Alber Elbaz se desentende com proprietária da Lanvin, deixa a grife e é cotado para assumir a Dior. Vem saber tudo!


“A maison Lanvin e Alber Elbaz terminaram com sua colaboração após 14 anos”, disse o porta-voz da maison francesa sem precisar a data de saída do estilista israelense que, por sua vez, confirmou sua saída como resultado da “decisão de acionista majoritário da empresa”

Continua a dança das cadeiras no mundo da moda. Depois de Raf Simons deixar a direção criativa da Dior na semana passada, outra bomba eclodiu em Paris: Alber Elbaz, diretor criativo da Lanvin por 14 anos, não assinará mais coleções para a maison francesa. O motivo do rompimento? Segundo circula na rádio-fashion, Elbaz teria se desentendido com a dona da marca, desde 2011, Shaw-Lan Wang, e seu diretor executivo, Michèle Huiban. O estilita estaria reclamando, constantemente, da falta de investimento financeira de um plano de estratégia para a Lanvin, além de ter pressionado Shaw-Lan para que vendesse sua parte majoritária da empresa para um novo dono que, ao contrário dela, conseguisse trazer mais cifrões para alçar a grife.

Alber Elbaz deixou a Lanvin após 14 anos (Foto: Reprodução)

Alber Elbaz deixou a Lanvin após 14 anos (Foto: Reprodução)

Em comunicado oficial, Elbaz confirmou sua saída como resultado da “decisão da acionista majoritário da empresa” sem citar Shaw-Lan Wang,  mas alfinetando-a mesmo assim, ao escrever que deseja que a grife encontre “a visão de negócio que precisa para seguir no caminho certo”. “Eu gostaria de expressar minha gratidão a todos aqueles que têm trabalhado comigo apaixonadamente desde renascimento da Lanvin ao longo dos últimos 14 anos; e expressar meu carinho a todos os meus maravilhosos colegas dos atelieres da Lanvin que me acompanharam, e que enriqueceram e apoiaram o meu trabalho”, agradeceu ele, que deve escrever uma nova carta, de próprio punho, nas próximas horas.

Enquanto isso, os ventos trazem ainda notícias piores do front: a sala de Elbaz, na Fabourg Saint-Honoré, na Cidade Luz, já estaria vazia desde as primeiras horas de hoje. Os próximos dias serão de burburinho total já que, com essa notícia, aumentam os rumores de que Elbaz realmente será o substituto de Raf Simons na Dior. Um namoro do estilista com a grife já aconteceu em 2011 quando John Galliano foi demitido por declarações preconceituosas contra judeus. É aguardar. Agulhas em polvorosa.

Em tempo: o curioso, em meio a botaria, é que o perfil oficial da Lanvin no Instagram publicou duas fotos de Alber Elbaz com afagos: corações, “eu te amo”, e “para sempre”. Vai entender.