BTS, k-pop e a revolução da moda: Como a influência de ídolos sul-coreanos atingiu as tradicionais grifes de luxo


Ao longo dos anos, acompanhamos a inserção de celebridades sul-coreanas ganhando espaço no universo da moda. Recentemente, o grupo BTS foi escolhido como embaixador global da Louis Vuitton. Além dele, outras personalidades já são rostos conhecidos em desfiles e campanhas de grifes de luxo. Quão lucrativo pode ser explorar os mega-influenciadores do mercado da música oriental?

BTS, k-pop e a revolução da moda: Como a influência de ídolos sul-coreanos atingiu as tradicionais grifes de luxo

*Com Bell Magalhães

O k-pop influencia como nunca o mundo da moda. Embora as supermodelos e as celebridades famosas sejam geralmente as preferidas para campanhas e colaborações, nos últimos anos vimos mais conglomerados da moda gravitando em torno da gama de ídolos populares da Coreia do Sul. Um dos acontecimentos mais recentes nesse universo foi a escolha do boy-group coreano BTS como o novo embaixador global da Louis Vuitton. A maison postou uma mensagem a RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook em seus perfis nas redes sociais dando boas-vindas e disse que os integrantes são ‘reconhecidos por suas mensagens edificantes que transmitem uma influência positiva’. Virgil Abloh, diretor criativo da linha masculina da grife, afirmou que a parceria ‘adiciona um capítulo moderno à casa, mesclando luxo e cultura contemporânea’.

Antes da parceria, o septeto já fazia história. O grupo foi reconhecido com o título de Maior Artista Global de 2020 pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), ano em que ganhou a marca histórica de emplacar uma música e um álbum em primeiro lugar na Hot 100 e na Billboard 200 na mesma semana. Kim Namjoon , o RM, é inspiração de estilo para homens e mulheres, sendo capaz, inclusive, de criar trends.

De acordo com a pesquisa da Lyst, plataforma britânica que capta tendências e padrões de consumo, o cantor foi considerado a terceira personalidade das 10 mais influentes da moda, ficando atrás apenas de Harry Styles e Beyoncé. Na pesquisa, também foi apontado um outro fenômeno criado pelo artista em uma visita à Nova York. Na ocasião, RM vestia uma camisa branca de gola alta e uma jaqueta da mesma cor. Essa simples escolha fez com que a plataforma registrasse um aumento de 67% na procura por looks inspirados no do cantor naquela semana. 

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O que podemos concluir é que a importação e absorção da cultura coreana está cada vez mais próxima da realidade de países ocidentais. Esse interesse pode ser explicado pelo fenômeno da Onda Coreana (Korean Wave, ou Hallyu em chinês), termo criado por jornalistas de Pequim, que perceberam o aumento do consumo da cultura sul-coreana na China, e se tornou um neologismo para a popularização desta a partir dos anos 1990. Essa estratégia é seguida pelo governo coreano até os dias de hoje, apoiando projetos de música e criando ‘departamento de k-pop’ no Ministério da Cultura.

O empenho é explicado: o k-pop gera mais de 4,7 bilhões de dólares e impulsiona economia, turismo e diplomacia na Coreia do Sul. Ainda sobre BTS: de acordo Billboard Boxscore, que contabiliza dados de arrecadação da indústria da música pelo mundo, as seis primeiras apresentações do BTS nos Estados Unidos arrecadaram 44 milhões de dólares e venderam em torno de 300 mil ingressos. Com média de pouco mais de 7 milhões de dólares de faturamento por noite, em 2019, e ocupou a 15ª posição na lista de artistas e bandas mais bem pagos da Forbes, somando 57 milhões de dólares em ganhos com turnês, músicas e outros empreendimentos. No mesmo ano, a Big Hit, gravadora e administradora do grupo, teve o seu patrimônio avaliado em 2,07 bilhões de dólares. Com esses números, não é difícil de entender o porquê de grifes e outras marcas se interessarem em estreitar laços com os mega-influenciadores sul-coreanos.

G-Dragon, BIGBANG

BTS não foi a primeira aquisição de grandes nomes da moda no universo sul-coreano. Kwon Ji-yong, conhecido pelo nome artístico de G-Dragon, integrante do grupo Big Bang e artista solo, é um deles. Com uma legião de 19 milhões de seguidores no Instagram, tudo que o cantor usa é notado por seus fãs que correm para garantir peças idênticas às usadas pelo ídolo. GD também é dono de uma marca, a PeaceMinusOne, que abriu com seu stylist de longa data Gee Eun. Íntimo da alta-costura, sempre está na primeira fila de desfiles como a própria Louis Vuitton, Thom Browne, Comme des Garçons, Yohji Yamamoto e Chanel. A última, inclusive, é uma parceira de longa data. Em 2017, G-Dragon foi um dos embaixadores no lançamento da bolsa ‘Gabrielle’ e participou da campanha em um vídeo filmado durante a sua segunda turnê mundial solo, a ‘ACT III, M.O.T.T.E’. A parceria foi renovada nas coleções Primavera-Verão 2021 e na recente Cruise 20/21.

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Jennie Kim, Blackpink

Vocalista do girl-group Blackpink, Jennie Kim também é uma queridinha da Chanel e usa as roupas da marca francesa tanto no dia a dia quanto nos vídeos de música da banda — por esse motivo, foi apelidada de ‘Human Chanel’ (Chanel Humana). Seu senso de moda combina com o estilo cool clássico e contemporâneo da marca, se tornou oficialmente uma embaixadora global da maison, modelo da linha de cosméticos Chanel Beauty e representante da Chanel Korea. A cantora é conhecida por ter um grande poder de venda, pois os itens que divulga se transformam em tendências rapidamente. Dona do perfil coreano mais seguido do Instagram, os 44,8 milhões de seguidores refletem o seu alcance. De acordo com o ranking Hype Auditor, que mede a popularidade dos influenciadores de música na plataforma, Jennie ocupa a oitava posição e foi nomeada a ”a idol feminina com o poder de popularidade mais forte” pelo Korea Brand Reputation Center, que mostra a influência que celebridades têm sobre consumidores no país. 

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Kai, EXO

Quem fez história foi Kai, da banda EXO, que lançou em abril uma coleção cápsula  com a Gucci e se tornou a primeira celebridade coreana a fazer uma colaboração exclusiva com a grife italiana de luxo, uma das últimas marcas a mergulharem no mundo dos k-pop. Ela se juntou ao artista em um intercâmbio cultural e, inspirado no apelido dado por um fã do cantor, o diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, criou uma seleção de roupas e acessórios ready-to-wear adornados com um ursinho de pelúcia usando uma gravata borboleta azul, fora os padrões marrons característicos da Gucci. Em uma entrevista para uma revista coreana de roupas masculinas, Kai contou que estava ‘extremamente grato e igualmente emocionado’ por ter uma coleção com seu nome. 

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A campanha foi clicada pelo fotógrafo sul-coreano Min Hyunwoo e pelo diretor Woogie Kim, que buscaram capturar uma sensação de nostalgia  envolvidos para capturar a essência da nostalgia com ursos de pelúcia, artigos comuns da infância. Em Pequim, a loja pop-up de Beijing, a SKP Gucci, relatou que a coleção arrecadou 1,2 milhão de dólares, quebrando o recorde de vendas da marca. Metade do valor será doado para a Green Umbrella Children’s Foundation. Além da coleção, o cantor é o único k-idol embaixador global da Gucci desde 2019. Entretanto, outros membros do EXO são embaixadores globais de marcas de luxo: Baekhyun da marca inglesa Burberry, Chanyeol da Prada e Sehun da Dior.