chef, consultor e escultor gastronômico até chegar ao seu grande sonho, as passarelas. A criação está em seu DNA, pois sua família é formada por artesãos e alfaiates, que o ensinou entre agulhas e tesouras, uma gostosa receita de como fazer moda.

Guilherme Tavares

Sua paixão pelas causas ambientais começou por conta do beauty artist e fotógrafo Fernando Torquato que, em 2007, convidou Guilherme para fazer o “Calendário Natureza Viva” do qual nomes como Preta Gil, Mariana Weickert, Eliana, Danielle Winitis, Camila Morgado, entre outras, vestiram roupas feitas com ferro, papel, plástico, alumínio, filtros de café, papelão e embalagens, levantando a bandeira da importância da reciclagem e da preservação ambiental. Foi nesse momento que pendurou seu avental e pegou as agulhas e tesouras rendendo-se ao mundo da moda. “Foi uma oportunidade única. Eu fiz e me apaixonei pela causa. A moda sustentável além de inovadora é econômica e pode reduzir o impacto negativo na natureza. Fazer o bem é atemporal”, conta.

“O Brasil é um país com muita informação, mas altamente desinformado. Isso nos faz atrasados em tudo que se refere a cultura e a arte. Sem falar dos baixos investimentos governamentais. As religiões, preconceitos e racismo impedem o crescimento saudável do nosso pais”, dispara o estilista que acaba de lançar uma coleção que é um verdadeiro grito de socorro ao meio ambiente em parceria com a ONG SOS Amazônia.

Para a campanha dessa coleção, o estilista recrutou um “exército verde” com os famosos Adriana Bombom, Ana Paula Tabalipa, Carlinhos de Jesus, Carlos Burle, Carol Fazu, Diana Bouth, Dora Vergueiro, Ellen Jabour, Fernanda Venturini, Giovanna Rispilo, Ivo Meirelles, Jane Duboc, Kleiton Ramil, Lorena Simpson, Neguinho da Beija-Flor, Nikki Meneghel, Nívea Maria, Paula Burlamaqui, Pepeu Gomes, Robson Caetano, Simone Soares, Viviane Vitorette e Yuri Ribeiro que posaram para as lentes do fotógrafo Alle Vidal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A coleção cápsula de t-shirts SOS AMAZÔNIA foi criada e desenvolvida com um mood tropical-chic, cheio de bossa e estilo. Coloridas e alegres, como nossa fauna e flora brasileira. Guilherme possui a missão não somente de apoiar, como também colaborar com a instituição, doando 10 % dos lucros das vendas para a ong. “O Brasil é belíssimo por isso. Adoro destacar a fauna, flora, tradições, culturas, cores e texturas da natureza em estampas e bordados que valorizam e enaltecem a silhueta feminina. Ainda mais quando podemos ajudar o nosso pais. É a verdadeira moda do bem”, conta orgulhoso.

Como cantou Chico Buarque “Roda mundo, roda gigante; Roda moinho, roda pião”, o chef Guilherme Tavares voltou a ativa, por isso, no dia 9 de março será inaugurado, oficialmente, o Camarote GT, em Xerém. O local é um misto de loja, restaurante e club no coração de Duque de Caxias. “Já estamos abertos fazendo um grande esquenta e o público está adorando”, finaliza.

Serviço:

www.guilhermetavares.com.br

Pesquisas relacionadas