Moda & Beleza

Fashion Business Rio começa nesta terça e pretende movimentar o centro carioca integrando moda, negócios, gastronomia e arte

Entre os dias 27 e 29, o evento realizará palestras, exposições, desfile e rodadas de negócios com o objetivo de fazer as engrenagens da indústria criativa carioca girarem, ao mesmo tempo em que revela novos talentos cariocas

Publicado em 26/10/2015 | Por João Ker

O sacode geral que a moda carioca tem esperado finalmente chega à cidade a partir desta terça-feira (27) sob o tema “Tempo, tempo, tempo”, através da nova edição do Fashion Business Rio. Comandado por Eloysa Simão (leia uma entrevista exclusiva com ela aqui), o evento ocupará a região do Porto  até a quinta-feira, e irá contar com um salão de negócios, palestras, um desfile com novos estilistas, uma instalação na Praça Mauá e uma exposição de fotos, na simbiose perfeita entre as cadeias criativas.

Apresentando suas respectivas coleções para a temporada de Outono/inverno 2016, as novas marcas cariocas Benta Studio, Cabron, Haight, Handred e Helena Pontes realizarão um desfile a céu aberto na recém-inaugurada Praça Mauá durante a tarde de quarta-feira, a partir das 18h. Ali também estarão expostos, através de uma instalação feita pelos novos nomes das artes urbanas, manequins vestindo roupas das 50 marcas participantes da feira, dentre as quais estão Victor Dzenk, Blue Man, Cavendish,  Sacada, Mary Zaide, Eclectic, Oh! Boy, Sagrada Família, Agilitá, Lucidez, Glorinha Paranaguá e Fabulous.

Cinco novos estilistas, responsáveis pelas marcas Benta Studio, Cabron, Haight, Handred e Helena Pontes, irão apresentar suas coleções de Outono/Inverno 2016 no Fashion Business Rio (Foto: Reprodução)

Cinco novos estilistas, responsáveis pelas marcas Benta Studio, Cabron, Haight, Handred e Helena Pontes, irão apresentar suas coleções de Outono/Inverno 2016 no Fashion Business Rio (Foto: Reprodução)

Próximo à Praça, o Armazém 2 do Píer Mauá irá ferver ao longo dos três dias, recebendo importantes players do cenário da moda nacional, todos dispostos a mudar e ajudar a entender a percepção de como a indústria deve se reinventar para superar a crise financeira atual. “Estamos em um período semelhante ao que antecedeu a Revolução Industrial e sentimos que tudo vai mudar: a velocidade da informação, a forma como as pessoas vivem, a forma como elas se vestem e até como amam. […] As pessoas precisam entender que a dificuldade de recursos não pode significar uma dificuldade de ação. Devemos tentar cavar as oportunidades”, comentou Eloysa Simão ao Site HT.

Através do Fashion Business Rio, Eloysa Simão dá gás à cena fashion carioca ao mesmo tempo em que investe em novos talentos (Foto: Yago Barbosa)

Através do Fashion Business Rio, Eloysa Simão dá gás à cena fashion carioca ao mesmo tempo em que investe em novos talentos (Foto: Yago Barbosa)

Eloysa, por sinal, apresentará a o seminário “Meta: Construindo através do Capital Humano”, no dia 28, falando sobre a importância do capital humano para as empresas no atual cenário econômico do país. Palestras sobre a relação entre Design e Gastronomia, como “Propostas de novas leituras da comida e do ato de alimentar-se”, que será apresentada pela chef e nutricionista Andrea Henrique (uma das responsáveis pelo Pomar Orgânico), também permearão os três dias do evento, sob a curadoria de Lou Bittencourt e a mediação das jornalistas Luciana Fróes e Melina Dalboni. Além disso, outros nomes como o estilista e presidente do Conselho de Moda do Rio de Janeiro, Carlos Tufvesson, a jornalista Flávia Oliveira e o estilista e educador Almir França também participarão de debates ao longo do evento.

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A extensa programação ainda conta com a incubadora de negócios Complexcidade, dos sócios Beto Neves, Fernando Assunção e Vanessa Rivera, que pretende desenvolver novos modelos para o mercado de moda, no dia 29, dando ainda mais gás à feira que ocupará o Armazém 2. E, complementando o olhar apurado para a integração entre as diversas área criativas, a arquiteta Bel Lobo assina a curadoria da exposição Agora sempre”,   que mostrará na Praça Mauá o trabalho de jovens fotógrafos em ascensão. HT, claro, irá acompanhar todo o desdobramento do Fashion Business Rio e você poderá conferir tudo por aqui.

Veja abaixo a programação completa:

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De 27/10 a 29/10

10h às 20h – Salão de Negócios – Armazém 2

AF Empório – Aba – Afghan – Aftercolor – Agilitá – Atelier Iara – Benta Studio – Blue Man – Cabron – Cavendish – Chris Silvares Camisaria – Confraria – Cotton de Fadas – Desigual – Eclectic – Estela Geromini – Fabulous – Folic – Guipire – Haes – Haight – Handred – Helena Pontes – In Set – Litt – Lofty Style – Lool – Lucidez – Mara Mac – Marcos & Rudy – Maria Fia – Maria Filó – Mary Zaide – Metalecia – Metally – Moda de Sobra – Odde – Paula Ferber – Pop Up Store – Rosana Bernardes – Sagrada Familia – Seu Puff – Shoulder – Simone Gabotto – Tempo 4 –

Ton Âge – Totem – Victor Dzenk – Victória do Scheefer – Zahvin – Zerezes

 

Exposição ARTE NA PRAÇA

Curadoria:

BEL LOBO – Praça Mauá

Fotógrafos:

ANNA KAHN_CAMILA MARCHON_EDUARDO MONTEIRO_LUIZA BALDAN_RAFAEL ADORJAN

 

Dia 28/10

17h – Desfile de Novos Estilistas: BENTA STUDIO_CABRON_HAIGHT_HANDRED_HELENA PONTES

 

FESTIVAL BOSSA NOVA / SEMINÁRIO DE MODA, DESIGN E GASTRONOMIA

 

DIA  27/10

15 h – Gestão Comercial em Moda (Construção de Marcas Vendedoras em cenário de Incertezas)

Palestrante:

Silvio Chadad – especialista em Marketing de Moda

 

17h – Panorama Econômico: desafios e oportunidades

Palestrante:

Flavia Oliveira – jornalista e comentarista da Globo News e do jornal O Globo

 

19h – A Importância do Design Gastronômico na Valorização dos Restaurantes

Mediadora:

Melina Dalboni – jornalista e coordenadora de Moda

Palestrantes:

Elia Schramm – Chef do Restaurante Laguiole no Mam

Duilio Sartori – Curador e proprietário da Galeria/Loja conceito Gabinete

Bel Lobo – arquiteta

 

DIA 28/10

 

11h – Meta – construindo através do capital humano

Palestrante:

Eloysa Simão

 

14h30 – Quem fizer bem o dever de casa no varejo vai superar a crise

Palestrante:

Ricardo Guinâncio – CEO da Consultoria RG Marketing e Negócios e

do Portal O Negócio do Varejo

 

16h – Re-start: Os novos desafios do mercado de moda global

Palestrante:

Olivia Merquior – Diretora da Dacri Deviati

 

19h- Propostas de novas leituras da comida e do ato de alimentar-se

Mediadora:

Luciana Froes – jornalista, crítica de gastronomia, colunista do jornal O Globo

Palestrantes:

Andrea Henriques – Chef e sócia do Restaurante Pomar Orgânico

Samantha Caldato e Conrado Squadrito – Paisagismo Comestível

DIA 29/10

11h – Mesa Redonda: A Importância da formatação de um calendário oficial de lançamentos

Participantes:

Eloysa Simão e Carlos Tufvesson convidam o setor para o debate

 

Local: Píer Mauá – Armazém 2 – Av Rodrigues Alves 10

 

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