“Connecting dogs and people”: conheça a história da Zee.Dog, grife carioca que apostou e criou novo mercado de consumo e cresce a cada ano apesar da crise


Em entrevista, o sócio e diretor criativo da marca, Thadeu Diz, reconheceu que os produtos da Zee.Dog tornaram-se um vício para os amantes de cães. Segundo ele, enquanto antes os donos de animais nem sabiam a marca das coleiras, hoje colecionam os modelos e estampas da grife

Oportunidade, inovação, tecnologia e sucesso. Essas são as quatro palavras que ditam a trajetória da Zee.Dog, marca carioca que produz coleiras e guias para cachorros que vão muito além de um simples acessório pet. Depois de quatro anos de mercado, a grife hoje está presente em 25 países e possui 18 lojas no Brasil e cinco em Nova York. Os números apontam o crescimento de um mercado que antes não era explorado e que, com a chegada da Zee.Dog, alavancou de forma impressionante. Para explicar os conceitos, contar as novidades e apontar os desafios da marca, o HT conversou com Thadeu Diz, um dos quatro responsáveis pela marca carioca.

Em quatro anos, os produtos da Zee.Dog já podem ser achados em 25 países do mundo (Foto: Divulgação)

Segundo o jovem empreendedor, que assina como diretor criativo da marca, a paixão por cachorros sempre esteve presente em sua vida. No entanto, foi durante uma viagem à Califórnia, onde ele tinha o animal de estimação, que o clique ocorreu. Como nos contou, Thadeu percebeu que as coleiras dos cachorros não demonstravam personalidade e nem estilo, elementos cada vez mais destacados em nossa sociedade. “Eu fui morar na Califórnia há uns 15 anos e adotei um cachorro por lá. A partir desse momento, eu comecei a perceber que não existia uma marca de lifestyle nesse segmento. Foi então que eu percebi que ali havia uma oportunidade de criar uma forma de o dono do cachorro também se expressar através da coleira do seu animal”, lembrou Thadeu Diz que em quatro ano conquistou números impressionantes para a Zee.Dog e hoje também tem produtos para gatos e humanos.

De acordo com Thadeu Diz, a ideia da marca surgiu por uma vontade pessoal (Foto: Divulgação)

Entre as características da grife, estão as apaixonantes estampas. Nos modelos da Zee.Dog, tem padronagem de zebra, abelha, onça, kiwi, listras infinitas, bananas, pizzas… A longa lista mostra o quanto a grife preza por oferecer um produto com aquele famoso “algo a mais”. Com a proposta de ser uma extensão da personalidade do dono do animal, as coleiras da Zee.Dog buscam de diferentes maneiras expressar o estilo e o jeito de ser de cada um. No entanto, Thadeu Diz garante: as estampas são só uma parte de toda uma combinação por trás dos produtos da marca. “A gente criou uma comunidade e um posicionamento muito fortes, além de um estilo de vida particular. Então, quando alguém compra uma coleira da Zee Dog, por exemplo, ele está levando um ingresso para pertencer a um grupo que curte a vida com cachorros e é feliz desta maneira”, explicou o empresário sobre a marca que tem “Connecting dogs and people” como slogan.

Um dos destaques dos produtos da Zee.Dog são as estampas criativas e divertidas (Foto: Divulgação)

Se já não bastassem as inúmeras estampas que são lançadas frequentemente pela marca, no fim do ano passado, a Zee.Dog ainda apostou em uma coleção inédita em parceria com a Reserva. Na dobradinha, o famoso pica-pau da grife de roupas estampou guias, coleiras e gravatas que foram sucesso nas lojas de ambas as marcas. Para Thadeu Diz, a parceria entre a Zee.Dog e a Reserva foi consequência de dois conceitos de moda e lifestyle parecidos pregados pelas empresas. “O cliente da Reserva que tem cachorro muito provavelmente também tem coleira Zee.Dog. As duas marcas têm públicos parecidos de idade e de lifestyle carioca, porque ambas atendem pessoas que são felizes e gostam de curtir a vida”, analisou Thadeu que contou que a parceria também foi criada pela amizade de longa data dele com o CEO da Reserva, Rony Meisler. A dobradinha entre as duas grifes, que contou com quatro estampas inéditas, também marcou o lançamento de roupas para cachorros da Zee.Dog. Uma fofura!

Em dezembro, a Zee.Dog lançou uma coleção em parceria com a Reserva (Foto: Divulgação)

Além da proposta de marca e do lifesyle dos clientes, a Zee.Dog e a Reserva possuem outro elemento em comum. Muita ativas na internet, ambas as empresas possuem um enorme engajamento. No caso da Zee.Dog, os clientes costumam compartilhar fotos de SUS cachorros com os produtos da grife e os melhores registros são replicados no perfil oficial da marca. Desta forma, a interatividade entre marca, cliente e produto se alimenta de forma natural e imediata, como apontou Thadeu Diz. “As redes sociais, hoje em dia, são essenciais para as marcas e, por isso, nós prezamos muito pelo engajamento na internet. Hoje, eu confesso que muitas vezes fico assustado em ver a proporção que a relação das pessoas com a Zee.Dog nas plataformas digitais tomou. Isso tudo por que, até então, os donos de cachorro não sabiam nem qual era marca da coleira de seu animal”, disse o empresário que atribui 100% do crescimento da grife ao sucesso nas redes sociais.

Um dos principais impulsionadores para o crescimento da Zee.Dog foi o engajamento da marca nas redes sociais (Foto: Divulgação)

No entanto, esse novo mercado super bem explorado pela Zee.Dog criou um novo consumo em nossa sociedade. Hoje, muitos donos de cachorros alimentam um novo consumismo: o de artigos pets para seus amigos de estimação. “Pela primeira vez, as pessoas passaram a colecionar coleiras e guias para cachorros. Antes, só se comprava uma nova quando a anterior arrebentasse. Hoje, com a Zee Dog, tem gente que tem 20 modelos e não sabe qual escolher para cada dia. Quando eu vejo isso, eu costumo dizer que eu criei monstros do consumismo”, analisou o diretor criativo da grife. Ciente desta situação, Thadeu Diz declarou que ele e a Zee.Dog enquanto marca se preocupam com essa questão. “Hoje, nós estamos idealizando formas de melhorar essa situação. Eu, como marca e empreendedor, me sinto na responsabilidade de promover formas de sustentabilidade para melhorar o planeta e fazer com que esse consumo excessivo não seja maléfico. Então, estamos pensando e criando projetos que visam dar nova vida às guias que não são mais usadas”, contou sobre a iniciativa que inclui reciclagem e doação de coleiras.

O empresário criador da marca reconheceu que a Zee.Dog trouxe um novo consumismo exagerado à sociedade moderna (Foto: Divulgação)

Na prática, seja esse um monstro da sociedade consumista ou não, Thadeu Diz e seus companheiros de marca criaram um novo mercado mundial. Em tempos de crise em que empresas se afundam em dívidas e fecham as portas para os negócios, os sócios cariocas acharam uma oportunidade e, a cada ano, superam os números e o crescimento da marca. Porém, mesmo com o sucesso inquestionável da Zee.Dog, Thadeu Diz não escondeu o drama que é empreender no Brasil. “É muito difícil. Os impostos são complicados e o governo parece que faz de tudo para dificultar o empreendimento no Brasil. Por isso é preciso ter muito persistência e acreditar na qualidade e na inovação do seu produto. O resto é o resto”, disse o empresário que acredita que sua experiência como consultor de marketing antes da Zee.Dog tenha contribuído para o resultado positivo da grife. “Criar novas marcas fazia parte do meu dia-a-dia. Quando foi a minha vez, já sabia como tinha que fazer”, completou Thadeu Diz, sócio e diretor criativo da Zee.Dog.

Uma das palavras que regem a Zee.Dog é lifestyle (Foto: Divulgação)