Moda & Beleza

Adaptação, Apropriação, Humor e Subversão são as palavras que guiaram a criação do que vai ser mostrado no projeto +Estampa na 14ª edição do Inspiramais

Contabilizando a sexta edição sob o escopo do Inspiramais, o +Estampa chega sob a coordenação do consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Lucius Vilar, e vai apresentar as criações exclusivas de seis estúdios de estamparia do Brasil para a temporada de Verão 2018

Publicado em 23/06/2016 | Por Junior de Paula

Algumas palavras surgem fortes no universo da 14ª edição Inspiramais –  Salão de Design e Inovação de Materiais, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro,Calçados e Artefatos (Assintecal), nos dias 27 e 28 de junho, em São Paulo. A primeira delas é Apropriação. De acordo com pesquisas de mercado, os consumidores estão em uma onda de mudança de paradigmas e cada vez mais preocupados em cortar gastos e evitar o desperdício, levando em conta, mais do que nunca, a qualidade, o acabamento e a atemporalidade dos bens de consumo. Por trás disso, vê-se a busca cada vez maior de procurar a essência de todas as coisas. E a apropriação é a palavra que surge para melhor representar este novo caminho. À partir daí, Adaptação, Humor e Subversão completam o quarteto que sintetiza os conceitos fundamentais que serão trabalhados no Verão 2018, com o objetivo de estimular experimentação no design e gerar encantamento nos consumidores.

Sapato de couro apresentado durante a última edição do Inspiramais

Sapato de couro apresentado durante a última edição do Inspiramais

Depois de dissecarmos o projeto Referência Brasileira, que vai apresentar o que estará em alta na estação quente de 2018 com protótipos que carregam a brasilidade como inspiração em seu DNA, o Mix By Brasil, que tem o objetivo de inserir a mão de obra artesanal brasileira na engrenagem da alta moda, ambos comandados pelo estilista Jefferson de Assis, o Preview do Couro 2018, com materiais representando as tendências do que estão por vir, desenvolvidos por 15 curtumes com a consultoria de Walter Rodrigues, Ramon Soares e Marnei Carminatti, chegou a hora de apresentar o projeto +Estampa.

O designer Lucius Vilar é o consultor do Núcleo de Design da Assintecal e responsável pelo projeto +Estampa (Foto: Divulgação)

O designer Lucius Vilar é o consultor do Núcleo de Design da Assintecal e responsável pelo projeto +Estampa (Foto: Divulgação)

Contabilizando a sexta edição sob o escopo do Inspiramais, o +Estampa chega sob a coordenação do consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Lucius Vilar, que, além de além de consultor da Associação e do IBB (Instituto By Brasil) é, também, diretor criativo da empresa LUV e a assessora algumas marcas no desenvolvimento de suas coleções e estamparia. Entre seus clientes estão marcas como: Aquamar, Camú Camú, Emannuelle Junqueira, Fórum, Lita Mortari, Piscina, Pernambucanas e Upman. “Estamos na 6ª edição do projeto e ele nasceu para suprir uma grande demanda do mercado. Temos que lembrar que o cenário mundial têxtil está passando por transformações e necessita de designers que ampliem e provoquem inovações sobre os processos e os produtos.
 O Design de Superfície voltado para a área têxtil é um campo de atuação que permite ao profissional de criação e desenvolvimento propor materiais, texturas e sensações que gerem novas percepções junto ao público. Esse cenário demanda de um profissional ágil, com uma atitude desbravadora e capacidade de estruturar processos de pensar e fazer”, contou Lucius Vilar.

Criação do Estúdio Adriana Boulos

Criação do Estúdio Adriana Boulos

Sua função à frente do +Estampa é escolher os estúdios de estamparia do Brasil participantes do projeto e guia-los no desenvolvimento e criação de estampas, propondo a incorporação da originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também a compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. “A cada temporada entro em contato com todos os estúdios para propor e explicar todas as temas e inspirações do Fórum. Este encontro com os designers é altamente enriquecedor, e é muito interessante perceber a forma que eles decodificam cada conceito e reconhecer o traço e o estilo de cada um deles. Posso dizer que a cada temporada fico um pouco mais próximo de cada designer”, disse Lucius, em papo com o site.

Criação do Stampa Studio

Criação do Stampa Studio

A inovação, assim, passa a ser uma característica peculiar que não pode ser rapidamente ou facilmente reproduzida pelos concorrentes, por esse motivo, é o eixo central do projeto, que apresenta estampas exclusivas, que seguiram as temáticas representadas pelo quarteto de palavras que falamos lá em cima (Apropriação, Adaptação, Subverterão e Humor) em busca de traços e desenhos inovadores.

Criação do Estúdio Vermelho

Criação do Estúdio Vermelho

“As empresas que fazem parte da cadeia têxtil não conseguem atender continuamente a demanda por inovação. Com o projeto +ESTAMPA  procuramos suprir esta grande demanda do mercado oferecendo mão de obra qualificada e autoral”, definiu o consultor.

Criação do Estúdio Manacá

Criação do Estúdio Manacá

Ficou curioso para saber quais foram os estúdios escolhidos? Pois a gente conta em primeira mão quais são os seis desta edição: Coletivo Estampa (Rio de Janeiro), Estúdio Adriana Boulos (São Paulo), Estúdio Capim (São Paulo), Estúdio Manacá (São Paulo) , Estúdio Vermelho (São Paulo) e Stampa Studio (Rio de Janeiro). Para a impressão das estampas, o projeto contou com o empenho da empresa parceira Base Tecidos (Tecidos) e Romeu Couros (Couros).

Criação do Coletivo Estampa

Criação do Coletivo Estampa

Em tempo: O projeto +Estampa é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB), In-Mod – Instituto Nacional de Moda e Design e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com apoio do Sebrae.

Criação do Estudio Capim

Criação do Estudio Capim

Serviço
Evento: Inspiramais Inverno 2017
Data: 27 e 28 de junho
Local: Centro de Eventos ProMagno
Endereço: Rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo
Horário: das 9 às 19 horas
Participação: mediante inscrição pelo site www.inspiramais.com.br

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,