No topo do jogo, Isabelli Fontana lança linha de roupas com Morena Rosa e declara: “Faço tudo pela moda!”


Top model assina coleção-cápsula para a grife e fala com HT sobre estilo, música, a era das supermodels, nudez e a polêmica de Kim Kardashian

*Por João Ker

Já faz um bom tempo que as modelos deixaram de ser figuras inatingíveis de capas de revistas para se tornarem mulheres bem articuladas, de personalidade forte, nomes conhecidos na boca do povão e atuantes em outras empreitadas artísticas que vão além da arte de posar, firmando parcerias e assinando projeto autorais que vendem muito bem  e repercutem pelo simples fato de levarem sua assinatura. Em suma, se transformaram em celebridades absolutas no star system mundial. O fenômeno ocorre também no Brasil, claro, e prova disso é a top Isabelli Fontana, que lança neste mês sua coleção-cápsula em parceria com a Morena Rosa, depois de já ter colaborado com uma linha infantil para a Lilica Ripilica e assinado uma linha de óculos para a Vogue Eyewear.

Mas Isabeli não é apenas bem sucedida como empresária e celebridade, sendo antes de tudo uma modelo no topo do jogo. Nas passarelas, já gingou seu catwalk para as maiores marcas do mundo, da Victoria’s Secret  a Givenchy, Balmain e Michael Kors (e inúmeras outras). Tanto que, na São Paulo Fashion Week, a modelo dispõe do mesmo status que Gisele Bündchen, Carol Trentini, Ana Beatriz Barros e pouquíssimas outras: aparece exclusivamente em um desfile, no qual é sempre a estrela principal e, nesta temporada, é para a Tufi Duek que empresta o rosto e corpaço para a atual campanha.

E, além de ser uma das porta-vozes da L’Oréal (que escolhe a dedo e com bastante exigência os nomes para a função), agora é também a imagem associada ao primeiro perfume de Jeremy Scott para a Moschino, a fragrância “Toy”, que carrega a jovialidade, bom humor e irreverência do designer já na embalagem: um ursinho de pelúcia. Isso sem contar nas inúmeras capas de revista – das high fashion às comerciais e às conceituais -, nas quais trabalha com os maiores fotógrafos e stylists do mundo. Não acha suficiente? Pois ela também é mãe de família e mantém em dia a vida amorosa, sempre acompanhada pela mídia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Isabelli em campanha para o perfume “Toy” da Moschino

Na tarde desta quarta-feira (12/11), HT conversou com a bela em um get together animado tête-a-tête, durante o lançamento da coleção assinada, no Shopping Rio Sul . Nas araras, a linha vem repleta de shorts curtinhos, barrigas de fora, franjas e estampas florais desconstruídas. A modelo falou sobre tudo isso e mais um pouco: da fama e atenção que chega com a era das redes sociais à inspiração para a moda, o artista que ela tem ouvido ultimamente, estilo, moda, nudez e a mais recente polêmica de Kim Kardashian. Confira!

Este slideshow necessita de JavaScript.

HT: O estilo da coleção é descrito como “hippie/rock”. Um deles é um movimento cultural cheio de estilo próprio e o outro é um ritmo que também não deixa por menos. Como você vê a influência da música no seu próprio estilo e na coleção?

IF: Música é fundamental para eu entrar na minha vibe. É uma coisa que me faz espairecer. Meu namorado [o cantor Di Ferrero, vocalista da banda NX Zero] vive me apresentando coisas novas também. Ultimamente eu estou viciada em Frank Ocean, acho que ele é incrível. Eu gosto muito de sair para shows, então para essa coleção eu quis algo cool e confortável, que a mulher possa usar nessas ocasiões e ainda ser ela mesma.

HT: E qual foi o seu nível de envolvimento com a coleção? Você chegou a acompanhar todo o processo de confecção das roupas?

IF: Essa foi uma pequena entrada minha no mundo da marca. Eu não consegui acompanhar tudo por causa da agenda super apertada, mas todas as peças que você vê na arara passaram pelo meu crivo. Eu disse o que eu queria e, a partir disso, eles fizeram a coleção. Eu sempre me envolvo muito nesses projetos, porque se eu coloco meu nome em alguma coisa, quero que seja boa e que se associe ao meu próprio estilo. Já estou até pensando em algo para a próxima coleção que não consegui colocar nessa. Meu estilo tem muito essa pegada pin-up, surfwear, rock e cool.

HT: O que foi mais difícil na hora de fazer essa coleção?

IF: Ter a mesma linguagem que a da marca. Porque a Morena Rosa tem muitas estampas, brilho e renda. Por isso, são poucas peças.

Este slideshow necessita de JavaScript.

HT: Como você vê o papel da modelo nessa nova era de mídias sociais, onde o Instagram demonstra ter tomado uma parte ativa da vida profissional? 

IF: Isso para mim é muito novo. Eu não sou atriz, não estou acostumada a ter minha figura pessoal tão exposta. As pessoas não têm ideia do trabalho que dá para fazer a “foto perfeita”. E é o que todo mundo busca – pelo menos quem está ligado à moda: fazer a foto perfeita.

HT: Não sei se você chegou a ver, mas a Kim Kardashian posou nua para a capa da “Paper” e as fotos saíram hoje…

IF: Eu vi, porque apareceu no meu feed do Instagram. Ela ficou linda! O retoque foi muito bem feito…

Este slideshow necessita de JavaScript.

HT: Pois é. Muitas pessoas não entenderam aquilo como um ensaio conceitual, que tem toda uma referência fotográfica por trás. Muito menos entenderam o estilo da “Paper”, que sempre faz fotos provocantes na capa. Kim foi atacada por todos os lado por estar posando nua. Queria saber o quem fez essas queixas e como vê a nudez na moda?

IF: Eu nunca liguei para isso. Se eu acredito na arte, na história que está sendo contada através de uma foto, eu topo. Faço tudo pela moda. Além de ser meu trabalho, é algo que me inspira. Sem falar que todo mundo precisa se vestir, né?

GIFS_VS10_GAMEON_ISABELI