Gente & Comportamento

Última parte! Na série especial do site HT sobre David Brazil, o promoter fala das relações com artistas e jogadores de futebol, critica governo do Rio e define sua atração sexual

De acordo com ele, mesmo com sua íntima relação com diversos nomes do cenário artístico e esportivo, a amizade nunca ganhou tom mais colorido. "Eu nunca me envolvi com nenhum famoso. Amém, Senhor. E nem pretendo. Meu negócio é desconhecido. Aqueles fortinhos que vêm lá de São João de Meriti e da baixada, sabe?"

Publicado em 15/09/2017 | Por Julia Pimentel

Do interior da Paraíba ele conquistou os holofotes e lá ele permanece iluminado até hoje. Depois que alcançou reconhecimento e visibilidade, o pretendente a modelo David Brazil assumiu o cargo de promoter da churrascaria Porcão, onde consolidou seu nome entre os famosos. Com a missão de levar convidados ilustres para o tradicional restaurante, hoje, David inverteu os papéis e também faz parte de badaladas listas pelo Brasil. Ah, mas na posição de convidado mesmo. Nome forte entre as celebs, ele ainda acumula as funções de radialista da FM O Dia e colunista do jornal Meia Hora, no Rio de Janeiro.

Leia também: David Brazil em papo exclusivo com o site HT! Em sua cama, o promoter e amigo das celebs conta da infância no Nordeste, relação com a gagueira, liberdade sexual hoje e no passado: “Minha mãe nunca me julgou”

Como comunicador, David Brazil tem a missão de comentar os últimos episódios da vida das personalidades brasileiras. Mas, na maioria dos casos, o trabalho também ganha forma pessoal, já que boa parte destes artistas em questão são amigos íntimos do promoter. Sobre este equilíbrio entre comunicar e respeitar a privacidade, David Brazil garantiu que suas amizades saltam a frente de qualquer fofoca. “Eu perco a piada, mas não perco o amigo. Por isso, eu nunca falei algo desagradável de artista que eu conheço e nem dos que eu não conheço também. Quando eu comento, só abordo notícias do bem. Podem até chamar de fofoca, mas não tem nenhum veneno”, argumentou David que garantiu nunca ter tido qualquer problema com isso.

Porém, mais do que personagem entre os artistas, David Brazil também assume o protagonismo do meio. Hoje, o nordestino é considero influenciador e também tem sua vida contada por um viés jornalístico – ou de interesse popular. Mas, assim como ele respeita a privacidade de seus amigos quando vai comentar sobre as respectivas vidas na rádio e no jornal, o promoter também guarda boas experiências de suas passagens como personagem. “Graças a Deus eu não sou alvo dos boatos. A imprensa quer saber do Cauã Reymmond, da Anitta… aí o David Brazil passa um pouco pela tangente”, disse.

Em uma série especial, o site HT revela as mil e uma histórias e facetas de David Brazil (Foto: Heloisa Tolipan)

Também, quando se precisa interpretar uma notícia quando ela mesma já é contada pelo próprio personagem? Amante das redes sociais, David Brazil é perfil adorado nas plataformas, principalmente no Instagram. Para um público de mais de três milhões de seguidores, ele mostra sua rotina sem filtros e nem pudores. Com ele, não tem limite de exposição e nem necessidade de produção. No stories do Instagram, é o David em sua melhor versão Francisco. “O que eu mostro é a minha vida e a minha realidade. E, se as minhas redes sociais fazem algum sucesso, é porque eu estou sendo eu mesmo naqueles vídeos de 15 segundos. Não crio nenhum personagem e posso garantir que, se alguém me encontrar em um banco ou no mercado, vai ver a versão real da internet”, disse David Brazil que, por causa desta intensa troca virtual, acredita que seus seguidores já enxerguem uma possível intimidade com ele. “Parece que dormiram comigo pelados na noite anterior. Você tem que ver”, contou aos risos.

Com esta super visibilidade, que vai de famosos às classes mais populares, David Brazil apontou que não gosta de trazer assuntos mais sérios para as suas redes sociais. Em um momento em que todas as opiniões ganham força e status de verdade, ainda mais em uma internet super democrática, ele acredita que expor posicionamentos mais polêmicos não faça parte de sua personalidade virtual. “Já teve algumas vezes em que eu tentei dizer sobre algo que eu acredito. Mas aí, eu percebi que o Instagram ficou pesado. A gente já tem tanta notícia ruim, que eu quero que o meu perfil seja só alegria. Essas coisas de protesto e confusão eu evito”, explicou o promoter que tem o humor como aliado para comentar sobre o universo gay de forma leve e unânime, por exemplo.

Outra questão delicada que faz parte da vida de David Brazil desde que ele se tornou uma personalidade brasileira são as relações neste meio glamouroso. Em um cenário em que as intrigas e conflitos de ego são elementos já reconhecidos, a confiança passa a ser uma caixinha de surpresas. “Tem que ter muito cuidado quando a gente divide histórias ou chama para a nossa casa pessoas que não são da família”, destacou David que exemplificou. “Há pouco tempo, eu estava lendo uma entrevista da Isis Valverde em que ela contava que havia sido traída por seus amigos. Eram pessoas que ela considerava leais, mas que acabaram revelando fotos e histórias da vida dela”, disse.

No entanto, mais do que risco, ele tem confidentes como amigos. Daquela mesma personalidade que passou confiança ao empresário que lhe deu o primeiro emprego no Rio de Janeiro, como contamos na matéria anterior, David Brazil tem e é o porto seguro de muitos artistas brasileiros. De acordo com o promoter, em sua lista de parceiras para qualquer hora, estão Juliana Paes, Susana Vieira e Carolina Dieckmann, por exemplo. “Eu tenho algumas pessoas que eu sei que posso confiar, assim como para alguns artistas eu sou esse confidente. Isso é bom porque eu sou dessas: de confiança e de caráter, meu amor”, garantiu.

Juliana Paes é uma das artistas das quais David Brazil tem como confidente pessoal (Foto: Reprodução)

Mas engana-se quem acredita que David Brazil é sucesso apenas entre os atores e cantores de destaque. Desde sua função como promoter das churrascarias Búfalo Grill e Porcão, ele também alimenta uma forte ligação com representantes do esporte, principalmente o futebol. Amigo íntimo de Neymar, David Brazil já viajou para China a convite de Hulk, conhece Cristiano Ronaldo e mantém amizade há anos com Romário e Ronaldo. “É uma bola de neve. Um foi me apresentando o outro e, hoje, é um bolão”, brincou David que, de sua experiência entre atores e atletas, garante que as relações e cumplicidades no ambiente esportivo sejam mais fortes que no artístico. “Os jogadores são muito mais fortes na visibilidade do que os atores. Para mim, a imagem que eles passam e a exposição é bem maior que um cantor. Uma pessoa como o Neymar, meu Deus do céu. Fora que eu também acredito que o ego entre artistas seja maior do que entre atletas”, apontou.

Mesmo com essa intimidade com o mundo das celebs, David Brazil garante que nunca tenha ido além das amizades. “Eu nunca me envolvi com nenhum famoso. Amém, Senhor. E nem pretendo”, disse firme o promoter que explicou o motivo. “Eu gosto de negão e favelado. Meu negócio é desconhecido. Aqueles fortinhos que vêm lá de São João de Meriti e da baixada, sabe? Famoso não”, apontou. Porém, entre uma convicção e outra, surge uma personagem importante na vida de David Brazil. Responsável por cuidar da casa e do próprio promoter, Teresa é amiga há 24 anos de David. Muito além de uma funcionária, ela é considerada da família pelo influenciador e deu seu pitaco sobre as relações do gaguinho com os artistas. “Ele falou com uma convicção de que nunca se envolveu. Mas aí, passa um filme na cabeça de que no futebol também tem muito negão”, disse Teresa deixando a dúvida no ar.

Brincadeiras à parte, David Brazil mostrou outro lado de sua vida. Uma vertente que não aparece nos holofotes e também não é comentada por quem lhe segue nas redes sociais. Generoso e preocupado com as pessoas que o cercam, David Brazil divide suas conquistas com inúmeras pessoas. Hoje, ele mantém duas irmãs e seus sobrinhos no Rio de Janeiro e também ajuda a família de Teresa, que ganhou um apartamento do promoter quando completou 50 anos. “Eu já consegui trazer duas irmãs para o Rio. Amém, Senhor. Uma mora em Curicica, em um apartamento que eu dei, e a outra no Tanque, que eu também comprei. Com elas, meus quatro sobrinhos também vieram para o Rio”, contou David um pouco encabulado que foi completado pela amiga Teresa, que não poupou elogios. “Eu costumo dizer que o Pai que fez esse ser, jogou a chave da fórmula fora. Ele é único e tem um coração maravilhoso. Só quem conhece mesmo sabe a alma dele. Eu vejo que são duas pessoas diferentes: o artista e o homem”, disse emocionada.

Teresa é amiga e trabalha na casa de David Brazil há 24 anos (Foto: Heloisa Tolipan)

Nessa mistura de bondade e glamour, David Brazil segue a mil por hora. Em sua carreira, ele combina as conquistas da vida no Rio de Janeiro com a essência daquele Francisco sonhador que saiu de Campina Grande com uma camisa dourada na mala. Mas, sobre o futuro, ele garantiu preferir aproveitar o presente. “Eu nunca parei para pensar nisso e nem quero. A minha história é ser que nem a do Zeca Pagodinho: deixo a vida me levar”, disse.

O que é certo é que David Brazil segue como referência de carisma, fonte de informação na rádio FM O Dia e no jornal Meia Hora e figura mais do que especial da Acadêmicos do Grande Rio, escola de samba de Duque de Caxias que ele adotou como sua no Carnaval carioca. No entanto, diferente do que a lógica poderia apontar, a euforia de David Brazil se reduz quando o assunto é a folia que se aproxima. Apesar de porta voz da alegria, o promoter não fugiu de sua opinião para comentar o cenário complicado pelo qual a festa do Rio está passando. Em um panorama de crise municipal e estadual, David destacou a falta de incentivo da prefeitura que anunciou o corte de verba para os desfiles de 2018. “Estou muito triste com a situação do Carnaval. O (Marcelo) Crivella – prefeito do Rio – não está sendo só injusto, ele não está sendo honesto com as pessoas. A população que não sabe acaba caindo na história dele de que está tirando o dinheiro para dar para a saúde e educação. Mas, quem vive o Carnaval, sabe que essa festa traz muito dinheiro para a cidade. Os hotéis ficam cheios, os restaurantes e tudo fica mais movimentado”, analisou David Brazil que foi além. “São milhares de empregos gerados e, agora, o Crivella, esse maravilhoso prefeito que nós temos, está acabando com o Rio. Que ódio. E só de pensar que eu gravei um vídeo para ele apoiando a candidatura, me dá ainda mais raiva”, lembrou.

Durante o período eleitoral, David Brazil foi uma das personalidades que apoiou a candidatura do prefeito, que também é pastor evangélico. Hoje, com nove meses de mandato, o promoter assumiu que não faria de novo caso lhe fosse pedido. “Eu fiquei tão arrependido de ter feito esse vídeo. Só não fico mais porque, como eu estava viajando no segundo turno da eleição, eu não dei meu voto para ele. E esse meu sentimento não é só por causa do Carnaval. Ele está conseguindo deixar o Rio muito triste, opaco e sem vida. A cidade que era maravilhosa, ficou sem graça. Que saudade que eu tenho do Eduardo Paes”, disse sobre o último prefeito do Rio, que ficou durante oito anos no cargo.

Pesquisas relacionadas