Moda & Beleza

Comitê Olímpico Brasileiro e Lenny Niemeyer apresentam uniformes dos Jogos Olímpicos: “Tudo clássico e atemporal”

A estilista, que acumula 37 anos de profissão, contou que criar as peças talvez tenha sido o mais marcante trabalho de sua carreira: “Nada mais emocionante para uma estilista do que representar seu país em um evento desse tamanho”

Publicado em 06/07/2016 | Por Karina Kuperman

Se tem algo que não vai faltar aos brasileiros durante os Jogos Olímpicos é estilo. Afinal, os uniformes que serão usados durante a cerimônia de abertura das Olímpiadas no Rio de Janeiro foram desenhados por ninguém menos do que Lenny Niemeyer que, em uma parceria com a rede de fast fashion C&A, propôs roupas de tecidos leves e modelagens clássicas, mas com muita bossa. Explicamos: é que todas as peças têm os tons da bandeira nacional e estampas que remetem a pássaros e flores tropicais – uma inspiração clara na natureza e na diversidade do país.

img_6456

Os atletas com os uniformes que serão usados na cerimônia de abertura (Foto: Marcello Sá Barreto/AgNews)

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira, 6, no Parque Lage, Lenny contou um pouco sobre o processo: “Foi um desafio criar roupas para atletas. É preciso buscar algo que fique bem em todo mundo, pois temos atletas que vão de 1,20m de altura a outros de 2,5 m. Fizemos tudo muito clássico e atemporal. Mas tem que ser assim. Uma Olimpíada sediada no Brasil vai ficar na história, nós temos que poder olhar para tudo daqui a 20, 30 anos e ainda achar tudo bonito”, explicou. Segundo a estilista, foi necessário quase um ano para que o projeto fosse concluído. “Foram 15 dias só pensando, para traduzir tudo que o Brasil representa: diversidade cultural, natureza, fauna. Tudo mesmo. Conseguimos um produto na moda e, ao mesmo tempo, bonito para todos”, disse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quatro atletas serviram de modelo no evento: Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves, da canoagem, Marcus D’Almeida, do tiro com arco, e Aline Silva, da luta olímpica. Vale lembrar que, apesar de a delegação contar com quase mil integrantes, apenas metade deles representarão o país no desfile da cerimônia de abertura do torneio, que acontece no dia 5 de agosto, no Maracanã. A outra metade estará focada na reta final de preparação. Veja, na galeria abaixo, a campanha criada para o lançamento da coleção com fotos de Henrique Gendre e styling assinado por Pedro Sales.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De acordo com Lenny, que acumula 37 anos de carreira, exporta peças para diversos países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Dubai e outros e é conhecida como a rainha do beachwear carioca, esse foi o trabalho mais marcante de sua trajetória. “Talvez tenha sido o momento mais importante de minha trajetória profissional. Nada mais emocionante para uma estilista do que representar seu país em um evento desse tamanho. A ideia era que os atletas entrassem no desfile no Maracanã e nem precisassem de identificação. É a cara do Brasil”, ressaltou. Quem melhor do que ela para dizer?

 

Pesquisas relacionadas