De bermuda pode! HT mostra como usar a peça que tomou conta do ambiente corporativo!


Manifestações e campanhas surtem efeito: carioca agora precisa saber como usá-la para não fazer feio na reunião da firma!

Com tanta campanha, protestos simbólicos, chorumelas e reclamações, a bermuda definitivamente se joga no ambiente corporativo. Apelidada de “Hell de Janeiro”, a cidade derrete com o calor escaldante de 50 gruas “sentidos”, o que gera movimentações em prol da peça mais fresquinha. Depois do funcionário público André Amaral fazer sua aparição bombástica na repartição de saia, pela proibição de trabalhar de bermuda, até o ator Rodrigo Faro parece ter simpatizado com a causa e fez suas aparições com a peça, até então, do armário feminino.

Não faltam adeptos à campanha. Três publicitários, criadores do site www.bermudasim.com.br e do hastag #BermudaSim deram seu recado: ”Por que as empresas ainda insistem no dress code que nada tem a ver com o nosso clima? Em um país onde a sensação térmica ultrapassa os 50º no verão, por que não é permitido trabalhar de bermuda? Sim, bermuda.”, protestam em manifesto online. Até o prefeito Eduardo Paes passou o réveillon de bermuda ao lado do traje de gala de sua esposa. E, agora, quis mostrar que entendeu o recado, liberando o uso de bermudas aos funcionários públicos municipais até março.

O debate que prevalece neste início do ano já está encerrado e parece ter virado decreto: liberado o uso de bermudas no ambiente profissional, seja ele qual for. Enquanto alguns profissionais mais informais já tinham a aprovação, mesmo que em forma de inconsciente coletivo, outras profissões mais austeras estão delibradamente liberando e, a todo tempo, se expondo nas redes sociais para revelar a nova modernidade da vez: tá liberada, bermuda liberada!

A bermuda, então, se estabelece no ambiente corporativo e vira o uniforme oficial de trabalho no verão carioca. Mas não vá se empolgando! Não é para fazer o surfista no escritório, com aquele modelo cheio de coqueiros no sintético, nem aproveitar para desfilar o modelito com o uniforme do timão do coração no dia seguinte da vitória de um campeonato.  Deve-se agir com parcimônia, senão o dress code cai de novo por terra. Sendo assim, o HT te ajuda com dicas de peças que vão fazer bonito neste novo must have do verão. Confira!

Este slideshow necessita de JavaScript.