AREZZO&Co: Homenagem a Anderson Birman, que completa 67 anos e tem a chancela na história do setor calçadista do país


Nascido no dia em que Nossa Senhora dos Navegantes é reverenciada, Anderson ganha emocionante homenagem do filho, Alexandre Birman. E o dia de hoje tem mais comemorações: Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans, além do marketplace ZZ Mall, da plataforma de economia circular Troc e do braço de lifestyle a AR&Co, que contempla as marcas da Reserva – a própria Reserva, Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, EVA e INK -, completa 10 anos de Companhia aberta na Bolsa de Valores do Brasil, atual B3

Hoje é dia de homenagear um dos maiores empresários desse país: Anderson Birman, que completa 67 anos e nasceu no Dia de Nossa Senhora dos Navegantes (também conhecida por Nossa Senhora das Candeias, da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança) e, no sincretismo Iemanjá. Homem de fé, de garra e que, bem cedo ganhou a mais linda das cartas do filho, Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co, fazendo uma sinergia com a história de vida de Anderson e a fundação da Arezzo e os 10 anos de IPO com valorização de 325% das ações durante o período. Conheço Anderson há anos e se você quisesse vê-lo sorrindo bastava percorrer a fábrica de calçados ao lado dele, as lojas e as feiras de componentes para fabricação de calçados. Anderson pegava cada calçado e contava desde a escolha do couro até moldes e costuras. E os papos com os amigos calçadistas do Sul? Ah, os olhos brilhavam e não tinham hora para acabar.

Alexandre com o pai, Anderson Birman, que tem a sua chancela na história do setor calçadista do Brasil (Foto. Reprodução de Instagram)

Inspirado na garra de seu pai, Anderson Birman, Alexandre sempre pontua que tem “olhos de tigre” para seguir em frente e com um verdadeiro mantra: “Rumo a 2154”. Ele lembra que a Arezzo  já nasceu com um DNA “guerreiro”. Eu já contei aqui a história sobre 2154, mas vou relembrar com as palavras do próprio Alexandre: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.

Deixo vocês com a carta de Alexandre e, abaixo, as conquistas do Grupo que também serão celebradas hoje. Parabéns, Anderson!

“Pai, hoje completamos 10 anos do nosso IPO e você seus 67 anos de idade. Motivo para agradecer e celebrar. Imagino a emoção ao ver a construção do seu legado ao longo dessa jornada.

Para quem nasceu em Manhuaçu (MG) – e, ao 8 anos de idade, vendia “os ovos quentinhos de galinha da vovó” e, aos 18 anos, com seu irmão e seu pai, começou a fazer sapatos em uma garagem, criando uma marca e pesquisando nomes de cidades italianas, chegar até aqui não foi uma tarefa fácil.

Nossas conquistas são fruto de muito trabalho e muita dedicação, regados de muita paixão que, baseados nos nossos inabaláveis princípios de envolvimento, transparência, paixão, união, flexibilidade, desafio e contando com a dedicação de um time aguerrido que não foge à luta, foi capaz de gerar resultados incríveis.

O valor que geramos vai muito além dos números. Imagine quantos passos femininos foram dados nos últimos 10 anos, nos mais de 150 milhões de pares vendidos. Quantos casamentos, batizados, viagens, e passeios proporcionamos para nossas fiéis clientes.

Desde a abertura do nosso capital na B3, a bolsa do Brasil, nossa ação na ARZZ3 valorizou 325%, enquanto o IBOV valorizou 79,4%. Tivemos 37 trimestres de crescimento, passamos de 303 lojas monomarca para 808, ampliamos o canal multimarcas de 1.573 clientes para 5.527 clientes e, o melhor, tínhamos 705 acionistas e hoje temos 34 mil sócios.

Em 2020, nossa competência e resiliência foram colocadas em cheque e, mais uma vez, demonstramos nossa capacidade, além de resultados surpreendentes, a família cresceu. Agora, nossos sapatos e bolsas ganharam novos companheiros – camisetas, bermudas, calças – com o Pica-Pau mais charmoso do mundo e novas mentes brilhantes que têm como base da motivação a ambição de construir um mundo melhor. E iremos!

Meus parabéns por tudo o que você e, em nome de todos, meu muito obrigado pelo seu exemplo e seus ensinamentos!

Aos nossos fornecedores, clientes, consumidores, colaboradores, investidores, analistas, nossa gratidão pela confiança ao longo dessa caminhada.

Que possamos, a cada dia, fortalecer nossas raízes para nunca esquecer nosso passado e crescer nossas asas.

Agora que temos um Pica-Pau (kkkk) para voar ainda mais alto! Rumo a 2154!

Te amo, Pai!

PS: Meu muito obrigado à B3 por ser palco desse show e apoiar o empreendedorismo no Brasil”.

Arezzo&Co celebra 10 anos de IPO com valorização de 325% das ações durante o período

Quando estreou na bolsa, em 2011, a receita do hoje conglomerado de moda era de aproximadamente R$ 700 milhões; Em 2020, ainda em meio à pandemia, o grupo atingiu o patamar de R$ 2 bilhões de receita.

A Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans, além do marketplace ZZ Mall, da plataforma de economia circular Troc e do braço de lifestyle a AR&Co, que contempla as marcas da Reserva – a própria Reserva, Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, EVA e INK -, completa, no dia 2 de fevereiro, 10 anos de Companhia aberta na Bolsa de Valores do Brasil, atual B3.

Durante a década, a Arezzo&Co registrou inúmeros marcos em sua trajetória, como a criação de novas marcas, expansão da marca Schutz para o mercado norte-americano, elaboração do seu planejamento estratégico de longo prazo, e movimentos de consolidação de mercado com o licenciamento de uma marca internacional e aquisição de um grande grupo de vestuário brasileiro, conquistando a confiança de investidores e consumidores. Prova disso é que desde a abertura de capital, em fevereiro de 2011, a base de acionistas da empresa saltou de 705 para mais de 34 mil, com forte entrada de pessoas físicas.

A solidez e crescimento do grupo ao longo desses anos também é comprovada em seus resultados financeiros. Desde 2011, a Arezzo&Co já divulgou 40 balanços, registrando crescimento de receita e EBITDA em 37 e 32 deles, respectivamente. Sendo que 2 dos trimestres de queda de faturamento ocorreram durante a pandemia, em 2020.

A celebração, com tantos dados positivos, tem um significado especial não só para a história da empresa, mas também de seu fundador, o empresário Anderson Birman, que completa 67 anos na mesma data. “É muito emocionante celebrar os 10 anos de IPO da Arezzo e mais um ano da minha vida. Passa um filme na minha cabeça de quando tudo começou, há mais de 40 anos em Minas Gerais. Agradeço ao nosso time, incansável e apaixonado, aos nossos investidores, parceiros de negócio, e, principalmente, aos nossos clientes por termos chegado até aqui”, avalia.

Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a companhia continuou investindo e antecipou planos, mostrando solidez e adaptabilidade em momentos desafiadores. Acelerou a digitalização de sua operação com o fortalecimento de suas iniciativas de integração de canais, criação do seu marketplace próprio, o ZZMall, e ferramentas desenvolvidas para impulsionar as vendas online, resultando em um crescimento de vendas no e-commerce de triple digits em relação a 2019. Como base dessa reestruturação, a Arezzo&Co inaugurou o ZZ Digital, um complexo de inovação que funciona dentro da fábrica de Campo Bom, no interior do Rio Grande do Sul.

O grupo também realizou uma de suas maiores transações desde o IPO – a aquisição do grupo carioca Reserva, por R$ 715 milhões. Com a incorporação, a empresa ampliou seu portfólio para 13 marcas, passo importante para executar a estratégia de se tornar uma house of brands. Na sequência, anunciou a aquisição de 75% do brechó online TROC, fundado em 2017 pela empresária Luanna Toniolo, em Curitiba. A transação marcou a estreia do grupo no mercado de second hand, que deve atingir cerca de R$ 31 bilhões até 2029, além de oficializar a operação do ZZ Ventures, braço de corporate venture capital da Arezzo&Co, responsável pela captação de novas startups em diversos segmentos.

“Foi um ano desafiador para o mundo inteiro, mas também inédito e marcante para a Arezzo&Co. Realizamos duas grandes transações que são marcos fundamentais para o futuro do nosso negócio, além de termos conseguido acelerar a digitalização em grande parte da nossa operação. Tudo isso em meio ao cenário extremamente instável e conturbado provocado pela pandemia”, explica Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co.

O empresário também afirma que o recorde de novas empresas estreando na bolsa de valores, especialmente durante o ano de 2020, é um movimento importante e saudável para o mercado, mas reforça que é preciso reconhecer a resiliência e solidez das empresas que já estão consolidadas nesse universo. “Trabalhamos duro para nos reinventar a cada ano, gerando valor aos nossos investidores e clientes”, diz.