Moda & Beleza

Designer de joias, Carla Barros faz a simbiose entre o eterno e o frágil em coleção colab com a filha, Tota Velloso

A corda, a rosa com punhal e a cobra são elementos que remetem à força e ao poder, mas que se tornam fragéis quando dominados um pelo outro. Uma oposição que combinada aos elementos da primeira coleção, que também estarão a venda na Joalheria da Casa Cor Rio, a partir do dia 30, faz um jogo interessante entre o Eterno e o Frágil, temas das coleções

Publicado em 25/10/2018 | Por Ana Clara Xavier

 *Com Heloisa Tolipan

Carla Barros é um ser do bem. E sabe retribuir tudo o que a vida lhe proporcionou se doando ao próximo e com muita religiosidade. É uma das idealizadoras do Doar Fashion, que chegou este ano à oitava edição e atende dezenas de instituições carentes e mobiliza o Rio de Janeiro a cada ano. Mas a Carla Barros que a gente conhece de longa data tem uma das mais lindas trajetórias profissionais. Depois de cursar Belas Artes, na UFRJ, ela acabou conquistando, nos anos 80 e 90, as passarelas do Brasil e do mundo com sua beleza, estilo e atitude. Sem nunca perder a essência de berço de uma família de (lindas) três irmãs – Patrícia Barros também foi modelo e seus olhos azuis estavam em todas as capas de revistas de noivas.

Recentemente, Carla relembrou os tempos de modelo posando com exclusividade para o site HT, na Dell Anno do Casashopping (Foto: Daniel Benassi)

Recentemente, Carla relembrou os tempos de modelo posando com exclusividade para o site HT, na Dell Anno do Casashopping (Foto: Daniel Benassi)

Das passarelas do mundo, um casamento, o nascimento da filha, Tota Velloso, a dedicação como consultora de moda do ateliê de Daniella Martins e, agora, a retomada de um sonho que ela chegou a por em prática em algum momento da vida: o mergulho total no universo da criação de joias de luxo e a abertura de um ateliê. Responsável por carregar o nome da moda brasileira pelo país afora, a designer usou toda a sua sabedoria e expertise para criar a sua marca autoral de acessórios. “A joia é pura estética. É uma obra de arte que a gente olha e nos remete ao belo”, comentou. Inaugurada em agosto deste ano, a Carla Barros Design já está lançando a sua segunda coleção, batizada Frágil, inspirada no conceito das tatuagens. Desenvolvida em parceria com a filha, Tota Velloso, as peças estarão disponível para o público na semana do dia 30 de outubro até 4 de novembro, na Casa Cor Rio.

A elegância e o bom gosto de Carla Barros agora com a criação de joias de luxo (Foto: Daniel Benassi em editorial para o site HT)

Relembre aqui: Em um editorial exclusivo na loja da Dell Anno, Carla Barros relembra os tempos de modelo e posa para o site HT: “A formiguinha que morde não solta nunca mais”

Ousadia e leveza, eterno e frágil, delicado e forte. Os contrastes imperam na coleção Verão 2019 da Carla Barros Design. Tendo o punhal, a rosa, a cobra e a corda como elementos primordiais, todos os 10 novos itens foram desenvolvidos a partir desta combinação incomum de fatores. “As peças são harmônicas e, de alguma forma, não se agridem. São símbolos fortes, mas ao mesmo tempo frágeis, afinal de conta, um pode dominar o outro. O punhal, por exemplo, pode exterminar a cobra e a rosa e assim vai. São resistentes com algumas controvérsias”, salientou. Frágil chega ao mercado como uma espécie de evolução da primeira linha, Eterno. Uma, de certa forma, complementa a outra como se contassem uma história. “Estamos agregando ainda mais informações, afinal, o DNA da primeira coleção era muito forte. Misturamos elementos e acrescentamos novas informações a partir destes. Conseguimos trazer um design que lembre ao poder e à força”, comentou. A rosa, por exemplo, já fazia parte do imaginário da designer, mas, inicialmente, apareceu na figura de um mandala e, desta vez, está relacionada a uma faca. “É como se estivesse caminhando para outra direção”, explicou. Ambas as coleções podem ser adquiridas no ateliê da artista também.

A inspiração de Carla vem de informações e elementos que se depara em seu dia a dia. E isso é uma chancela nesta segunda linha. Frágil foi inspirada em um trabalho de faculdade da filha de Carla Barros. Prestes a se formar em Design de Moda, Tota Velloso estava desenvolvendo uma coleção de roupas para o seu projeto de conclusão de curso. A estudante se envolveu em uma aprofundada pesquisa sobre o universo da tatuagem e criou vários desenhos que seriam a base para os temas das peças. “Eu me apaixonei quando vi o trabalho da Tota e achei que linkava muito bem com a primeira coleção que criei, a Eterno. Quero conseguir manter a minha identidade visual nos próximos trabalhos e por isso foi importante enxergar uma relação entre estes universos”, comentou.

Tota e a mãe, Carla Barros: admiração e parceria

Tota e a mãe, Carla Barros: admiração e parceria

A empresária selecionou dois croquis da mais nova que serviram de base para desenvolver os novos materiais. O conteúdo em questão tratava-se justamente de uma cobra, um punhal, uma corda e uma rosa.

Tota Velloso em colab com a mãe, a designer de joias Carla Barros, com o lançamento da coleção Frágil

Tota Velloso em colab com a mãe, a designer de joias Carla Barros, com o lançamento da coleção Frágil

Por trás de uma figura forte, sempre há um lado mais frágil. Este foi o ponto de partida para a criação destas peças que conseguem ser delicadas e criativas ao mesmo tempo. A empreitada trata-se da primeira parceira entre mãe e filha. “Tenho muita admiração pelo o que ela tem apresentado na faculdade. São projetos muito profissionais. A partir disso, como já está se formando, pensei que este é o momento de ela mostrar a sua cara e por isso a convidei. Ela achou bárbaro. Deu um toque mais ousado e contemporâneo à minha marca”, comentou.

A coleção  Verão 2019 conta com 10 novos itens, desde brincos, anéis, pingentes e pulseiras em prata 950 e banho de ródio negro. Apesar do caráter artístico, as novidades também seguem tendências do mercado do mundo da moda. “As correntes estão super em alta nesta próxima estação e fiz questão de incluir. Estou apostando também no uso de vários anéis na mesma mão. Adoro. Os colares com diferentes alturas são ótimos pedidos também. É um maxi equilibrado”, confessou. Por ter sido modelo internacional, criar tendências é algo que Carla Barros tira de letra, mas ela sabe balancear isto muito bem com aquilo que a faz ser quem é. “Sou fã da tendência com a qual a pessoa se identifica, mas não é escrava. Não fico ligada ao inconsciente coletivo, porque acho que temos que focar nos nossos gostos. Crio uma jóia pensando em mim e no sentimento que me remete. No momento da venda é que descobrimos as pessoas que igualmente se identificam. Tenho clientes de diferentes estilos, mas gostam das mesmas peças”, contou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O gosto pelo belo e a ousadia foram características que Carla trouxe da sua vida como modelo para a sua marca autoral de jóias. Apesar de ter sido inaugurada em agosto, a designer possui uma trajetória neste ramo comercial. Há cerca de 15 anos, ela começou a desenvolver suas próprias joias e expora, mas a empreitada teve o seu fim três anos depois devido a sua carreira como consultora de moda. “Senti vontade de retomar e comecei a fazer cursos de ourivesaria, ilustração de jóias, entre outros. Acredito que hoje tenho uma visão mais madura sobre a marca e o que quero”, garantiu. Apesar dos percalços que teve no caminho, a artista afirmou que isto apenas contribuiu para que seu nome se consolidasse mais facilmente.  Como comecei há 15 anos, consegui caminhar lentamente. Tinha um processo inteiro junto comigo, por isso não enfrentei as dificuldades que muita gente sofre por empreender no Brasil”, explicou. Mesmo tendo sido mais fácil, os problemas econômicos que assolam o país acabaram sendo uma questão chave para a artista. “Trabalhar com a prata, por exemplo, foi uma escolha minha para que a peça ficasse mais acessível. Quero que todos possam usar. A prata é uma tendência devido à praticidade e o preço”, salientou. Frágil e Eterno podem ser adquiridos na Casa Cor Rio, no ateliê da designer ou, brevemente, no site que está em criação.

As fotos da campanha foram feitas por Rag Dutra no espírito de celebração. Uma festa na qual Tota e a tia, Patrícia Barros modelaram:

Este slideshow necessita de JavaScript.

As peças são vendidas no ateliê do Leblon com hora marcada.

Endereço: Rua Dias Ferreira – 175

Contato 21 974890604

Instagram @carlabarros.design

Site www.carlabarrosdesign.com.br

Pesquisas relacionadas