Moda & Beleza

A brasilidade é ponto forte de dois projetos que vão ser encontrados no Inspiramais: o Referências Brasileiras e o Mix By Brasil. Vem que a gente explica!

O site HT vai te levar para uma viagem por dois projetos que exaltam a brasilidade dentro do leque de atrações do Inspiramais: o Referências Brasileiras e o Mix by Brasil, ambos sob a supervisão do estilista Jefferson de Assis

Publicado em 21/06/2016 | Por Junior de Paula

A contagem regressiva para a 14ª edição do Inspiramais Salão de Design e Inovação de Materiais, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro,Calçados e Artefatos (Assintecal), em São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho já está a todo vapor. Depois de dar um panorama geral do que é o evento – o maior do setor de materiais para moda no qual visitantes de todo o Brasil e de diversas partes do mundo vão encontrar, em primeira mão, todos os lançamentos em materiais para calçados, bolsas, vestuário, acessórios e móveis para o Inverno 2017, contando também com um preview do Verão 2018 – , o site HT vai te levar para uma viagem por dois projetos que exaltam a brasilidade dentro do leque de atrações do Inspiramais. São o Referências Brasileiras e o Mix by Brasil, ambos sob a supervisão do estilista Jefferson de Assis.

recorte_20160609_092752.jpg

O primeiro, já em sua 10ª edição, é responsável por apresentar o que estará em alta no Verão 2018 com protótipos que carregam a brasilidade como inspiração em seu DNA. Com o objetivo de promover a cultura do Brasil por meio da pesquisa iconográfica decodificada em materiais e produtos acabados, o Projeto Referências Brasileiras vai exaltar, nesta temporada, os conceitos de Adaptação, Humor e Subversão para o Verão 2018, presentes na obra de Monteiro Lobato, “O Sítio do Pica Pau Amarelo”.

e718

“Tenho a sorte e a responsabilidade de dar vida aos primeiros materiais e produtos acabados para o Verão de 2018 através do Projeto Referências Brasileiras. Nesta 10ª edição, contei com a ajuda da boneca Emília, que me guiou pela flora, realeza, pelas estrelas e suas reformas e retalhos”, declarou Jefferson. E de que forma a Emília vai virar moda? O próprio estilista explica: “Emília é uma boneca de pano íntima das flores e recheada de pétalas de macela, planta símbolo do estado do Rio Grande do Sul. Este dado levou a pesquisa in loco ao universo floral da região, com espécies nativas além de acompanhar a produção de flores nas cidades de Dois Irmãos, Ivoti, Nova Petrópolis e Gramado”, completou.

dsc00314

Tudo alinhado com o que foi apresentado pelo Fórum de Inspirações, que rodou as principais capitais e pólos têxteis do país nos últimos meses. Aqui, é bom dizer, a execução de cada uma das peças foi possível através da parceria com empresas fabricantes de materiais e de produtos acabados que acreditaram e apostaram no Referências Brasileiras: BCW Enfeites, Biaggio, Couroquimica, Dona Prisca, Hits Calçados, JP Spezzia, Lótus Shoes, LRB Tecidos, Next brasil, Grupo Stickfran, Studio Coralli, Wiva Bordados e Top Cut.

Jefferson de Assis

Jefferson de Assis

Já o Mix by Brasil é um dos nossos xodós no escopo do Inspiramais.  Tendo por objetivo inserir a mão de obra artesanal brasileira na engrenagem da alta moda, quatro comunidades brasileiras são selecionadas para promover não apenas a nossa identidade cultural como agregar um valor quase inestimável ao produto final. O Projeto Mix by Brasil promove a aproximação dos artesãos brasileiros com a indústria da moda, que cada dia absorve mais os conceitos do slowfashion.

mixbybrasil

A curadoria é do estilista Jefferson de Assis, responsável pela gerência e criação dos produtos que alinharão as habilidades artesanais de cada ateliê ao Fórum de Inspirações para o Verão 2018. A técnica artesanal é preservada, há um grande rigor em utilizá-la nos produtos respeitando sua tradição. O estilista projeta materiais e componentes que possam ser utilizados pela indústria do calçado, acessório, mobiliário e da confecção. E em seguida cria produtos que provam a funcionalidade de cada componente desenvolvido.

“Nesta edição contamos com a participação da Oficina Manoel Carlos da cidade de São João do Cariri – PB, Grupo Canoa de Canoas – RS, Marchetaria do Acre de Cruzeiro do Sul – AC e Cores da Mata de Rio Branco – AC.”, conta Jefferson. E como funciona essa aproximação?  “Eu apresento o Fórum de Inspirações para esses artesãos como um catálogo de tendências, e eles trabalham suas técnicas oferecendo um componente para que esses materiais possam ser absorvidos pela moda. Essa não é uma exposição de artesanato, são produtos que estão à venda e já foram testados em protótipos. Esse encontro é tanto útil para o designer quanto é uma experiência incrível para o artesão”, explicou Jefferson sobre o Mix by Brasil.

Sobre o evento
O INSPIRAMAIS é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O patrocínio é das empresas Twiltex, Cipatex, York, Brisa Intexco, Colorgraf, Bertex, Altero, Grupo Cofrag, Caimi & Liaison, Wolfstore e Sappi. O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), Instituto by Brasil (IBB), Prefeitura de São Paulo e Global Fair. A parceria é da Agência (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

Serviço:
Evento:
 Inspiramais Inverno 2017
Data: 27 e 28 de junho
Local: Centro de Eventos ProMagno
Endereço: Rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo
Horário: das 9 às 19 horas
Participação: mediante inscrição pelo site www.inspiramais.com.br

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,